A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação I -Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Carlos Andrei de Souza Lioti (3360939)
	
	Disciplina:
	Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor (17493)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:676081) ( peso.:1,50)
	Prova:
	31474286
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
	1.
	A deglutição resulta de um mecanismo neuromotor que tem por finalidade transportar o bolo alimentar da boca até o estômago de forma efetiva. É um procedimento complexo e dinâmico, fundamental para a nutrição e hidratação do organismo. Didaticamente, pode ser dividido nas seguintes fases: antecipatória, preparatória-oral e oral; faríngea e esofágica. Com relação ao processo de deglutição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A fase oral é uma fase voluntária, onde a língua, principal estrutura, é responsável por empurrar o alimento do seu ápice para trás, levando o bolo alimentar em direção a faringe.
(    ) A fase faríngea é uma fase voluntária, nela, o bolo alimentar, através da pressão exercida pelo esôfago, culmina com a inibição da respiração.
(    ) Fase esofagiana é uma fase involuntária, onde o bolo alimentar é transportado do esôfago até o estômago através de movimentos peristálticos.
(    ) A fase preparatória é uma fase voluntária onde o alimento chega à boca, é triturado pelos dentes e misturado à saliva, passando a ser chamado bolo alimentar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, R. C. A.; HAQUETTE, R. C. B.; ANDRADE, I. S. N. de. Deglutição com e sem comando verbal: achados videofluoroscópicos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 3, p. 291-297, 2011.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	O pâncreas é um órgão anexo ao sistema digestório e endócrino, pois secreta substâncias que auxiliam na digestão dos alimentos. Localiza-se atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Com relação a esse órgão, analise as sentenças a seguir:
I- A partir da sua atividade exócrina, o pâncreas produz e secreta o suco pancreático.
II- Devido a sua anatomia, o pâncreas permite a passagem do alimento através do ducto pancreático.
III- A sua função endócrina se deve à produção dos hormônios: insulina e o glucagon.
IV- O suco pancreático é formado a partir da associação de dois produtos: bicarbonato e enzimas pancreáticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	O sistema digestório é composto por diversos órgãos e glândulas, que têm como função transformar o alimento em partículas que podem ser absorvidas pelas células. Desta forma, as proteínas são fragmentadas em aminoácidos, os lipídios são processados até se transformarem em unidades menores e os carboidratos são reduzidos a moléculas de glicose. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Na boca estão os dentes e a saliva, que trituram e umedecem os alimentos, respectivamente.
II- No duodeno ocorre a inserção da bile e do suco pancreático, digerindo nutrientes.
III- No estômago, o bolo alimentar entra em contato com o suco entérico, responsável por digerir as proteínas.
IV- No intestino grosso, a pepsina atua sobre as moléculas de amido, liberando glicose.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	O estômago faz parte do sistema e digestivo e é um dos órgãos envolvidos na digestão dos alimentos que consumimos. Em suas paredes que se encontram as glândulas gástricas, as estruturas responsáveis por produzir e liberar o suco gástrico, um líquido claro que ajuda a "decompor" o que comemos.
Essa substância é composta principalmente por água, enzimas, sais inorgânicos, uma pequena quantidade de ácido láctico - e uma bela dose de ácido clorídrico, que é uma solução altamente corrosiva que ajuda a transformar o bolo alimentar em uma massa pastosa chamada quimo. O estômago produz e libera um ácido capaz inclusive de dissolver alguns metais. Como é que o órgão não digere ele mesmo? Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As paredes internas do estômago são revestidas por células epiteliais que secretam uma camada de substância viscosa e aderente que evita que o suco gástrico corroa o órgão.
                                                          
PORQUE
II- Além de funcionar como uma barreira física entre o suco gástrico e as paredes do estômago, ela ainda atua como um agente que neutraliza a ação do ácido clorídrico.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/104106-como-e-que-o-nosso-estomago-nao-digere-ele-mesmo.htm. Acesso em: 4 out. 2019.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II estão proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II estão proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
	5.
	O amido, um polissacarídeo de reserva vegetal, é produzido através do excesso de glicose na fotossíntese. Podemos encontrá-lo em alimentos como pão, macarrão, batata, arroz, mandioca, feijão, milho, entre outros. Quando ingerimos o amido, ele precisa ser quebrado para liberar a glicose, que entrará na célula para produzir energia. Em que local inicia a digestão do amido e qual enzima participa desse processo?
	 a)
	Inicia no fígado, a enzima participante é a bile.
	 b)
	Inicia na boca, a enzima participante é a ptialina.
	 c)
	Inicia no pâncreas, a enzima participante é a lipase pancreática.
	 d)
	Inicia no estômago, a enzima participante é a pepsina.
	6.
	O sistema digestório exerce uma função importante no nosso corpo, pois aproveita os nutrientes dos alimentos para assegurar a nutrição das células, garantindo, dessa forma, o bom funcionamento do nosso organismo. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição do processo de digestão:
	 a)
	É a quebra das macromoléculas em partículas pequenas e absorvíveis que ocorre fora das células.
	 b)
	É a quebra dos alimentos em partículas menores que ocorre dentro das células.
	 c)
	É a reabsorção de nutrientes que já foram rejeitados pelas células.
	 d)
	É o processo mecânico que ocorre no estômago, e químico que ocorre na boca, graças à pepsina.
	7.
	As principais camadas do trato digestório incluem a túnica mucosa, a tela submucosa, a túnica muscular e a túnica serosa. Variações na estrutura dessas quatro camadas ocorrem ao longo do trato digestório. Essas variações estão relacionadas a funções específicas de cada órgão e região. Sobre as diferenças histológicas entre o intestino delgado e o intestino grosso, analise as sentenças a seguir:
I- A camada epitelial da túnica mucosa do intestino delgado é composta por epitélio colunar simples que contém diferentes tipos de células, como as absortivas, caliciformes, enteroendócrinas e as células de Paneth.
II- A principal função do intestino grosso é a absorção dos nutrientes, para isso, esse órgão apresenta grandes projeções que aumentam a área de absorção: as vilosidades e as microvilosidades.
III- No epitélio colunar do intestino grosso, vemos as células absortivas e caliciformes, estas células localizam-se nas "glândulas intestinais ou criptas de Lieberkühn"
IV- A túnica muscular do intestino delgado consiste em uma camada interna de músculo liso circular, formando três bandas bem definidas chamadas tênias do colo, que estão na maior parte do comprimento do intestino delgado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.