Buscar

PROVA - Educação a Distância e Estratégias de Mediação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA
Educação a Distância e Estratégias de Mediação
1. (INMETRO - 2010) A mediação é condição para o sucesso de cursos on-line. A concepção de mediação pedagógica relaciona-se diretamente com a concepção de ensino e de aprendizagem adotadas. Assinale a opção em que os verbos expressam ações de tutoria compatíveis com as práticas de mediação colaborativa.
observar, articular, intervir e orientar. (Alternativa correta)
2. "A experiência com EaD, independente da concepção de educação adotada e das ferramentas didáticas utilizadas (televisão, rádio, internet, material impresso), tem demonstrado que o sistema tutorial é cada vez mais indispensável ao desenvolvimento de aulas a distância. Nesse processo, cabe ao tutor acompanhar as atividades discentes, motivar a aprendizagem, orientar e proporcionar ao aluno condições de uma aprendizagem autônoma." (SOUZA et al. 2004) Quanto às competências mais complexas da tutoria, assinale a alternativa CORRETA:
Estimular a interação entre os grupos, com o objetivo de incentivar os alunos a enfrentarem as dificuldades presentes na EaD. (Alternativa correta)
3. (SEE/SP - 2013) Muitas vezes, no cotidiano das avaliações escolares, o que é ensinado importa mais que o que é aprendido. De acordo com Luckesi (201, avaliar vem do latim,"a-valere", ou seja, "dar valor a...", de modo que a "avaliação" refere-se à capacidade de se atribuir uma qualidade ou valor a um determinado objeto ou a algo. Das alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO está de acordo com a perspectiva defendida por esse autor:
A avaliação deve se constituir em uma prática seletiva, permitindo separar os alunos em bem e malsucedidos, para valorizar apenas os alunos bem posicionados. (Alternativa correta)
4. (IFRN - 2011 - Adaptada) Sobre o exercício da tutoria no processo de mediação pedagógica a distância, assinale a alternativa CORRETA:
A diferença entre o docente e o tutor é institucional, o que leva a consequências pedagógicas importantes, pois as intervenções do tutor, na educação a distância, são demarcadas em um quadro institucional diferente. (Alternativa correta)
5. (Prefeitura Municipal de Congonhas/MG - 2009 - Adaptada) A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico, incluindo outras ações que implicam a própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. Sendo parte de um processo maior, a avaliação pode ser formativa ou somativa. Com base nessas considerações, assinale a alternativa CORRETA:
A avaliação formativa é aquela em que o professor deve estar atento aos processos e às aprendizagens dos seus alunos. (Alternativa correta)
6. (INMETRO - 2010) "É importante aprender, ir com calma, antes de adquirir tecnologias caras ou contratar uma equipe grande, sem antes ter acumulado a experiência necessária. Há certa febre de fazer EaD, especialmente on-line. Isso é positivo, mas há muito amadorismo na forma de planejar as ações de EaD." José Manuel Moran. EaD entre a febre e a cautela. Internet: www.eca.usp.br (com adaptações). O amadorismo em cursos a distância é percebido, sobretudo, pelas ações dos tutores, cujo despreparo, na maioria das vezes, influencia os índices de evasão dos cursos. Constitui evidência desse amadorismo:
imprimir uma dinâmica da aprendizagem em cursos on-line semelhante à do ensino presencial. (Alternativa correta)
7. (SEE/SP - 2013) "Podemos dizer que a atual prática da avaliação (...) possibilita um processo cada vez menos democrático no que se refere tanto à expansão do ensino quanto à sua qualidade." (LUCKESI, 2011). Segundo esse autor, deve haver uma maior articulação entre a avaliação e o planejamento porque enquanto o(a):
planejamento é o ato pelo qual se decide o que construir, a avaliação é o ato crítico que subsidia a verificação de como está sendo construído o projeto. (Alternativa correta)
8. (FIOCRUZ - 2014) Dentre as atribuições dos tutores que aparecem na literatura sobre o assunto, além de conhecer o planejamento e estratégias metodológicas adotadas pelo professor e mediar o processo ensino-aprendizagem, pode-se destacar:
manter boa comunicação e interação com alunos e professor, acompanhar as atividades dos alunos com olhar investigativo, desafiar e instigar os alunos para o estudo e aprofundamento dos conteúdos, identificar as dificuldades dos alunos e agir com rapidez na busca de soluções. (Alternativa correta)
9. (TCE/PI - 2014) A avaliação da aprendizagem atinge sua grande finalidade quando oferece aos alunos condições de conhecer suas possibilidades e seus limites, além de lhes fornecer elementos para a autorreflexão. Desse modo, pode-se perceber que a avaliação, pelo professor, está centrada no(a):
condução para a autoavaliação, o que se consegue por meio do feedback e da mediação. (Alternativa correta)
10. Acerca da temática do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e a avaliação em EaD, assinale a alternativa CORRETA:
Em cursos on-line, calcados no trabalho colaborativo, o valor da aprendizagem reside na participação ativa do aluno na construção do conhecimento. (Alternativa correta)

Outros materiais