Buscar

A3 desenvolvimento humano e social/DIANTE DESSE QUADRO E TENDO COMO EMBASAMENTO OS CONTEÚDOS APRESENTADOS NESTA UNIDADE, QUAL É O PAPEL DA TECNOLOGIA NA VIDA DOS SUJEITOS NOS DIAS ATUAIS? COMO A TECNO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A MODERNIDADE TEVE COMO PRINCÍPIOS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS, COMO A RAZÃO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, COMO PROMOTORES DO PROGRESSO DA HUMANIDADE. CONTUDO A EXPERIÊNCIA DO SÉCULO XXI VEM COLOCANDO EM XEQUE ALGUMAS DESSAS NOÇÕES PELOS CHAMADOS AUTORES PÓS-MODERNOS. O ACESSO À SAÚDE E À EDUCAÇÃO, POR EXEMPLO, NÃO É UMA REALIDADE PARA TODAS AS PESSOAS. AO MESMO TEMPO, OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS HOJE PERMITEM UMA MAIOR ABRANGÊNCIA DO CAMPO EDUCACIONAL, COMO NO CASO DA MODALIDADE À DISTÂNCIA DE ENSINO. OUTRO PONTO PERTINENTE AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO É A QUESTÃO AMBIENTAL, POIS, POR UM LADO, A TECNOLOGIA CONTRIBUI EM DIVERSOS ASPECTOS, ENTRETANTO TAMBÉM IMPACTOU O MEIO AMBIENTE.
DIANTE DESSE QUADRO E TENDO COMO EMBASAMENTO OS CONTEÚDOS APRESENTADOS NESTA UNIDADE, QUAL É O PAPEL DA TECNOLOGIA NA VIDA DOS SUJEITOS NOS DIAS ATUAIS? COMO A TECNOLOGIA PODE IMPACTAR NA VIDA DAS PESSOAS COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO E AO MEIO AMBIENTE? PARA RESPONDER A ESSAS QUESTÕES, PROCURE UTILIZAR EXEMPLOS CONCRETOS E, SE POSSÍVEL, BUSQUE UTILIZAR SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO.
O avanço tecnológico vem crescendo de forma exponencial e, com isso, reflete diretamente em benefícios e malefícios na sociedade. A princípio é válido pontuar que a evolução da tecnologia tem o intuito de nos trazer facilidades, otimizar nosso tempo, fazer descobertas e consequentemente proporcionar as pessoas uma melhor qualidade de vida. À exemplo disso se tem a facilidade que qualquer pessoa no mundo pode ter de acessar alguma informação e ao mesmo tempo a compartilhar num piscar de olhos através de um dispositivo celular, computador, tablet entre outros, e isso é uma grande vantagem em relação a acessibilidade de informações. Essa dinamicidade nas relações pessoais através desses avanços é muito importante nos dias de hoje, pois ela vem moldando as ações da sociedade, através disso milhares de indivíduos trabalham sem sair de casa, modelo conhecido como “home office”, muitas pessoas já não saem mais de casa para socializar, conhecer e se relacionar com outros, pois já fazem isso via internet, buscam suas formas de lazer através da modernidade, como por exemplo videogames, filmes, séries entre outros. 
Por conseguinte, é de grande importância o avanço da tecnologia para o progresso da ciência, pois dessa forma ela contribui para a área da saúde no que se diz respeito a descobertas de curas, tratamentos e formas de prevenção de muitas doenças. Contudo, é valido ressaltar que a tecnologia se tornou tão presente na vida das pessoas principalmente quando se trata das populações em áreas urbanas, que basicamente quase ninguém mais se ver vivendo sem o uso por exemplo de eletrodomésticos, internet, celulares entre outras coisas.
Porém, com o crescimento da modernização, o uso de mecanismos tecnológicos vem sendo cada vez mais implementado na educação e criando uma codependência, o que de certa forma não seria ruim se isso não influenciasse na exclusão e desigualdades, posto que milhares de crianças em situações de vulnerabilidade acabam sendo prejudicadas nos estudos por não possuírem condições para obter um aparelho de celular ou computador juntamente com o acesso a internet. Um grande fato atual que comprova isso, é pandemia causada pelo coronavírus que com seu início em 2020 forçou os alunos de todas instituições de ensino a terem suas aulas transferidas e adaptadas para o modelo a distancia, provocando uma enorme evasão escolar predominante em alunos de bairros periféricos que não puderam ter acesso as aulas.
Embora a inovação da modernidade traga muitos benefícios, se não haver um certo cuidado, esse progresso pode causar diversos impactos ambientais, haja vista que para se produzir milhares de produtos, muitas empresas vem consumindo de forma descontrolada os recursos naturais não renováveis, desmatam florestas para instalar suas fabricas, despejam resíduos químicos em lugares inapropriados, poluindo rios, envenenando solos que acabam por sua vez destruindo os ecossistemas e os ciclos naturais do meio ambiente. Por isso, é de suma importância que os governos se conscientizem e possam investir em tecnologia mas buscando formas ecológicas e sustentáveis para se continuar com o progresso sem impactos negativos sobre o planeta.

Continue navegando