Buscar

Projeto aplicado a Negócios I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

21
UNIVERSIDADE UNIRITTER
ESCOLA DE negócios e HOSPITALIDADE
CURSO DE TECNOCLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
ROBISON SANTANNA BRITO
Diagnóstico organizacional – Banzai Games
PORTO ALEGRE - RS
2020
ROBISON SANTANNA BRITO 
Diagnóstico organizacional – Banzai Games
Trabalho apresentado no Curso de Tecnologia em Gestão Comercial instituição de ensino superior Uniritter de Porto Alegre, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Diagnóstico organizacional.
Orientador(es): Prof. Marco Antônio Costa Soares Junior
	
PORTO ALEGRE - RS
2020
RESUMO
Este projeto tem como objetivo elaborar um diagnóstico organizacional da empresa Banzai Games. Empresa da área de tecnologia da Informação que atua em Porto alegre desde 2015. Na tentativa de identificar e auxiliar na criação e reformulações de ações realizadas pelos colaboradores. Focando nas atividades de vendas online e assistência técnica, utilizaram-se como referencial teórico os conhecimentos adquiridos na disciplina de diagnóstico organizacional, administração e marketing. Se tratando de duas atividades rotineiras, precisaram de adaptações dos colabores para a mudança nos procedimentos e das atividades praticadas dentro do ambiente organizacional. O resultou do trabalho apontou melhoras significativas, tanto em agilidade quanto em organização de serviços, embora seja possível realizar aplicações e realizar ajustes em diversos pontos de trabalho dos colaboradores. A partir da combinação entre oportunidades, ameaças, forças e fraquezas foi possível analisar e propor mudanças a adoção de ferramentas gerenciais de trabalho.
Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional. Análise SWOT. Planejamento Estratégico, Banzai Games.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Organograma da empresa Banzai Games	13
Figura 2 - Análise SWOT – Banzai Games	15
Figura 3 - Fluxograma de Vendas online	16
Figura 4 - Fluxograma de Assistência Técnica	17
 
LISTA DE ABREVEATURAS E SIGLAS
GEM – Global Entrepreneurship Monitor
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	8
1.1 Objetivos do trabalho	10
1.2 Objetivo específico	10
2.	DADOS DA EMPRESA	10
3.	MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA	11
5.	DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS E SUAS FUNÇÕES	14
6.	ANÁLISE SWOT	15
7.	PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES	16
8.	INDICADORES DE QUALIDADE	19
9.	CONCLUSÃO	19
REFERÊNCIAS	20
1. INTRODUÇÃO
O Brasil é o país mais empreendedor do mundo. De acordo com a pesquisa mundial do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o resultado foi o primeiro lugar no ano de 2020 com a maior taxa de criação de negócios entre a população economicamente ativa, divulgado pelo SEBRAE. Porém, lamentavelmente, muitas empresas fecham as portas após cinco anos. Isso porque o tempo médio de vida de uma empresa no Brasil tem uma relação direta com o porte da empresa. Impulsionados pela necessidade devido ao desemprego, principalmente, na situação atual do Brasil, Micro e Pequenas empresas iniciam suas atividades sem o devido preparo.
Os processos organizacionais de uma empresa estão inter-relacionados ao seu funcionamento, seja pela execução ou elaboração de tarefas, tencionando aperfeiçoar o desempenho da empresa. Utilizando-se de ferramentas de gestão, o diagnóstico organizacional auxilia a ter uma visão holística do negócio através de análise de informações, identificação dos problemas e levantamento de dados.
Segundo Lima (2009, p. 65.), diagnóstico organizacional é um conjunto de fatores externos, organizacionais e individuais que precisam ser investigas para que se conheça a real situação de uma empresa.
Dessa forma conceitua-se que:
Diagnóstico organizacional é um conjunto de ações e análises que visa auxiliar os gestores das empresas a avaliarem profundamente a situação do negócio conseguindo detectar assim seus pontos fortes e pontos fracos. Com isso seria possível identificar e até mesmo prevenir problemas, bem como, encontrar soluções mais certeiras para resolvê-los.
