Buscar

Avaliação de Pesquisa I Processo de usinagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo de Usinagem
Aluno (a): Valéria Costa Lucena
Data: 26/05/2021
Atividade de Pesquisa I
NOTA: 10
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. A usinagem necessita de planejamento para o correto entendimento do processo. Descreva as fases do processo de usinagem.
Usinagem é um processo de fabricação mecânica que consiste na remoção do sobremetal da peça por meio de corte, tanto pela utilização de máquinas como por ferramentas manuais. Esse processo consiste nas seguintes fases
· Desbaste: o excesso de material é retirado, deixando-se uma pequena quantidade de material, chamada de sobremetal, para a fase de acabamento.
· Acabamento: ocorre a retirada de sobremetal deixada na fase anterior, respeitando-se as medidas dimensionais e geométricas, com as devidas tolerâncias constantes no desenho da peça.
· Controle: são inspeções necessárias para a usinagem da peça e, após a fabricação da mesma, a inspeção de processo.
2. Explique por que a lubrificação é importante na manutenção de máquinas, equipamentos e instrumentos.
O lubrificante é uma substância intermediária entre as peças de um conjunto mecânico sujei- tas ao atrito cinético, e tem o objetivo de minimizar o desgaste excessivo e prematuro das mesmas e protegê-las dos efeitos da oxidação. A utilização de lubrificantes em quantidade insuficiente ou em excesso pode causar gran- des estragos nas máquinas e até mesmo graves acidentes de trabalho.
Na fase de projeto e fabricação de máquinas e equipamentos, é imprescindível o estudo dos métodos de lubrificação e os principais lubrificantes utilizados na área industrial. As orientações sobre esses parâmetros são de suma importância para o desenvolvimento das atividades de manutenção, pois servem para a elaboração de cronogramas, fichas de controle e especificação de lubrificantes para as diversas partes das máquinas e equipamentos
3. Para que a usinagem seja possível de maneira adequada, existem ângulos de corte que devem ser controlados na fabricação ou afiação de ferramentas de corte. Quais são os três principais ângulos de corte?
Para a fabricação dos ângulos de corte das ferramentas de corte, deve-se tomar como referência os planos padronizados utilizados como referência geométrica e dimensional. A denominação das superfícies da ferramenta, dos ângulos e das arestas é normalizada pela norma brasileira NBR 6163:1990. Os planos de referência utilizados para esta finalidade são descritos a seguir.
· Plano de referência (PR): fornece a referência de medida considerando o eixo de rotação da peça passando pelo ponto de referência na aresta principal de corte, perpendicular à direção efetiva de corte.
· Plano de corte (PC): é perpendicular ao plano de referência passando pela aresta de corte da ferramenta.
· Plano de medida (PM): é perpendicular ao plano de corte e ao plano de referência pas- sando pelo ponto de referência dado sobre a aresta principal de corte da ferramenta.
Os ângulos da ferramenta de corte são: de folga (alfa), de cunha (beta), de saída (gama), de ponta (épsilon), de posição (chi) e de inclinação de aresta cortante (lambda).
4. Escreva as recomendações que devem ser observadas para a operação segura e precisa das furadeiras.
· Utilizar óculos de proteção, protetor auricular; em caso de cabelo comprido, utilizar rede para prendê-lo; e se o material a ser furado produzir pó (concreto, ferro fundido etc.), utilizar máscara para partículas sólidas em suspensão.
· Nunca utilizar luvas, roupas folgadas ou de manga comprida na operação da furadeira ou qualquer outra máquina rotativa.
· Selecionar a broca ideal e verificar se os ângulos de corte estão bem afiados. 
· Na furação de chapas, utilizar a broca com afiação específica para evitar o travamento da mesma quando estiver terminado de atravessar a chapa.
· Nas furadeiras de coluna e bancada, a peça a ser furada deve estar bem fixada por meio de morsa ou grampos.
5. Qual a definição de lubrificação e quais os tipos existentes em função da frequência em que é feita?
O conceito de lubrificação baseia-se no princípio da inserção de um elemento lubrificante intermediário entre as peças, onde haja necessidade de minimizar o atrito, formando uma película entre elas. Em função da variedade de máquinas e equipamentos que necessitam de sistemas de lubrificação específicos, foram desenvolvidos sistemas de lubrificação planejados e controlados. Basicamente, a lubrificação ocorrerá de duas maneiras:
· Intermitente ou restrita: esse tipo de lubrificação geralmente ocorre em máquinas com dispositivos para acionamento de uma bomba de óleo em tempo controlado. De acordo com a programação, o lubrificante é injetado a uma pressão controlada em canais usina- dos nas guias da máquina sujeitas ao atrito, mantendo assim uma película necessária para se evitar o atrito cinético. Deve-se controlar o nível de lubrificante no reservatório do sis- tema para garantir a funcionalidade correta do mesmo (Capítulo 1). Exemplo de aplica- ção: máquinas de usinagem CNC.
