Buscar

Av final planejamento em saude

Prévia do material em texto

Objetivo/Habilidade: Compreender a importância dos Conselhos de Saúde. 
Com relação aos Conselhos de Saúde, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Estão presentes na esfera municipal, mas não nas esferas estaduais e federal. Sua atuação é restrita ao município. 
b. São voltados para o controle das estratégias, mas não atuam na formulação das políticas de saúde.
c. Cumprem apenas o papel de fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros que são direcionados às ações do serviço de saúde.
d. São voltados para formular estratégias e controlar a execução da política de saúde, inclusive questões financeiras e econômicas.   
Os Conselhos de Saúde são instituições presentes nas três esferas de governo, União, Estados e Municípios, voltados para formular estratégias e controlar a execução da política de saúde, incluindo as questões relativas aos aspectos econômicos e financeiros. Ele é um instrumento do controle social, que contribui para a participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.     
Referência: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Manual de planejamento no SUS. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2016. (Série Articulação Federativa). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes
e. Não atuam em questões relacionadas a aspectos financeiros e econômicos, pois não têm competência para atuar nessas questões.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: São voltados para formular estratégias e controlar a execução da política de saúde, inclusive questões financeiras e econômicas.  
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Identificar as diretrizes do Planejamento.
Para que o planejamento governamental em saúde cumpra seus objetivos, é importante seguir algumas diretrizes. Dentre essas diretrizes, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. O planejamento deve ser ascendente e integrado, pois parte da necessidade da população, que deve ser discutida nas três esferas com a participação da população. 
CORRETA - O planejamento deve ser ascendente e integrado, pois parte da necessidade da população, que deve ser discutida na esfera municipal, estadual e federal com a participação do controle social, exercido pela população. 
Referência: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Manual de planejamento no SUS. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2016. (Série Articulação Federativa). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes
b. O planejamento deve respeitar os resultados das pactuações entre os gestores do Ministério da Saúde.
c. O planejamento deve partir das necessidades do Ministério da Saúde, portanto deve seguir os interesses do executivo.
d. O planejamento deve ser integrado ao planejamento governamental geral, mas não a Seguridade Social.
e. O planejamento consiste em uma atividade obrigatória que deve ser realizada uma única vez, para que cumpra o proposto.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O planejamento deve ser ascendente e integrado, pois parte da necessidade da população, que deve ser discutida nas três esferas com a participação da população.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender as competências de cada esfera da federação no Planejamento em Saúde. 
O Planejamento no SUS deve ser realizado pelas três esferas da federação, ou seja, União, Estados e Municípios. Quanto às competências de cada esfera em relação ao Planejamento no SUS, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. É uma competência comum acompanhar, avaliar e divulgar o nível de saúde da população.
b. É uma competência comum implementar a política de insumos e equipamentos de saúde.
c. É uma competência comum elaborar o planejamento estratégico do SUS. 
Em relação ao planejamento no SUS e suas esferas, União, Estados e Municípios, a Lei 8.080 estabelece quais competências são comuns a todas as esferas e quais competências são específicas. Na alternativa A, é apresentada a elaboração do planejamento estratégico do SUS como sendo uma competência comum das três esferas, União, Estados e Municípios, contudo a elaboração do planejamento estratégico do SUS é de competência específica da União.
Referência: Fonte: Lei n° 8.080, de 1990, LC n° 141, de 2012 (BRASIL, 1990).
d. É uma competência específica da União gerenciar as unidades públicas de saúde.
e. É uma competência específica do município monitorar e avaliar as redes regionalizadas e hierarquizadas no SUS.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: É uma competência comum acompanhar, avaliar e divulgar o nível de saúde da população.
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender a importância da análise situacional de saúde para o Planejamento em Saúde.
Análise situacional de saúde no planejamento é uma ferramenta usada para compreender uma realidade, classificando as necessidades e os principais problemas de um território, em que se pretende produzir o cuidado à pessoa. Com relação ao diagnóstico, assinale a alternativa correta. 
Escolha uma opção:
a. Análise situacional de saúde pode auxiliar os gestores a avaliarem profundamente sua unidade, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos. 
A alternativa traz os elementos centrais da análise situacional de saúde que é um conjunto de ações e análises que irá auxiliar os gestores a avaliarem profundamente sua unidade, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos. Com isso, seria possível identificar e até mesmo prevenir problemas, bem como encontrar soluções mais corretas para resolvê-los.
