Buscar

A3 desenvolvimento humano e social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

desenvolvimento humano e social- unidade 3 
A Modernidade teve como princípios algumas características, como a razão e o conhecimento científico, como promotores do progresso da humanidade. Contudo a experiência do século XXI vem colocando em xeque algumas dessas noções pelos chamados autores pós-modernos. O acesso à saúde e à educação, por exemplo, não é uma realidade para todas as pessoas. Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos hoje permitem uma maior abrangência do campo educacional, como no caso da modalidade à distância de ensino. Outro ponto pertinente ao desenvolvimento tecnológico é a questão ambiental, pois, por um lado, a tecnologia contribui em diversos aspectos, entretanto também impactou o meio ambiente.
Diante desse quadro e tendo como embasamento os conteúdos apresentados nesta unidade, qual é o papel da tecnologia na vida dos sujeitos nos dias atuais? Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas com relação à educação e ao meio ambiente? Para responder a essas questões, procure utilizar exemplos concretos e, se possível, busque utilizar situações do seu cotidiano.
1. QUAL É O PAPEL DA TECNOLOGIA NA VIDA DOS SUJEITOS NOS DIAS ATUAIS?
A tecnologia traz grandes benefícios em diversos setores sociais, um deles é na área da saúde. A modernidade tecnológica vem facilitando bastante nossas vidas e tendo um papel fundamental para a qualidade de vida dos indivíduos, principalmente nesse momento de isolamento que estamos passando, por exemplo: com a telemedicina os pacientes podem ter acesso a médicos especialistas por meio de uma plataforma. Assim, tendo a tecnologia como uma peça essencial na área da saúde, mas infelizmente essas tecnologias não estão ao alcance de todos, devido a desigualdade social alta, e assim ficam a mercê do Estado que possui uma demande de pacientes altíssima nos hospitais públicos, impossibilitando o uso dessa ciência avançada e de todos os benefícios desses novos conhecimentos.
2. COMO A TECNOLOGIA PODE IMPACTAR NA VIDA DAS PESSOAS COM RELAÇÃO Á EDUCAÇÃO E AO MEIO AMBIENTE?
Na educação o uso de técnicas e recursos tecnológicos fazem os aparelhos eletrônicos serem uma ferramenta muito importante para o indivíduo no sentido de facilitar o acesso ao conhecimento. Educadores usam programas para deixar a sua aula mais dinâmica e de fácil entendimento e, com o ensino a distância atual os alunos e professores tiveram que se adaptar e arranjar formas para utilizar essa tecnologia da melhor forma, através dos seus aparelhos, podendo assim acessar aulas online e materiais, facilitando cada vez mais o ensino. Como exemplo dessa modernidade temos a própria Universidade UNIFACS que disponibiliza o BlackBoard para passar os conteúdos, informações e para a comunicação. 
Por outro lado, temos indivíduos que não possuem esse meio de acesso ao ensino, dificultando o aprendizado. Há alunos de baixa renda que detêm de redes de internet e esse modelo de ensino está bem distante da sua realidade. 
Já no aspecto do meio ambiente, a tecnologia vem preocupando muito, tendo o consumo de energia exacerbado, produtos não recicláveis sendo consumidos de forma alta, e o uso exagerado de máquinas em fábricas, afetando assim diversas áreas do nosso planeta. É claro que a tecnologia nos trouxe vantagens e com isso precisamos usa-las ao nosso favor, por exemplo: sempre pesquisar e acompanhar soluções ambientais para tentar cada vez mais minimizar os danos, tendo como exemplo a energia eólica. A sustentabilidade é a chave e a base para um futuro com qualidade de vida.

Outros materiais