O instrumento de diagnóstico constitui-se num primeiro momento de análise administrativa, considerando-se uma consultoria ou assessoria empresarial. Essa etapa tem inúmeras vantagens, sob a perspectiva de vários autores, mas é preciso reforçar que nenhuma forma organizacional é perfeita; cada qual apresenta pontos fortes e fracos para os quais mecanismos compensatórios têm que ser encontrados. A eficiência de uma organização aumenta quando se aprende a diagnosticar suas próprias forças e fraquezas. (ARAÚJO, 2016, p. 43.)
Por necessidade, Robison Santanna Brito resolveu investir em um negócio de manutenção de vídeo games, computadores e notebooks buscando, com isso, conquistar o seu sustento bem como sua independência financeira de forma definitiva. Ele escolheu esse ramo de atividade por já possuir certo know how nessa atividade de manutenção. Porém nunca havia vivenciado os processos complementares a manutenção. Mesmo assim seguiu a sua intuição, sem pensar muito em estrutura ou divulgação, iniciando as suas atividades. No começo tudo anda bem, abre suas portas e conquista os primeiros clientes executando seu trabalho com prudência e cautela. Cumprindo todos os prazos de entrega, consegue se estabelecer no mercado. Isso, naturalmente, acaba gerando o marketing boca a boca dos clientes que logo aparecem novos negócios. 
Com o crescimento da empresa, decide investir em publicidade para aumentar seu faturamento. Dessa forma, aumentando a demanda. Agora, com o fluxo de trabalho muito grande para uma pessoa, começou a ter problemas. Acarretando alguns atrasos de entregas por falta de peças para manutenção e assim a perda de alguns negócios.
Percebendo que sem organização não conseguirá atender a todos e, também, evitando perder algum serviço, pois disso depende o seu sustento, busca meios de conhecer melhor o seu negócio localizando onde está falhando e encontrando assim, a melhor solução. Precisando fazer, imediatamente, um diagnóstico detalhado da sua organização
A análise tem como objetivo organizar e sumariar os dados de tal forma que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto para investigação. Já a interpretação tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas, o que é feito mediante sua ligação a outros conhecimentos anteriormente obtidos (Gil, 1999, p. 168).
Apresentado o fato, este projeto trata de fazer um mapeamento completo da organização e com isso ter uma visão mais ampla das oportunidades de crescimento que a empresa tem e dos problemas que ela enfrenta. Encontrando soluções altamente eficientes para diminuir ou até mesmo eliminar por completo essas situações adversas. Sendo todas essas informações essenciais para um processo de tomada de decisão mais assertiva.
1.1 Objetivos do trabalho
Realizar o diagnóstico organizacional da empresa Banzai Games, a fim de identificar os pontos fortes e fracos da organização e planejar ações para o aumento de demanda. Utilizando os conhecimentos adquiridos na disciplina de diagnóstico organizacional, entrevista semi-estruturada com o gestor da empresa, além da pesquisa bibliográfica por meio de livros e artigos sobre o tema.
1.2 Objetivo específico
· Realizar o diagnóstico organizacional da empresa.
· Utilizar da análise SWOT para identificação das forças e fraquezas.
· Identificar as atividades de vendas
· Identificar as atividades de manutenção de equipamentos
· Apresentar soluções práticas para otimização e suas atividades
2. DADOS DA EMPRESA
A empresa ROBISON SANTANNA BRITO ME representada nesse projeto pelo nome fantasia Banzai Games está localizada na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no endereço: Rua São Luís, 1056 – Santana, CEP 90620-170. Conta, atualmente, com uma estrutura física de 36m². A Banzai Games comercializa produtos de informática e do universo dos games, que inspiram jogadores e admiradores de diversas idades, que
buscam resgatar a sensação de nostalgia, de empoderamento e de desafio, podendo contar com pessoas que sabem do que estão falando.produtos.
3. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA
Como uma ferramenta, o trio Missão-visão-valores é utilizado com o objetivo de saber o propósito de a empresa existir. Há diversas definições para esses termos, mas para esta ferramenta, define-se que:
· Missão: é o processo de a empresa existir. É sua razão de ser.
A Missão da empresa deve ser estabelecida em algumas crenças que são à base da filosofia gerencial de tal forma que permitam a perpetuação do seu negócio, tais como: a crença de que a filosofia gerencial resultará numa imagem pública favorável e proporcionar recompensas psicológicas e financeiras para aqueles que desejam investir seu trabalho e dinheiro no negócio. (COBRA, 1992, p. 35.)
· Visão: é a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).
A Visão é uma imagem mental poderosa do que queremos criar no futuro. Ela reflete aquilo com que nos preocupamos mais, representa uma expressão de como será nossa Missão e está em harmonia com nossos Valores e propósito. As visões são o resultado de um trabalho conjunto entre a cabeça e o coração. Elas se baseiam na realidade, mas visualizam o futuro. Elas nos permitem explorar as possibilidades, as realidades desejadas. Por causa disto, elas se tornam a estrutura do que queremos criar, o que nos orienta quando fazemos escolhas e compromissos de ação. (SCOTT; JAFFE; TOBE, 1998, p.73.)
· Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.
Os valores podem ser divididos em: pessoais e organizacionais. Os primeiros expressam as metas das pessoas e os segundos, as metas ligadas à realidade da organização. O paralelismo entre Valores pessoais e Valores organizacionais implica em dizer que as duas categorias de Valores referem-se a metas comuns, perseguidas tanto pelo trabalhador quanto pela organização. (TAMAYO; 2005, p. 162.)
Haja vista que missão, visão e valores são três fatores fundamentais que confere identidade e propósito para uma empresa. Sem isso, as possibilidades de um planejamento estratégico são praticamente escassas.
Assim, a pequena empresa Banzai Games tem como Planejamento Estratégico:
Missão: Oferecer ao consumidor as melhores opções de produtos e serviços essenciais como assistência técnica, atendendo a todos com peculiaridade e qualidade. Investindo no progresso dos funcionários para que eles ajudem a levá-la até a categoria de grande empresa.
Visão: Estar atento ao comportamento do consumidor e as constantes evoluções do mercado e possibilidades de novos serviços. Integrando de forma eficiente o offline e o online em um espaço único de interação de compra.
Valores: Usar a ética empresarial como fator crucial. Trabalhando com honestidade, profissionalismo e entusiasmo, construindo e mantendo relações de confiança, de lealdade e transparência com os clientes, colaboradores, fornecedores e o mercado em geral.
· Nossa equipe – Trabalhar de forma planejada e integrada, promovendo o compartilhamento de responsabilidades, além de estimular o contínuo crescimento profissional baseado no mérito dos colaboradores, visando a melhoria da qualidade de vida a todos.
· Nosso Cliente – Identificar e satisfazer às necessidades presentes e futuras dos clientes.
· Nossa qualidade – Compromisso com a qualidade do produto e ao serviço – O proprietário salienta que a cada atendimento procura responder a pergunta: “O que é qualidade e como alcançar?”. Estamos empenhados em produtos que tenham qualidade e resistência.
Em um trecho do livro Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll, onde Alice encontra o Gato e pergunta qual caminho deve tomar para sair do país das maravilhas. O Gato responde que dependerá para onde ela queira ir. Alice retruca e diz não se importar. Então, não importa o caminho, responde o Gato.
Algumas empresas são como Alice, sem um caminho definido qualquer caminho serve.
4. ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL
Toda organização define um tipo de estrutura organizacional, podendo ser Linear, Funcional, Linha-Staff, Matricial, Territorial por cliente ou por Processo.
Neste capítulo será apresentado o organograma da Estrutura Organizacional Funcional como apresentado na Figura 1 a seguir.
Figura 1 - Organograma da empresa Banzai Games
Fonte: Elaborado pelo autor.
