Buscar

18 do Forte de Copacabana

Prévia do material em texto

18 do Forte de Copacabana
Mariana Novaes | 2021
Foi o primeiro movimento Tenentista do período da República Velha. Partiu da baixa patente do exército, principalmente de jovens militares que buscavam mais reconhecimento.
Contexto
Durante o processo eleitoral para presidência da República de 1921, o jornal Correio da Manhã publicou falsas cartas ofensivas com a autoria do candidato Artur Bernardes, de Minas Gerais, criticando o ex-presidente Hermes da Fonseca. Bernardes negou a autoria, mas os militares ficaram extremamente descontentes com a publicação. Isso resultou em discussões que culminaram no fechamento do Clube Militar e a prisão do Marechal. 
ideais difundidos
Descontentamento em relação à República Oligárquica e à Política do Café com Leite.
Oposição ao poder ligado aos latifúndios.
Defendia ideais democráticos.
Descontentamento em relação ao papel do Exército Brasileiro, pois não era visto como uma grande instituição, até mesmo porque o poder dos Estados eram tanto, que eram deixados de lado.
Principal objetivo
Dar início a mobilização das tropas e partir até o Palácio do Catete.
Maior reconhecimento.
Mais oportunidades para subir de patentes.
O movimento
Na madrugada do dia 5 de julho de 1922, 301 oficiais tomam o Forte de Copacabana e disparam os canhões em direção às outras fortificações da Baia de Guanabara. O governo envia tropas para encurralar os revolucionários e exigem a sua redenção. Negociam a saída de 272 militares, principalmente por terem família.
Durante a negociação, o capitão Hermes da Fonseca acaba por sendo preso e os 28 persistentes partem a bandeira nacional em vinte e oito pedaços e continuaram resistindo. Após um tempo, 11 abandonam o movimento e os 17 restantes resolvem marchar em direção às tropas que os atacavam, e se junta a eles um civil, Octávio Corrêa. 
Após um sangrento tiroteio contra os 18 do Forte, apenas 2 sobrevivem, sendo eles os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes.
Consequências
Apesar de não ter um efeito imediato e ser ter sido logo reprimido, o 18 do Forte instaura os ideais tenentistas que darão início às revoltas seguintes.
Referências Bibliográficas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_dos_18_do_Forte_de_Copacabana
https://www.infoescola.com/historia/revolta-dos-18-do-forte-de-copacabana/
https://www.youtube.com/watch?v=sECldh7rv3g
Página 1

Continue navegando