Buscar

Prova História da Arquitetura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- O período gótico teve seu início na França, mas, com o decorrer dos anos, conseguiu se consolidar em outros países vinzinhos, como Rússia, Alemanha e Inglaterra. O Gótico derivou do estilo Românico, sendo resultado de um processo de evolução, porem, apresenta características próprias, sendo fácil de diferenciar e de identificar suas construções. O Românico era mais religioso, os prédios eram construídos por monges, as construções góticas, por sua vez, eram auxiliadas por diferentes pessoas. Uma obra de grande destaque de estilo Gótico foi à catedral de Saint-Denis na França, em 1140.
Com relação ao tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com as inovações tecnológicas no período gótico, ocorreram diversas alterações em relação à estrutura das edificações, como, por exemplo, o fato de as paredes poderem ser dispensadas.
PORQUE
II. As paredes não tinham mais a função estrutural de suportar o telhado da edificação, o que possibilitava a substituição delas por elementos transparentes, como grandes janelas, por exemplo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
As duas estão corretas a segunda justifica a primeira.
2 - A casa de uma família nobre foi implantada no topo de uma colina em Vicenza, em 1566, com vistas distintas em todas as direções, e tem quatro fachadas praticamente idênticas, casa uma com uma escadaria que leva a uma galeria no pavimento principal. A simetria quádrupla da edificação dá a impressão de Sr um “ideal” intransigente. A característica que a distingue é a rotunda central que acompanha toda a altura da edificação. 
Qual o estilo da casa descrita? 
Grego
3- Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija.
Assinale a alternativa que exemplifica uma construção arquitetônica do período grego. 
Partenon de Atenas
4- Os romanos do período antigo deixaram um grande legado para a civilização. Desenvolveram novas práticas de construção de estradas e edificações estradas passaram a ser necessárias para deslocamento de tropas e alimentos, assim como auxiliava no comércio e nas trocas culturais. Novas desenvolvidas, pois as edificações precisavam ser maiores, já que as cidades estavam mais populosas e as atividades internas passavam a compor 
Todas estão corretas.
5- O Renascimento foi um movimento intelectual e cultural que se iniciou por volta do século XIV na Itália e logo se espalhou por toda Europa. A principal característica renascentista foi a busca por compreender a humanidade como um todo. Essa preocupação orientou o desenvolvimento das ciências, da política, das artes.
Classicismo e Humanismo

Continue navegando