Neste tipo de estrutura como o próprio nome sugere, as funções determinam a hierarquia. Sendo assim, cada setor da empresa trabalha como uma mini-organização contribuindo com o conhecimento e efetividade para decidir seu tema. De maneira mais simples, cada setor responde a um único chefe. Atualmente, o modelo de trabalho definido pela Banzai Games..
5. DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS E SUAS FUNÇÕES
A departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no processo de agrupar atividades em frações dentro de uma organização, visando à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação.
Segundo Oliveira (2009), Departamentalização pode ser definida como agrupamentos em unidades organizacionais realizados conforme critérios específicos de atividades e recursos, tais como humanos, financeiros, tecnológicos, materiais, etc.
Com base no estudo realizado, e após análise do organograma organizacional apresentado no tópico anterior, pode-se identificar a presença de uma estrutura organizacional funcional, no qual, dentro do corpo colaborativo, são as funções que definem a hierarquia, e cada setor contribui com seu maior conhecimento para o funcionamento da engrenagem da organização.
Urdan (2010) diz que nessa modalidade de estrutura organizacional da qual o colégio estudado está inserido, as pessoas são agrupadas em unidades pela similaridade do trabalho que executam. A base é um tipo de atividade ou entrada para processos empresariais.
A empresa mantém-se organizada em setores, garantindo sua rotina administrativa estável, eficiente e sem contratempos da seguinte forma:
· Administrativo (Planejamento estratégico)
· Financeiro (Fluxo de Caixa)
· Recursos Humanos (Pessoas)
· Setor Comercial (Vendas / Marketing)
· Setor Operacional (Estoque)
· Setor Técnico (Assistência)
Após a identificação dos setores da empresa, essa organização é realizada por apenas duas pessoas em loja física, um gestor e uma administradora. Onde o gestor mantém a maior parte dos assuntos estratégicos da empresa, fluxo de caixa, vendas e marketing. Já a administradora supre o restante dos assuntos em loja física como atendimento ao cliente, telefone, estoque, organização da loja e realiza a separação dos pedidos a serem enviados.
Além disso, existe o setor técnico para a realização de reparos e consertos de vídeo games, notebooks e computadores.
6. ANÁLISE SWOT
A Análise SWOT também conhecida como Matriz SWOT, Análise FOFA ou ainda Matriz FOFA serve como ferramenta para analisar a organização partindo de quatro variáveis claramente definidas. É uma ferramenta estratégica utilizada tanto para a constituição de uma organização quanto para a detecção de problemas que estejam atrapalhando o alcance dos seus objetivos.
De acordo com Chiavenato e Sapiro (2003), a finalidade da Matriz SWOT é fazer o mapeamento entre oportunidades e ameaças dos ambientes externos à organização com seu ambiente interno que contém os pontos fortes e fracos.
Segundo Sousa, et al. (2017) apud Leão (2012) a Análise Swot permite fazer uma análise tanto interna como externa, apontando os pontos fortes e pontos fracos no ambiente interno, bem como as oportunidades e ameaças no ambiente externo; o que permite destacar os pontos fortes, corrigir os pontos fracos, e se planejar a favor das oportunidades ou contra as ameaças.
A partir da combinação entre oportunidades, ameaças, forças e fraquezas têm-se a Análise SWOT da empresa.
Figura 2 - Análise SWOT – Banzai Games
Fonte: Elaborado pelo autor.
Com a análise é possível a formulação de
estratégias de aproveitamento das capacidades, de minimização das limitações e de conversão das desvantagens, para estabelecer onde a empresa deverá chegar e como essa nova posição será alcançada.
7. PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES
Através da análise SWOT realizada, identificou-se que com poucas pessoas na empresa, um dos pontos fracos, os processos de vendas online e assistência técnica devem ser otimizados a tal ponto de eliminação de dúvidas operacionais. Portanto, esse projeto estará delineando a pesquisa e a análise na criação de propostas de melhorias dessas duas atividades rotineiras da empresa que envolve ação de todos os setores.