Referências: CAMPOS, F. C. C. Planejamento e avaliação das ações em saúde/Francisco Carlos Cardoso de Campos, Horácio Pereira de Faria, Max André dos Santos. - 2ª ed. - Belo Horizonte: Nescon/UFMG, Coopmed, 2010.
b. Com a Análise situacional de saúde é possível identificar e até mesmo prevenir problemas, mas não ajuda a encontrar soluções para resolvê-los.
c. Realizar análise situacional de saúde é complexo e consome muitos recursos, pois existe a necessidade de fazer pesquisas cada vez mais complexas.  
d. Análise situacional de saúde consiste tão somente em levantar dados, e esses dados são suficientes para as tomadas de decisão.
e. Análise situacional de saúde ajuda a identificar, mas não ajuda a descrever e explicar os problemas, pois cada problema possui sua complexidade e variabilidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Análise situacional de saúde pode auxiliar os gestores a avaliarem profundamente sua unidade, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos.
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender os fundamentos do Planejamento Estratégico Situacional.
Na concepção de Matus, existem três fundamentos teóricos para a compreensão do Planejamento Estratégico em Saúde, que são: a governabilidade, o projeto de governo e a capacidade de governo. Em relação a esses três fundamentos, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. O mais importante é a governabilidade, pois está relacionado a quanto recurso terá para executar o plano.
b. A governabilidade é mais importante, pois está relacionada ao que pode ser feito pela equipe independente do uso de recursos.
c. Governabilidade está relacionada aos recursos e variáveis que a equipe controla ou não e que são necessárias para executar o plano.
Justificativa: No triângulo de governo, a alternativa C traz a definição exata de governabilidade, que é um dos fundamentos do Planejamento Estratégico Situacional. A governabilidade diz respeito àquilo que está sob o controle da equipe que está realizando o planejamento, quando não está sob o controle da equipe, ela não o governa.
Referências: CAMPOS, F. C. C. Planejamento e avaliação das ações em saúde/Francisco Carlos Cardoso de Campos, Horácio Pereira de Faria, Max André dos Santos. - 2ª ed. - BeloHorizonte: Nescon/UFMG, Coopmed, 2010.
d. Projeto de Governo é o plano elaborado pela gestão para que a equipe da unidade cumpra exatamente como foi proposto.
e. Capacidade de governo é a disponibilidade de recursos financeiros disponíveis para executar um Plano de Ação.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Governabilidade está relacionada aos recursos e variáveis que a equipe controla ou não e que são necessárias para executar o plano.
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender as formas de obtenção de informações por meio da Estimativa Rápida. 
A Estimativa Rápida é um modo para obtenção de informações sobre um conjunto de problemas e dos recursos disponíveis para o seu enfrentamento, em um curto período de tempo e sem altos gastos. Em relação a Estimativa Rápida, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. As fontes de dados são sempre as entrevistas que trazem a maior riqueza e profundidade de dados, conduzindo aos melhores resultados.
b. O pesquisador deve coletar o maior número de dados possíveis, pois em pesquisas, quanto maior o número de dados, maior é a confiabilidade.
c. As principais fontes de dados são os registros existentes, as entrevistas com diversos atores e a observação ativa da área. 
As principais fontes de dados para realização de uma Estimativa Rápida são: os registros escritos existentes ou fontes secundárias; as entrevistas com lideranças e pessoas que conhecem a comunidade, utilizando roteiros ou questionários curtos; a observação ativa da área, ou seja, para realizar uma estimativa rápida é necessário utilizar essas fontes de dados, que produzirão os melhores resultados.
Referências: CAMPOS, F. C. C. Planejamento e avaliação das ações em saúde/Francisco Carlos Cardoso de Campos, Horácio Pereira de Faria, Max André dos Santos. - 2ª ed. - Belo Horizonte: Nescon/UFMG, Coopmed, 2010.
d. O pesquisador deve definir os problemas a priori sem considerar as sugestões de outros atores, assim ele terá mais segurança em relação aos procedimentos.
e. O pesquisador deve utilizar modelos prontos de entrevistas que servem para todas as situações, pois caso opte por construir entrevistas, demandará muito tempo.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As principais fontes de dados são os registros existentes, as entrevistas com diversos atores e a observação ativa da área.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender a função do Planejamento em Saúde.
O Planejamento em Saúde pode se dar em diferentes âmbitos, podendo utilizar-se de variados métodos. Sobre o planejamento nos serviços de saúde, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. É feito depois, segundo as diretrizes do planejamento governamental e sempre após a definição do plano de governo.
b. Tem a mesma lógica e dinâmica do planejamento nos espaços governamentais, independente das características dos territórios.
c. Tem especificidades decorrentes dos objetivos dos serviços de saúde e as características do processo de trabalho.
d. Baseia-se somente no perfil epidemiológico do bairro onde está inserido o serviço de saúde, desconsiderando os planos de governo.
e. Utiliza os mesmos instrumentos formais de planejamento do SUS, de acordo com a mesma estrutura do plano de governo. 