· Lubrificação contínua: é a aplicação constante do lubrificante nas peças sujeitas ao des- gaste e deve ser utilizada no interior do conjunto, em máquinas e equipamentos rotativos. O nível do óleo deve ser controlado. Por exemplo, no caso de caixas de engrenagens em máquinas de usinagem ou nos redutores de velocidade. Exemplo de aplicação: mancais de deslizamento, caixas de câmbio de automóveis etc.
6. Um técnico em mecânica precisa furar uma peça na furadeira de coluna para a construção do trabalho de fim de curso. Qual equipamento de fixação ele deve utilizar para a execução dessa tarefa?
Para furadeiras de coluna ele deve usar morsa ou grampos para a fixação da peça a ser usinada, para evitar acidentes de trabalho e garantir a precisão da operação
7. Para a representação dos tipos de riscos existentes no ambiente de trabalho, utiliza-se o mapa de riscos ambientais, que consiste na planta baixa da empresa, com os símbolos de cores padronizadas indicando os tipos de riscos existentes. Quais são os riscos classificados pela NR 09 e quais os respectivos significados?
Segundo esta norma, os riscos são classificados da seguinte maneira:
· Azul: riscos de acidentes. 
· Marrom: riscos biológicos. 
· Vermelho: riscos químicos. 
· Amarelo: riscos ergonômicos. 
· Verde: riscos físicos.
8. Conforme estudado neste capítulo, as limas são ferramentas de corte responsáveis pela execução da usinagem manual, enquanto os dentes cortantes do picado são responsáveis pela retirada de material. Para melhor conservação das limas, quais são os cuidados que devem ser tomados?
Para melhor conservação e para que as limas tenham uma boa durabilidade, devemos ter os seguintes cuidados:
· procure utilizar primeiramente um dos lados e o segundo lado somente quando o primeiro já estiver gasto;
· não lime as peças feitas com materiais mais duros que os da lima. Exemplo: aço temperado; 
· selecione o tamanho da lima de acordo com a área da peça que será limada e do acabamento previsto;
· as limas devem ser guardadas em suportes que evitem o contato com outras ferramentas ou outras limas, e em locais protegidos contra a umidade
9. Éde extrema importância que todas as peças que compõem a máquina sejam devidamente lubrificadas. Assim, quais são os métodos utilizados para a execução da lubrificação em máquinas?
A lubrificação pode ser por dispositivos manuais, devendo ocorrer de maneira planejada e controlada para a quantidade não ser insuficiente (gerando danos as máquinas) ou em excesso (desperdício e contaminação do ambiente); e por dispositivos automáticos, que são máquinas equipadas com bombas para impunsionar o lubrificante em intervalos programados.
10. Para evitar contaminações ao meio ambiente, acidentes de trabalho e prevenir doenças profissionais, quais os cuidados que devem ser seguidos durante o trabalho com fluidos de corte e lubrificantes?
· As embalagens dos fluidos de corte e lubrificantes devem ser armazenadas em local exclusivo para essa finalidade, dotado de barreira de contenção que evite o vazamento do fluido em caso de derramamento.
· Realizar limpezas periódicas no reservatório do fluido da máquina-ferramenta.
· As máquinas devem ser equipadas com proteções que evitem respingos de fluido no operador e em pessoas próximas (NR 12)
· Colocar avental impermeável especial para o manuseio de fluidos de corte e lubrificantes antes de iniciar o manuseio.
· Lavar as áreas da pele que entram em contato com os salpicos de fluido, sujeira e partículas metálicas ao menos duas vezes durante o dia de trabalho.
· Aplicar creme protetor com certificado de autenticidade/autorização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nas mãos e braços antes de iniciar o trabalho e lavá-los após o trabalho.
· Em caso de corte ou arranhões acidentais, suspender o contato com o fluido, lavar o ferimento e procurar atendimento de profissional de saúde capacitado
Avaliação de Pesquisa I: Processo de Usinagem

Outros materiais