Buscar

Atividade contextualizada - Filosofia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU 
 Letras - Inglês 
 Filosofia da aprendizagem 
 Ações que elas recebem, no intuito de descobrir a verdade, cria-se indivíduos pensantes. Segundo Nagel, desde a adolescência já começamos a praticar o exercício filosófico, a partir de problemas do cotidiano, que envolvem questões referentes à moral, à ética, à justiça, à finitude do ser humano, ao sentido da vida, entre outros tantos temas inseridos direta ou indiretamente em nosso dia a dia A filosofia está presente em nossa sociedade todos os dias, sempre que fazemos, pensamos, vemos ou vivemos quaisquer momentos em nossas vidas; é alicerce da educação, visto que é a busca constante por conhecimento e o nascer do olhar crítico, o qual faz o homem refletir e argumentar sobre o mundo de suas imperfeições. A Filosofia é uma forma de aprender a pensar e refletir, a raciocinar despertando o senso crítico, e isso nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo. 
O ato de filosofar sobre o cotidiano e ambiente escolar, pode ser feito quando as pessoas fazem uso da razão para explicar os fatos que acontecem nos ambientes. Temos a necessidade ao mesmo tempo de vivenciar o cotidiano e tomar distância da vida prática para analisar o mundo, criando conceitos e raciocínios, isto é, produzindo pensamentos filosóficos. Dentre perguntas que podem ser elaboradas, pode-se citar duas que englobam os dois cenários, tanto escolar quanto cotidiano: Por que a curiosidade pelo aprendizado não é incitado nas escolas? Porque conhecimento, no Brasil, só é visto como ponte para o emprego?
Para ser professor é necessário, acima de tudo, ter o entendimento valorativo sobre educação, entender que educar e ensinar é função do professor, que detém o conhecimento, aprender é função do aluno que ignora o saber. Os métodos resumem-se à exposição, à memorização, à repetição e a avaliação assemelha-se a um juízo de valor, contabilizando os erros e os acertos. É necessário que o educador busque sempre de sua produção, bem como as tendências de sua transformação. segundo Kant (1724- 1804), “o conhecimento é resultado tanto do uso da razão inata quando das experiências realizadas a través dos sentidos”. Pode ser definido resumidamente como um conjunto de processos e procedimentos que permitem o acesso de qualquer ser humano à cultura, o que o distingue do resto dos animais.

Outros materiais