Durante a pandemia de covid-19, a avaliação diagnóstica talvez tenha sido o sistema de avaliação mais utilizado no ano letivo de 2021, em função das especificidades impostas pela pandemia. Sobre esse processo de avaliação, marque V (verdadeiro) ou F (falso) acerca das seguintes afirmativas.
( ) No contexto da pandemia de covid-19, a avaliação diagnóstica serviu para reavaliar alunos que deveriam ter sido reprovados em função de seu baixo rendimento durante a virtualização e hibridização do ensino.
( ) A avaliação diagnóstica foi de fundamental importância para identificar as lacunas de aprendizado derivadas das práticas virtuais e híbridas de ensino, além de possibilitar que os professores planejassem formas de enfrentar essas dificuldades.
( ) Embora a avaliação diagnóstica tenha sido aplicada durante a virtualização e hibridização do ensino, seus resultados não foram satisfatórios, já que somente é possível realizar um diagnóstico com aplicação de testes e entrevistas virtuais.
( ) Tendo muitas escolas adotado a avaliação diagnóstica e a virtualização e hibridização do ensino pela primeira vez, em função da pandemia de covid-19, acredita-se que essa seja uma prática que prosseguirá no retorno às atividades presenciais.
Ed
há 2 anos
Sobre as afirmativas apresentadas, as respostas corretas são: ( V ) No contexto da pandemia de covid-19, a avaliação diagnóstica serviu para reavaliar alunos que deveriam ter sido reprovados em função de seu baixo rendimento durante a virtualização e hibridização do ensino. ( V ) A avaliação diagnóstica foi de fundamental importância para identificar as lacunas de aprendizado derivadas das práticas virtuais e híbridas de ensino, além de possibilitar que os professores planejassem formas de enfrentar essas dificuldades. ( F ) Embora a avaliação diagnóstica tenha sido aplicada durante a virtualização e hibridização do ensino, seus resultados não foram satisfatórios, já que somente é possível realizar um diagnóstico com aplicação de testes e entrevistas virtuais. ( V ) Tendo muitas escolas adotado a avaliação diagnóstica e a virtualização e hibridização do ensino pela primeira vez, em função da pandemia de covid-19, acredita-se que essa seja uma prática que prosseguirá no retorno às atividades presenciais.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Mais perguntas desse material
A avaliação da aprendizagem configurada como diagnóstica explicita uma postura reflexiva e solidária por parte dos docentes. Leia o texto sobre esse formato de avaliação.
“A avaliação diagnóstica tem como propósito constatar se os alunos possuem os conhecimentos básicos e imprescindíveis às novas aprendizagens. O programa de ensino de um curso deve conter em seu planejamento disciplinas estruturadas numa sequência lógica de desenvolvimento e com aumento da complexidade dos temas. Com isso o professor, ao definir o objetivo de uma disciplina, deve definir também quais conteúdos são pré-requisitos para que o aluno consiga acompanhar a sua proposta de ensino. Para identificar se o aluno possui o domínio dos conhecimentos prévios, sugere-se a realização de uma avaliação diagnóstica no início de um curso, quando podem ser identificadas falhas a serem monitoradas ou sanadas” (ZEFERINO; PASSERI, 2007, p. 40).
De acordo com o excerto acima e seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, é correto afirmar que essa prática: