Buscar

Avaliação Final Discursiva - Políticas de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	 Políticas de Informação (BIB100)
	Avaliação:
	 Avaliação Final (Discursiva)
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A sociedade da Informação engloba diversos países e, no Brasil, o Governo e a sociedade precisaram se unir para assegurar que os benefícios trazidos pela Sociedade da Informação alcançassem a todos. O surgimento da Sociedade da Informação promove novas formas de organizar e produzir em escala mundial. Em 1999, foi criado o Programa Sociedade da Informação (SOCINFO), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O grupo de Implantação do Programa Sociedade da Informação, composto por representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da iniciativa privada e instituições públicas e privadas de ensino, foi quem originou o documento que é conhecido como Livro Verde. Diante disso, disserte sobre a relevância do Livro Verde.
	Resposta Esperada:
O Livro Verde do Programa Sociedade da Informação é uma das ações elaboradas para apresentar à sociedade metas de implementação do Programa, sendo composto por uma súmula consolidada de possíveis aplicações de Tecnologias da Comunicação e Informação. Tal documento aponta inicialmente uma proposta de ações concretas que engloba planejamento, orçamento, execução e acompanhamento específicos.
	2.
	A informação é construtora da cidadania. A cidadania é observada como um conjunto de conquistas que perpassam as questões políticas, civis e sociais e está contextualizada a diversos acontecimentos resultantes da ação dos sujeitos de nossa sociedade. Disserte sobre a cidadania e a informação.
	Resposta Esperada:
O conceito de cidadania presume a participação do indivíduo na sociedade, sendo que seu exercício se dará de maneira mais efetiva e consciente se ele possuir embasamento crítico acerca dos acontecimentos político-sociais. Ao se refletir sobre a informação, deve-se buscar entender quais os instrumentos normativos a indicam como um direito humano.
Parte inferior do formulário

Outros materiais