Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA 2 FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS2, 2021.1 
VALOR: 2,0 pontos
 
DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 1 
Caio Grasel Padrenosso – 2018102456
1ª questão: 
“Para administrar com eficiência e eficácia uma unidade produtiva agrícola, é imprescindível, dentre outras variáveis, o domínio da tecnologia e do conhecimento dos gastos com os insumos e serviços em cada fase produtiva da lavoura e que tem no custo um indicador importante para as escolhas do produtor. Desta forma, é imprescindível o conhecimento da lógica dos custos e da produção” (AGROLINK, 2018).
Os tipos de custos são: custos contábeis; custos de oportunidade; custos fixos; custos variáveis; custo total; custo marginal; custo médio. 
Escolha 5 (cinco) tipos de custos, inclua a definição para cada custo e dê exemplos da vida cotidiana (diferentes da apostila) para cada um dos custos. 
Dos inúmeros custos de produção podemos citar alguns, para começarmos vamos falar do custo fixo, é aquele que diz respeito ao custo por frequência, que acontece mensalmente, independente da sua variação de valor, esse custo entra na categoria de custos como aluguel, salário e impostos.
Logo em seguida citamos os custos variáveis, esses sim sofrem alteração a curto prazo, diz respeito por exemplo da matéria prima utilizada na sua produção, dependendo da sua quantidade, haverá necessidade de uma demanda maior.
Custo de oportunidade também é um custo importante a ser mencionado, e é aquele que mensura o custo daquilo que se deixa de fazer quando é preciso decidir uma escolha qualquer. Por exemplo se uma empresa realiza uma reforma ela deixa de comprar equipamentos ou maquinas novas para a sua linha de produção.
Custo marginal é aquele que é o custo a mais que a empresa vai ter que gastar para aumentar a produção e concluir um determinado bem ou produto, por exemplo se uma loja física decidir ficar algumas horas a mais aberta, o custo por dia será maior para poder sustentar esse período a mais.
Por fim, o custo total é o conceito que se refere ao custo total de uma empresa, é a soma dos custos variáveis e custos fixos. Uma empresa deve calcular seu custo total somando o custo do salário, do aluguel por exemplo, junto com matéria prima entre outros custos.
2ª questão 
“Donos de qualquer tipo de comércio têm um dilema: se subirem muito os preços para aumentar a margem de lucro verão o volume de vendas despencar, prejudicando o lucro total. Se diminuírem a margem de lucro e abaixarem os preços, as vendas crescerão, mas o lucro total também pode diminuir. Ou seja, o lucro máximo não será alcançado se ele ficar focado somente no restrito público disposto a pagar muito, nem se ele se concentrar apenas naqueles dispostos a pagar pouco. O melhor é traçar uma estratégia capaz de atingir os dois públicos” (SAMI DANA, 2017, disponível em: < https://oglobo.globo.com/economia/marcas-sabem-como-voce-compra-21727172 >).
Os tipos de discriminação de preço são: primeiro grau; segundo grau; terceiro grau; intertemporal de preços; preços de pico; duas partes; demanda cruzada.
Escolha 5 (cinco) tipos de discriminação de preços, inclua a definição para cada tipo e dê exemplos da vida cotidiana (diferentes da apostila). 
Falando um pouco sobre os tipos de discriminação, vamos começar citando a descriminação de primeiro grau que é aquela que na pratica o produtor consegue vender o produto máximo de preço que o consumidor está disposto a pagar, um grande exemplo dessa pratica é o processo de barganha entre os dois, o produtor vai diminuindo o preço até o preço que ele deseja vender.
Logo após a discriminação de segundo grau, é a discriminação que está de acordo com a quantidade comprada, o preço da primeira unidade de produto varia com a quantidade comprada do segundo produto, por exemplo em lojas com anúncios do tipo “leve 4 e pague 3”
A discriminação do terceiro grau, é um pouco mais complexo, o produtor tem que conhecer seu consumidor para poder descobrir quem está disposto a pagar mais e quem está disposto a pagar menos. Um exemplo bem sutil está na venda de livros de capa dura e livros de capa mole.
Descriminação intertemporal é quando o produtor divide seus preços em relação ao momento em que se está, por exemplo o preço de roupas em datas sazonais, como dia das mães, natal, entre outros.
Por fim, a demanda cruzada diz respeito a demanda de duas correlações de preços, um grande exemplo disso é quando tem um aumento no preço dos combustíveis isso leva uma queda no preço dos automóveis e por assim em diante.

Outros materiais