Buscar

Fichamento - Cap. 6 Entrevista de Anamnese Psicodiagnóstico Mônia Aparecida Silva e Denise Ruschel Bandeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
FICHAMENTO DE LEITURA
Cap. 6 Entrevista de Anamnese – Psicodiagnóstico – Mônia Aparecida Silva e Denise Ruschel Bandeira 
A entrevista de anamnese é essencial durante o psicodiagnóstico como uma forma de coletar dados sobre o cliente. Entender sua vida e seus motivos. É durante essa entrevista que o psicólogo irá formular suas hipóteses e escolher as melhores técnicas e instrumentos para serem usados posteriormente.
 Buscar conectar a vida do cliente a sua questão apresentada é um dos maiores objetivos da anamnese. Pressupondo que a pessoa possua conhecimento sobre a própria vida ou a vida de quem está sendo avaliado, esta entrevista pode ser feita com diferentes pessoas dependendo de quem é o cliente. 
      Numa avaliação de crianças, por exemplo, a entrevista de anamnese é feita com seus pais ou responsáveis. Em adolescentes ela pode ser feita com o jovem, com os pais, ou ambos. Na entrevista com adultos e idosos, a não ser que haja alguma impossibilidade de a própria pessoa responder, como um quadro psicopatológico, a mesma irá responder a entrevista.
   Neste tipo de entrevista o psicólogo possui uma posição mais ativa nos questionamentos, porém, posicionamentos a respeito da pessoa que está sendo avaliada devem ser evitados pois, se trata de uma coleta de informações. Na entrevista são priorizadas informações cronologicamente organizadas. 
 No registro da entrevista o psicólogo precisa ter a habilidade tanto de escutar quando de perguntar e anotar o que está sendo dito, se atentando ao fato de que anotar quando o paciente fala pode gerar um distanciamento do mesmo e, não anotar nada pode ser arriscado e fazer com que o psicólogo perca detalhes importantes da entrevista. A gravação é um método que possibilita ao psicólogo ouvir com mais atenção o paciente e permite a fidedignidade dos fatos que estão sendo descritos. Porém, mesmo com o consentimento do entrevistado em gravar a anamnese o mesmo pode se sentir desconfortável durante o processo então, é importante deixar claro as implicações éticas relacionadas a gravação.
 Não existe uma duração pré-determinada da entrevista de anamnese, mas, é recomendado utilizar o tempo limitado do psicodiagnóstico de maneira eficiente. Existem modelos de anamnese que auxiliam o psicólogo durante o processo de entrevista.
      É importante ressaltar também, que a cronologia dos fatos irá depender da faixa etária de quem está sendo entrevistado dando mais importância a certos aspectos do que outros apesar de alguns aspectos sempre serem examinados. 
 No caso de uma anamnese infantil, sua história pré e perinatal e seus marcos do desenvolvimento são o centro da entrevista. Aspectos como as condições de saúde física e mental da mãe durante a gravidez e após a mesma, possíveis intercorrências na gravidez e detalhes sobre o parto como o índice de Apgar serão mais enfatizados. Os marcos do desenvolvimento assim como suas capacidades linguísticas, motoras, cognitivas, sociais, emocionais e adaptativas também serão avaliados. Em adolescentes serão mais avaliados os aspectos sociais, escolares, mudanças hormonais e físicas. A socialização, relacionamentos íntimos, sexualidade, seu histórico escolar e os problemas relacionados a esta fase possuem mais centralidade do que os marcos do desenvolvimento. E em adultos e idosos são mais enfatizados os aspectos sexuais, familiares, sociais, ocupacionais e físicos. 
 É importante que o psicólogo tenha conhecimentos teóricos sobre diversas áreas quando o mesmo aplica este tipo de entrevista porque isso ajuda o profissional a guiar seus questionamentos e conduzir a entrevista de modo mais eficiente.
 Quando uma entrevista de anamnese é pouco esclarecedora ou é carente de informações, é importante perguntar a mesma coisa de diferentes maneiras para favorecer a lembrança de aspectos não relatados. É importante ser assertivo durante a entrevista para não perder informações relevantes e, sempre buscar registrar as palavras ditas pelo entrevistado da maneira como ele o disse.
 Utilizar um roteiro para a entrevista de anamnese é uma boa estratégia já que é uma entrevista que possui uma quantidade de informações muito extensa. Entretanto, apesar de utilizar um roteiro cabe ao psicólogo adaptar o mesmo durante a entrevista de acordo com a necessidade e as questões de cada entrevistado.
2

Outros materiais