Embora possa considerar elementos dos instrumentos formais, o planejamento em serviços requer metodologias e instrumentos adequados a este espaço, que é diferente daquele da gestão governamental. Por exemplo, a dimensão orçamentário-financeira é muito importante no planejamento do nível central de uma Secretaria de Saúde, mas não costuma ser tão central como objeto de planejamento no nível dos serviços. Além disso, vale lembrar que as secretarias de saúde são obrigadas a utilizar alguns instrumentos de planejamento e com certa periodicidade (definidos nacionalmente ou em lei), ao passo que nos serviços de saúde há mais flexibilidade para a escolha das estratégias e instrumentos de planejamento, ainda que alguns indicadores de saúde sejam utilizados nacionalmente.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Tem especificidades decorrentes dos objetivos dos serviços de saúde e as características do processo de trabalho.
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender como realizar o Plano de Ação.
O Plano de Ação é a face operativa do planejamento. Sobre o Plano de Ação, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Deve considerar o momento explicativo ou de análise situacional, utilizando-se das análises inicialmente feitas na elaboração das ações. 
É esperado que a explicação/análise do problema que se quer enfrentar, subsidie a elaboração do Plano de Ação, sob pena de as ações serem carregadas de normatividade que não necessariamente considera o contexto e a natureza do problema que se quer enfrentar.
b. O instrumento Autoavaliação para Melhoria da Qualidade (AMAQ) auxilia na autoavaliação da equipe de saúde da família, sem a vinculação com intervenções e ações.
c. Deve ser cumprido até o fim tal como planejado, sob pena de deslegitimar o esforço feito pelos atores envolvidos.
d. Deve considerar o momento explicativo ou de análise situacional, utilizando-se das análises inicialmente feitas na elaboração das ações.
e. O Plano de Ação, no caso de um serviço ou equipe da Atenção Básica, deve ter como responsáveis apenas os profissionais daquela unidade que o elaborou.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Deve considerar o momento explicativo ou de análise situacional, utilizando-se das análises inicialmente feitas na elaboração das ações.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Um dos aspectos a se considerar no planejamento realizado em serviços de saúde (como os de Atenção Básica) são as fontes de informação que utilizamos para descrever ou explicar um problema. Neste sentido, devemos considerar e  afirmar que:
Escolha uma opção:
a. A Estimativa Rápida é uma técnica melhor que a escuta de opiniões, mas requer conhecimentos especializados para sua realização.
b. A detecção de problemas de saúde da população é feita pelos profissionais das unidades de saúde básicas.
c. A complementação de informações formais e informais pode ser oportuna.
d. A integração dos sistemas de informação é umas das condições centrais para o planejamento. 
A integração dos sistemas de informação ajudaria muito, mas a desintegração existente há décadas e não impediu (nem pode impedir) que processos de planejamento aconteçam, inclusive planejamentos (pelos gestores) para enfrentar essa falta de integração ente sistemas de informação.
e. A sala de espera de uma  unidade de saúde, pelo constante barulho e movimento, não é local adequado para coleta de informações para planejamento.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A complementação de informações formais e informais pode ser oportuna.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Conhecer os objetivos do Planejamento em Saúde na APS.
O Planejamento em Saúde na APS tem algumas características. Dentre elas, podemos dizer que:
Escolha uma opção:
a. O ponto de partida do planejamento deve ser o processo de trabalho dos profissionais do serviço.
b. Fazer planejamento é uma necessidade e uma obrigação das equipes da Atenção Básica, devendo acontecer independente do contexto.
c. Um momento anual específico de planejamento, a depender de algumas condições, tem muito valor na organização e funcionamento da unidade.
d. Os problemas-alvo do planejamento das unidades de saúde devem ser definidos no nível central das Secretarias de Saúde. 
Embora seja desejável que exista sintonia entre o planejamento central e o local, e que ambos estejam baseados na análise das realidades, o serviço de saúde pode ter problemas a serem enfrentados que não coincidem com aqueles do nível central,ou são muito específicos. Isto não quer dizer que não se devam considerar problemas e prioridades municipais comuns na saúde, mas que o planejamento no serviço precisa ter sentido local.
e. Não fazer planejamento anual em uma unidade de saúde, significa viver apagando incêndios como consequência.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Um momento anual específico de planejamento, a depender de algumas condições, tem muito valor na organização e funcionamento da unidade.

Continue navegando