Buscar

Responsabilidade Civil

Prévia do material em texto

Responsabilidade Civil
Geam Aurélio de Souza, 3º Período GTI
1
A responsabilidade civil, enquanto instituto, faz parte do Direito Obrigacional. Logo, está intrinsecamente relacionada à obrigação, gerada para o autor, de reparar o dano ocasionado a outrem após um ato praticado.
Todo aquele que infringir um bem jurídico por meio de um ato (seja lícito ou ilícito) terá a obrigação de reparar o dano causado. Isso ocorre pela criação de um dever jurídico sucessivo de reparar danos. Tal dever surge em decorrência do dever jurídico originário de não gerar danos a outrem.
Conceito
2
Pressupostos da responsabilidade civil
Ação, Omissão e imputabilidade
As condutas humanas que venham a causar um dano são na maioria das vezes cometidas por uma ação que se originam de um fazer, ou seja, um movimento corpóreo comissivo, uma ação voluntária que causa um prejuízo, dano ou lesão a alguém. Diferente da omissão onde temos um não fazer, uma pessoa que não age quando poderia e com isso permite que alguém diante um risco ou uma situação de perigo venha a sofrer um dano ao patrimônio ou uma lesão a si própria.
3
Danos Morais
O dano pode ser material ou moral. Morais são os danos relativos à moral de uma pessoa, ou seja, está ligado diretamente à intimidade de alguém, a sua honra. São todos aqueles danos que sofridos na esfera intima da vítima e estes, por sua vez, refletem-se diretamente na saúde física e psíquica da pessoa.
Dessa maneira, uma pessoa que sofre danos morais pode ver a ter diversas complicações psicológicas em sua vida em razão disso, além de ter sua vida pessoal e profissional afetada.
4
4
Nexo causal e suas excludentes de responsabilidades
Para atribuir a responsabilidade a alguém é preciso verificar se há nexo causal, ou seja, se a conduta praticada pelo agente infrator está relacionada com o dano que a vítima sofreu, se a resposta for sim, logo o agente causador responde pelo dano que causou a vítima, tendo que indenizar a vítima reparando seu erro, seja o dano de ordem material ou imaterial.
5
5
Obrigado!!!
6
6

Continue navegando