A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
AVALIAÇÃO 2021 1

Pré-visualização | Página 5 de 6

colisão e 2 de broadcast
	 
	4 dominios de colisão e 2 de broadcast
		
	
	
		21
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	Utilizando-se um motor síncrono de 60 Hz para produzir 400 Hz, especifique o menor número de pólos necessários para cada uma das máquinas síncronas, de modo a conseguir a conversão de frequência.
		
	
	Pa = 20 pólos; Pm = 6 pólos  
	
	Pa = 40 pólos; Pm = 24 pólos  
	
	Pa = 40 pólos; Pm = 12 pólos  
	
	Pa = 10 pólos; Pm = 6 pólos  
	 
	Pa = 40 pólos; Pm = 6 pólos  
		
	
	
		22
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	"A invasão, ocupação e exploração do solo brasileiro foram e são determinantes para as transformações radicais que os povos originários passam no decorrer de cinco séculos. Um longo processo de devastação física e cultural eliminou grupos gigantescos e inúmeras etnias indígenas, especialmente através do rompimento histórico entre os índios e a terra. Por dentro da tradição da teoria social crítica, podemos captar elementos teórico-metodológicos muito significativos para análise do processo histórico social vivido por esses povos e apreender a teia contemporânea de ameaças à própria continuidade da existência da vida indígena e sua possibilidade de autodeterminação e auto-organização".
SILVA, Elizângela Cardoso de Araújo. Povos indígenas e o direito à terra na realidade brasileira. Serv. Soc., São Paulo, n. 133, p. 480-500, dezembro de 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-66282018000300480&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 15 set. 2020.
Com base no texto da autora, analise as assertivas:
1- A questão da disputa de terras e o monopólio da posse nas mãos de classes economicamente poderosas são os principais impasses vividos pelas populações originárias que residem em regiões ricas em recursos naturais, especialmente quando essa classe dominante se encontra bem representada em uma bancada ruralista no Parlamento brasileiro e em aparelhos privados de hegemonia que atuam para legitimar os interesses dos "reis do agronegócio".
Porque,
2- O incessante interesse do grande capital não ameaça as vidas dos povos das florestas, ribeirinhos, pesqueiros, quilombolas e indígenas que vivem uma relação com a terra-natureza não mercadológica e possuem seus direitos assegurados. O processo de acumulação e renovação das formas de exploração do capital requer processos ampliados de expropriação. Essa lógica de exploração capitalista se depara com a resistência dos trabalhadores e lideranças organizadas do campo, usa da violência física, patrimonial e institucional para garantir a apropriação injusta e desigual da terra.
Considerando as assertivas 1 e 2 acima, assinale a opção correta:
		
	
	d) A primeira é uma proposta falsa e a segunda verdadeira
	 
	a) A primeira é uma proposição verdadeira e a segunda é falsa. 
	 
	e) As duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	b) As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	c) As duas proposições são falsas.
		
	
	
		23
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	A frequência de ressonância pode ser alterada se variarmos a indutância e a capacitância em um circuito. Com isso, podemos sintonizar um receptor de rádio ou de TV para receber uma determinada estação. No início da era do rádio a tecnologia utilizava capacitores com placas metálicas móveis em que as áreas eram sobrepostas para obter uma variação de capacitância, o que de forma prática era realizado ao girar o botão de sintonia do rádio. Atualmente, utilizamos a variação da indutância através de uma bobina com núcleo de ferrita que pode deslizar internamente ou externamente no núcleo. A figura abaixo mostra um circuito para sintonizar um rádio durante a ressonância com valores de corrente e tensão eficazes. Este circuito é conectado aos terminais de uma fonte de alimentação CA com frequência variável em que a tensão possui valor de 1,0 V.
Marque a alternativa que representa, respectivamente, a frequência de ressonância e a reatância indutiva XL e capacitiva XC para o circuito de sintonização de rádio.
 
 
		
	 
	800 kHz; 2kΩ; 2kΩ;
	
	500 kHz; 2kΩ; 2kΩ;
	
	500 kHz; 4kΩ; 2kΩ;
	 
	800 kHz; 2kΩ; 4kΩ;
	
	800 kHz; 4kΩ; 2kΩ;
		
	
	
		24
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	A Linha 5-Lilás metroviária em São Paulo faz uso da alimentação aérea para energizar a via. Nos trechos elevados são utilizados cabos denominados catenária, que são tensionados, enquanto na maior parte do trecho subterrâneo há um trilho fixo no teto dos túneis. Nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha esse processo é realizado pelo terceiro trilho, que está localizado na parte inferior da via. Considere que a alimentação das composições de uma linha metroviária catenária, instalada ao longo do percurso, seja conectado ao terminal positivo de uma fonte de tensão contínua. O terminal negativo da fonte, por sua vez, é conectado no próprio trilho de rolamento. A linha metroviária considerada possui 18 km de extensão, com impedância característica, para efeitos de simulação, de 400 Ω e a velocidade de propagação é de 1,08x109 km/h. Uma das extremidades dessa linha é alimentada por uma fonte de tensão contínua de 3000 V e a resistência interna é de 200 Ω. No outro lado, por sua vez, existe um equipamento de sinalização que pode ser considerado como uma resistência de 1200 Ω, como mostra o diagrama da linha metroviária abaixo. Diante do exposto, marque a alternativa que corresponde, respectivamente, a tensão incidente V, o coeficiente de reflexão e de transmissão do gerador e da carga e o tempo de trânsito da onda, a partir do fechamento do disjuntor de alimentação, ou seja, para t=0.
 
		
	
	Partindo do instante t=0 é gerada a onda de tensão incidente V de amplitude de 2000 V; Para o gerador: 0,5; 1,5; Para a carga: -0,3; 0,67;Tempo de trânsito: 60 μs.
	
	Partindo do instante t=0 é gerada a onda de tensão incidente V de amplitude de 3000 V; Para o gerador: -0,3; 0,67; Para a carga: 0,5; 1,5; Tempo de trânsito: 30 μs.
	 
	Partindo do instante t=0 é gerada a onda de tensão incidente V de amplitude de 2000 V; Para o gerador: -0,3; 0,67; Para a carga: 0,5; 1,5;Tempo de trânsito: 30 μs.
	 
	Partindo do instante t=0 é gerada a onda de tensão incidente V de amplitude de 2000 V; Para o gerador: -0,3; 0,67; Para a carga: 0,5; 1,5;Tempo de trânsito: 60 μs.
	
	Partindo do instante t=0 é gerada a onda de tensão incidente V de amplitude de 2000 V; Para o gerador: 0,5; 1,5; Para a carga: -0,3; 0,67;Tempo de trânsito: 30 μs.
		
	
	
		25
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	Os motores síncronos são fabricados, especificamente, para atender as necessidades de cada aplicação. Devido as suas características construtivas, operação com alto rendimento e adaptabilidade em vários tipos de ambiente, são utilizados em praticamente todos os segmentos da indústria, tais como na petroquímica, em compressores recíprocos, nos laminadores na indústria siderúrgica, entre outros. Considera-se que um motor síncrono trifásico de 60 Hz possui uma tensão de terminal de 460 V (linha) e uma corrente de terminal de 120 A com um fator de potência de 0,95 atrasado. A corrente de campo, nestas condições de operação, é de 47 A e o motor possui uma reatância síncrona de 1,68 Ω, que corresponde 0,794 por unidade em uma base trifásica de 460 e 100 kVA. Desprezando a resistência da armadura, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, Eaf, a indutância mútua Laf entre o campo e a armadura e a potência elétrica de entrada do motor em HP.  
		
	
	
	
	
	 
	
	
	
	
	
		
	
	
		26
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	Uma partícula eletricamente carregada de 3,1 nC está suspensa por um fio cuja massa é desprezível preso à uma parede eletricamente carregada, cujo campo elétrico produzido é igual a 200 V/m. O ângulo formado entre o fio e a parede é de 1,6 graus. Determine a massa da partícula. Considere que o afastamento