Outro ponto fraco analisado da organização é pouco dinheiro em caixa. Posto isto, inicialmente, elimina-se a possibilidade de contratação de pessoas. Porém, o desafio se concentra no microambiente redefinindo o mix de marketing – Os 4 P’s, produto, praça, preço e promoção.
O composto de marketing, ou mix de marketing, é um conjunto de variáveis que a empresa deve controlar de forma a ter um planejamento de marketing eficiente, aumentando a probabilidade de obter a resposta desejada vinda do mercado. Os quatro P’s que formam o mix de marketing são: produto, preço, praça e promoção. (SANTINI; LUDOVICO, 2013.)
A partir da identificação das forças e fraquezas do ambiente interno, criou-se um novo plano estratégico de procedimentos de vendas online e serviços da assistência técnica. Esse plano sugere alterações nos processos de trabalho dessas duas atividades que são as mais executadas no âmbito de trabalho diário.
Seguindo o mesmo formato de atendimento de loja física, presencial, a venda online deve manter os processos adicionando logística de entrega, assim como qualquer compra de produtos físicos em ambiente digital.
A transparência trazida pela internet também permite que empresários de países emergentes se inspirem em seus colegas dos países desenvolvidos. Eles estão criando empresas com os mesmos serviços, porém marcados por mudanças locais na execução. (KOTLER, 2017, p. 23)
Continuando o plano, a assistência técnica tem todos os processos por meio físico, porém as decisões por parte do cliente poderá ser presencial ou realizada por meio digital como e-mail ou whatsapp ou telefone. Desta maneira tornando o cliente parte do processo criando um relacionamento com o cliente.
O marketing de relacionamento estabelece sólidas ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes. Ele reduz o dinheiro e o tempo investidos nas transações. Nos casos mais bem-sucedidos, as transações deixam de ser negociadas de tempos em tempos e se tornam rotineiras. (KOTLER, 2000, p. 35.)
Pensando nas atribuições sugeridas, o processo de vendas online foi planejado a partir de um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro empresa, permitindo a emissão de nota fiscal eletrônica. Além disso, integrado com o serviço dos correios e com as plataformas de e-commerce. 
A empresa mantém todo o Sistema de Gestão integrado para atualização de estoque e integração com os parceiros em Marketplace. Com isso, ampliando para o território nacional o alcance de venda de produtos e divulgação da marca nos portais de compras online. Contribuindo para um aumento no fluxo de caixa.
Veja a seguir novo fluxograma de Vendas Online:
Figura 3 - Fluxograma de Vendas online
Fonte: Elaborado pelo autor.
Neste fluxograma apresentado na figura 3, é possível visualizar os procedimentos desde o início do pedido até a separação e envio do pedido para transporte.
Outro processo da empresa que faz parte do plano estratégico são os processos da assistência técnica.
Inicialmente o cliente levava o equipamento defeituoso até a loja dando entrada para o orçamento informando o possível defeito. Depois o técnico realizava o orçamento informando ao cliente o valor do serviço e o que seria feito aguardando a sua aprovação. Desse modo, aumentando o número de orçamentos e consequentemente estendendo os prazos combinados.
Após o planejamento, desenvolveu-se um novo fluxograma invertendo o cenário de decisão do cliente que antes era após o orçamento para o início do processo. Sendo assim, neste novo cenário de trabalho o técnico realiza junto com o cliente em entrevista semi-estruturada uma avaliação antes do cadastro até a sua real intenção conserta. Vale ressaltar que algumas pessoas desejam ter somente uma Idea de valor para refletir entre o produto novo e o conserto.
Veja a seguir o novo fluxograma de Assistência Técnica
Figura 4 - Fluxograma de Assistência Técnica
Fonte: Elaborado pelo autor.
Como apresentado nos fluxogramas de processos de Vendas Online e Assistência Técnica, nas Figuras 3 e 4, respectivamente, a empresa estabelece um novo modelo de trabalho, seguindo todos os processos sem hesitar. 
