A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Atividade 04 - Planejamento e Gestão Estratégica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Cirque du Soleil é o exemplo mais conhecido da utilização da estratégia do Oceano Azul. Enquanto o circo tradicional baseava-se em espetáculos com animais, venda de produtos nos corredores, múltiplas pistas, diversão e humor, suspense e perigo, em um cenário único, o Cirque du Soleil inovou, explorando um espaço novo no mercado. O quadro a seguir apresenta como o modelo das quatro ações foi utilizado na estratégia do Cirque du Soleil.
 
	Eliminar:
	●      as estrelas; ●      os números com animais; ●      as vendas nos corredores; ●      as múltiplas pistas.
	Incrementar:
	●      um só cenário.
	Reduzir:  
	●      a diversão e o humor; ●      o suspense e o perigo.
	Criar:  
	●      um tema; ●      ambiente refinado; ●      múltiplas produções; ●      música e dança artísticas.
KOTLER, P.; BES, F. T. de. A Bíblia da inovação. São Paulo: Leya, 2011. p. 103.
 
Considerando a tabela que apresenta como o Cirque du Soleil utilizou o modelo das quatro ações, quais atributos nunca haviam sido oferecidos pelo setor?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Tema, ambiente refinado, múltiplas produções e música e dança artísticas.
	Resposta Correta:
	 
Tema, ambiente refinado, múltiplas produções e música e dança artísticas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os atributos nunca oferecidos no setor eram: tema, ambiente refinado, múltiplas produções e música e dança artísticas, que se referem à ação de criar, relacionada à pergunta: quais atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Porter (1989) definiu três tipos de estratégias genéricas. Em relação a essas estratégias, leia o trecho a seguir.
 
A estratégia de _________________ visa maior amplitude de mercado, para que, assim, sejam obtidas vantagens de custos. A estratégia de __________________ ocorre quando a empresa busca ser única no mercado, ou seja, se diferenciar em vários aspectos valorizados pelos clientes. Por sua vez, a estratégia de _________________ visa determinar os segmentos-alvo com necessidades e características incomuns.
PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 16. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
 
As palavras que completam, de modo correto, as lacunas são, respectivamente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
liderança em custo, liderança em diferenciação e foco.
	Resposta Correta:
	 
liderança em custo, liderança em diferenciação e foco.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as palavras que completam, corretamente, as lacunas são: liderança em custo, liderança em diferenciação e foco. Isso porque, na estratégia de liderança em custo, busca-se maior amplitude do mercado, para que sejam obtidas vantagens de custos. Na estratégia de liderança em diferenciação, a empresa objetiva ser única no mercado, diferenciando-se em vários aspectos valorizados pelos clientes. Na estratégia de foco, é preciso determinar os segmentos-alvo com necessidades e características incomuns.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Cirque du Soleil é um exemplo de empresa que percebeu que, para superar seus concorrentes, o melhor é parar de competir com eles. Isso porque, em uma época em que o público de circo estava cada vez menor, o Cirque du Soleil surgiu com uma nova estratégia: em vez de concentrar seu público em crianças, criou um espaço de mercado inexplorado, atraindo um novo grupo de frequentadores: adultos e clientes empresariais.
CHAN, K. W. A estratégia do oceano azul : como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
 
O Cirque du Soleil utilizou a estratégia do Oceano Azul. Em relação a essa estratégia, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A estratégia do Oceano Azul tem como objetivo tornar a concorrência irrelevante, ao criar espaços em mercados inexplorados.
	Resposta Correta:
	 
A estratégia do Oceano Azul tem como objetivo tornar a concorrência irrelevante, ao criar espaços em mercados inexplorados.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a estratégia do Oceano Azul visa transpor as barreiras do oceano vermelho (mercado conhecido), explorando-o, para criar novos espaços, ou seja, mercados inexplorados nos quais a concorrência não tem força.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“Neste novo mundo de negócios, não se pensa mais em abrir ou manter uma empresa sem fazer antes um bom Plano de Negócios. Plano de Negócios é um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros” (SALIM, 2005, p. 4).
SALIM, C. S. Construindo planos de negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 4.
 
Em relação aos objetivos do plano de negócios, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Testar a viabilidade de um conceito de negócio.
II. Orientar o desenvolvimento das operações e da estratégia.
III. Atrair recursos financeiros.
IV. Traçar somente metas atingíveis.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as afirmativas I, II, III e IV apresentam os objetivos de um plano de negócios, que são: testar a viabilidade de um conceito de negócio; orientar o desenvolvimento das operações e da estratégia; atrair recursos financeiros; transmitir credibilidade; desenvolver a equipe de gestão; traçar somente metas atingíveis.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Em funções dessas ações, redefine-se completamente a estratégia competitiva, o valor dado ao cliente e aos custos, com o que é possível atrair não só potenciais clientes que anteriormente não participavam da nossa indústria, como também clientes não potenciais, entendidos como aqueles que recusavam imediatamente os produtos e serviços da nossa indústria e aqueles que nem sequer tinham pensado nisso” (KOTLER; BES, 2011, s.p.).
KOTLER, P.; BES, F. T. de. Inovar para ganhar: o modelo A-F. São Paulo: Editora Actual, 2011. s.p.
 
O trecho apresentado refere-se às ações do modelo das quatro ações, que são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
reduzir, criar, elevar e eliminar.
	Resposta Correta:
	 
reduzir, criar, elevar e eliminar.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as ações que compõem o modelo das quatro ações são: reduzir, criar, elevar e eliminar. Esse modelo foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar a criação da inovação de valor para a estratégia do Oceano Azul. Trata-se das perguntas-chave que questionam a estratégia e o modelo de negócio praticados pela empresa no setor em que ela está inserida.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“De acordo com a visão de Porter, a estratégia de ___________ é construída em torno da ideia de servir a um público-alvo particular de forma muito hábil. É a abordagem de nicho de mercado; é o sacrifício que a empresa deve fazer para concentrar-se em algo mais segmentado possível” (TAVARES, 2003, p. 94-95).
TAVARES, F. Gestão da marca: estratégia e marketing. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais Ltda., 2003. p. 94-95.
 
O trecho apresentado define uma estratégia genérica de Porter. Desse modo, assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Foco.
	Resposta Correta:
	 
Foco.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o trecho apresenta a definição da estratégia de foco. Nessa estratégia, a produção busca atender aos desejos de um grupo específico, que tem pouca participação de mercado.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“A estratégia repousa na premissa de que a empresa é capaz de atender