Buscar

A entrevista de anamnese HUTZ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SILVA, M.A. & BANDEIRA, D.R. A entrevista de anamnese. In: HUTZ, C. S. e COLS, Psicodiagnóstico. Porto Alegre/RS: Artmed, 2016
RESUMO: 
Através do texto o autor explica a extrema importância de entender a história e queixa do cliente, coletando o máximo de informações possíveis em uma entrevista inicial. Chamamos essa entrevista inicial de entrevista de anamnese, que será o momento em que o psicólogo terá uma ideia melhor sobre cada caso.
É importante que anamnese seja feita com detalhes, e entendendo desde a gestação até o momento em que a criança e os pais se encontram, por exemplo. Precisamos entender o dia a dia e como a rotina atual foi se formando e como a família foi se formando na estrutura que é atualmente. Também é importante que a anamnese seja feita apenas com os pais, sem a presença da criança, a única exceção seria para adolescentes, eles podem estar presentes durante a entrevista de anamnese. Quando se trata de adultos, a anamnese será feita com eles mesmo, a única exceção será caso o cliente tenha algum transtorno ou patologia que o impeça de responder as questões.
Para explicar melhor o objetivo da anamnese o texto conta um exemplo de um adolescente que tem dificuldade em aprender e acompanhar as aulas na escola. Para que a hipótese de um diagnostico seja mais próxima, deveríamos entender e questionar se o adolescente teve esse problema antes, por isso entramos com a anamnese, caso essa dificuldade seja presente na vida do adolescente desde sua infância, isso nos indica um possível problema de origem cognitiva, porém se for uma queixa recente e apenas em seus anos de adolescência isso começou a ser um problema, podemos levantar a hipótese de que seja um problema de origem comportamental ou emocional.
O texto também cita a importância de explicar de forma clara para o cliente a importância e objetivo da anamnese, sempre colocando de lado todo e qualquer preconceito e julgamento. 
Também é importante que o psicólogo registre todas as informações recebidas do cliente durante a entrevista de anamnese, usando as próprias palavras do cliente para que o registro seja autêntico. A anamnese também é permitida ser gravada, desde que tenha total consentimento do cliente, porém ao mesmo tempo que a gravação pode ajudar o psicólogo a se concentrar melhor no cliente enquanto o questionamento ocorre, o cliente também pode se sentir inseguro por saber que está sendo gravado.
O texto também explica a importância de usarmos as perguntas certas para cada entrevista de anamnese com base na idade de cada cliente, pois cada idade tem sua particularidade. No caso de uma criança precisamos entender os detalhes de seu desenvolvimento como andar, falar e outros. Já na fase da adolescência a anamnese também irá entender o desenvolvimento do cliente, porém focando mais em seus aspectos sociais, sexuais e subjetividades da idade.
Em casos de adultos, a anamnese apenas irá perguntar detalhes das fases de desenvolvimento caso sejam pertinentes. De acordo com os autores, as perguntas de anamnese que melhor se encaixam para uma entrevista com um adulto seriam aquelas que entendem seu ambiente social, ocupacional, físico, familiar e caso haja algum transtorno sexual.

Continue navegando

Outros materiais