8. INDICADORES DE QUALIDADE
No decorrer do estudo da disciplina de Diagnóstico Organizacional, entendeu-se a importância dos indicadores de qualidade de uma organização. São eles os responsáveis pela verificação do alcance dos objetivos determinados pela direção, além de medir o seu desempenho.
Em seguida, após a realização desse estudo, sugere-se a aplicação de quatro indicadores de qualidade: Eficácia, Eficiência, Efetividade e Indicadores de qualidade.
9. CONCLUSÃO
O objetivo geral da pesquisa foi identificar, através de diagnóstico organizacional, os pontos fortes e fracos da empresa Banzai Games e sugerir, por meio dessa ferramenta estratégica o desenvolvimento e crescimento da empresa diante da concorrência, uma otimização de algumas funções e reduzir o retrabalho diante das atividades, focada principalmente nas vendas online e assistência técnica.
Embora a Banzai Games seja uma pequena empresa, com os resultados da Análise SWOT e do atual fluxograma, percebeu-se muitas possibilidades de ampliação e crescimento permitindo que suas forças e oportunidades sejam maiores que as suas fraquezas e ameaças.
Esse estudo pode vir a colaborar para uma melhor organização nas atividades de vendas online e assistência técnica, ao propor um sistema de gestão empresarial e uma reorganização no fluxograma de atendimento técnico. 
No entanto, entende-se que a partir da análise SWOT a empresa deverá ter disposição para melhorar sua desenvoltura empresarial. Além de permitir estudos futuros relacionado aos resultados dessas alterações, caso seja aplicada por esse estudo apresentado.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, L. C. G. de. Gestão de progressos: melhores resultados e excelências organizacionais. São Paulo: Atlas, 2016.
BOAS, B. V. Maioria das empresas fecha as portas após cinco anos, diz IBGE. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2017/10/04/maioria-das-empresas-fecha-as-portas-apos-cinco-anos-diz-ibge.ghtml. Acesso em: 05 nov. 2020.
Brasil: Um país com DNA empreendedor. Disponível em: https://www.academiaassai.com.br/noticia/brasil-um-pais-com-dna-empreendedor#:~:text=Segundo%20o%20Sebrae%2C%20o%20Brasil,colocar%20em%20pr%C3%A1tica%20suas%20ideia. Acesso em: 05 nov. 2020.
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003
COBRA, M. H. N. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1992.
GIL, A .C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KOTLER, P. Administração de Marketing: edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2000
KOTLER, Philip. Marketing 4.0: Do Tradicional ao digital. Rio de Janeiro, Sextante, 2017
LEÃO, G. (2012) Centro Regional das Beiras. Tese de Doutorado. Universidade Católica Portuguesa
LIMA, R. J. B. Diagnóstico organizacional: processos gerenciais. São Paulo: Prentice Hall, 2009
MACHADO, R. Por que a maioria das pequenas empresas fecha as portas em menos de um ano?. Disponível em: https://canaltech.com.br/gestao/por-que-a-maioria-das-pequenas-empresas-fecha-as-portas-em-menos-de-um-ano-41841/. Acesso em: 05 nov. 2020
OLIVEIRA, D. .P. R.. Sistemas, organização e métodos: Uma abordagem gerencial. 18. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SCOTT, C.; D.; JAFFE, D. T.; TOBE, G. R. Visão Valores e Missão Organizacional: construindo a organização
do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
SOUZA, S., ARAÚJO, R., SOUSA, M., FILHO, F, MADEIRA, M. Estudo Socioambiental na Amazônia Brasileira com foco na Qualidade da Água- Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales. Vol. 13 nº1, Jul.2017.
TAMAYO, A. Impacto dos Valores Pessoais e Organizacionais sobre o Comportamento Organizacional. In: TAMAYO, A; PORTO, J. Valores Comportamentais nas Organizações. Petrópolis: ed. Vozes. 2005 p.160-186
URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Marketing estratégico no Brasil: teoria e aplicações. SãoPaulo: Atlas, 2010.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando