Buscar

APG 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APG 1 – NEUROANATOMIA
As estruturas que formam o sistema nervoso incluem encéfalo, nervos cranianos e seus ramos, medula espinal, nervos espinais e seus ramos, gânglios, plexos entéricos e receptores sensoriais. O sistema nervoso difere dos outros sistemas do corpo porque muitas de suas células são extremamente longas. Os impulsos nervosos passam para a medula espinal e o encéfalo ou da medula espinal e do encéfalo para os músculos e glândulas. Nossa exploração desse complexo, porém fascinante sistema se encerra com o estudo dos sentidos especiais: olfato, paladar, visão, audição e equilíbrio. 
 O fluxo de informação dentro do sistema nervoso pode ser descrito como aferente ou eferente. As vias aferentes transportam informações dos tecidos periféricos para o SNC (sensação), enquanto as vias eferentes transmitem comandos no sentido contrário, do SNC para a periferia, sobre como responder a estes estímulos.
Três regiões chamadas de vesículas encefálicas primárias: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Tanto o prosencéfalo quanto o rombencéfalo se subdividem, formando as vesículas encefálicas secundárias. O prosencéfalo dá origem ao telencéfalo e ao diencéfalo; o rombencéfalo, ao metencéfalo e ao mielencéfalo. As diversas vesículas encefálicas originam as seguintes estruturas no adulto:
•O telencéfalo forma o cérebro e os ventrículos laterais
•O diencéfalo dá origem ao tálamo, ao hipotálamo, ao epitálamo e ao terceiro ventrículo
•O mesencéfalo forma estrutura de mesmo nome e o aqueduto do mesencéfalo
•O metencéfalo dá origem à ponte, ao cerebelo e à parte superior do quarto ventrículo
•O mielencéfalo forma o bulbo (medula oblonga) e a parte inferior do quarto ventrículo.
O encéfalo adulto é formado por quatro partes principais: tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e telencéfalo (cérebro). 
· O tronco encefálico é contínuo com a medula espinal e é composto pelo bulbo, pela ponte e pelo mesencéfalo. 
· Posteriormente ao tronco encefálico se encontra o cerebelo. 
· Superiormente ao tronco encefálico se localiza o diencéfalo, formado pelo tálamo, pelo hipotálamo e pelo epitálamo. 
· Apoiado no diencéfalo está o telencéfalo (cérebro), a maior parte do encéfalo.
O crânio e as meninges cranianas envolvem e protegem o encéfalo. As meninges do crânio (encefálicas) são contínuas com as meninges espinais, apresentam a mesma estrutura básica, e levam os mesmos nomes: 
· dura-máter, a camada externa, essa camada é seguida pelo espaço subaracnóideo; 
· aracnoide-máter, a camada média contém o chamado espaço subaracnóideo, preenchido com um líquido cefalorraquidiano, LCR (fluído cerebrospinal ou líquor). Entre a dura-máter e o canal vertebral (canal medular) está o espaço epidural ou peridural, local de aplicação da anestesia epidural e numerosos vasos sanguíneos.
· pia-máter, a camada interna, aderida ao córtex cerebral.
DIVISÃO ANATÔMICA
Sistema nervoso central (SNC): encéfalo e pela medula espinal. 
· Encéfalo: envolvido e protegido pelo crânio, na cavidade do crânio, e contém aproximadamente 100 bilhões de neurônios. 
· Medula espinal: envolvida e protegida pelos ossos da coluna vertebral, no canal vertebral, e contém aproximadamente 100 milhões de neurônios. 
O encéfalo e a medula espinal são reciprocamente contínuos através do forame magno do occipital. O sistema nervoso central processa a entrada de muitos tipos diferentes de informações sensoriais, sendo também a fonte dos pensamentos, das emoções e memórias. A maior parte dos impulsos nervosos que estimula a contração dos músculos e a secreção das glândulas origina-se no SNC.
Sistema nervoso periférico (SNP): composto de todas as estruturas nervosas fora da parte central, como os nervos cranianos e seus ramos, os nervos espinais e seus ramos, os gânglios, os plexos entéricos e os receptores sensoriais. Estas estruturas ligam todas as partes do corpo ao sistema nervoso central. Doze pares (direitos e esquerdos) de nervos cranianos, numerados dela XII, emergem da base do encéfalo. Um nervo é um feixe de centenas a milhares de axônios (fibras celulares nervosas), mais tecido conjuntivo associado e vasos sanguíneos, situado fora do encéfalo e da medula espinal. Cada nervo segue uma via definida e inerva uma região específica do corpo.
Partes: Nervos periféricos, gânglios
Divisões funcionais: sistema nervoso autônomo (SNA), sistema nervoso somático (SNS)
· Sistema nervoso autônomo
Definição: Componente involuntário do SNP que controla as células musculares cardíacas, glandulares e lisas.
Divisões: sistema nervoso simpático (SNAS), sistema nervoso parassimpático (SNAP)
· Sistema nervoso somático
Definição: Componente voluntário do SNP responsável por direcionar os movimentos corporais voluntários e transmitir estímulos sensoriais da pele, músculos e articulações.
DIVISÃO FUNCIONAL
Essas atividades diversas são agrupadas em três funções básicas: sensitiva (influxo), integrativa (controle) e motora (efluxo).
1. Função sensitiva. Os receptores sensitivos detectam estímulos internos como um aumento na pressão arterial e estímulos externos como uma gota de chuva que cai no braço. Os neurônios chamados sensitivos ou aferentes conduzem essa informação sensitiva para o encéfalo e a medula espinal, por meio dos nervos espinais e cranianos. 
2. Função integrativa. O sistema nervoso processa informação sensitiva, analisando e armazenando uma parte dela e tomando decisões para respostas apropriadas - uma atividade conhecida como integração. Uma função integrativa importante é a percepção, a percepção consciente dos estímulos sensoriais. A percepção ocorre no encéfalo. Muitos dos neurônios que participam na integração são interneurônios (neurônios que se interconectam com outros neurônios) com axônios que se estendem apenas por uma curta distância e contatam neurônios vizinhos no encéfalo ou na medula espinal para estabelecer “quadros de circuitos” complexos da parte central do sistema nervoso. Os interneurônios compreendem a vasta maioria dos neurônios no corpo. Esses neurônios formam a maior parte do sistema nervoso central. 
3. Função motora. Assim que ocorre a integração da informação sensitiva, o sistema nervoso estimula uma resposta motora apropriada, como uma contração muscular ou uma secreção glandular. Os neurônios que servem a essa função são chamados neurônios eferentes ou motores. Os neurônios motores conduzem informação do encéfalo para a medula espinal ou para fora do encéfalo e da medula espinal para os efetores (músculos e glândulas), por meio dos nervos espinais ou cranianos. A estimulação dos efetores pelos neurônios motores provoca a contração dos músculos e a secreção pelas glândulas.
Células do Tecido Nervoso
· Células da glia (neuróglia): Sustentação e proteção neuronal; modula a atividade neuronal.
- Astrócitos 
- Micróglia 
- Oligodendrócitos 
- Células ependimárias 
- Células de Schwann
· Neurônios: Recebe e transmite impulsos nervosos.
Substância Branca: 
- Fibras nervosas mielínicas 
- Células glia: Astrócitos fibrosos, micróglia, oligodendrócitos
Substância Cinzenta: 
- Corpos celulares de Neurônios 
- Células glia: Astrócitos protoplasmáticos, micróglia, oligodendrócitos 
- Fibras nervosas amielínicas

Continue navegando