Buscar

Estratégia Oceano Azul e como ele influencia na inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estratégia Oceano Azul e como ele influencia na inovação
A denominação “Oceano Azul” se deve por conta do fato dos oceanos serem profundos e calmos, isso com a intenção de realizar a descrição do enorme potencial existente em um mercado de trabalho não explorado, logo pode-se notar que se encontra interligado com o ato de inovar.
A denominada Estratégia do Oceano Azul corresponde à procura de um mercado para produtos ou serviços, onde exista pouca ou quase nenhuma concorrência, tendo como base a distinção e preços baixos com a finalidade de abrir e contestar esse novo espaço. A estratégia se trata da identificação um negócio onde poucas empresas agem e criam uma nova demanda, o que torna a existência ou não de concorrência um fator quase que irrelevante.
A estratégia do Oceano Azul se baseia nos fatos de que as regras do mercado e a estrutura da indústria não são definitivas e que são modificáveis e não só são capazes de serem, como precisam, serem modificadas e reconstruídas a partir das ações participantes dentro deste contexto.
Dado o exposto, nota-se que as empresas devem focar em tornar a concorrência irrelevante (por meio da criação de um novo espaço de mercado a partir de uma nova demanda e um processo de diferenciação) ao invés de combater a concorrência. A estratégia traz a sugestão de que as empresas procurem evitar a competição direta (frente a frente), pelo mesmo mercado que se encontra já estabelecido. No lugar disso, devem manter seu foco na invenção de um novo mercado ou na reinvenção do seu próprio. 
Pode-se abrir um novo mercado, que por meio de um produto inovador que seja capaz de tornar a concorrência irrelevante.
A Estratégia do Oceano Azul envolve:
-Criar espaços e mercado inexplorados;
-Tornar a concorrência irrelevante;
-Criar e capturar a nova demanda;
-Romper o Trade-off valor-custo.
A partir do que foi mencionado, a estratégia sugere que as empresas parem de competir e passem a inovar.

Continue navegando