Buscar

22 06 Relações ecológicas interespecíficas desarmônicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Relações ecológicas interespecíficas desarmônicas
As relações entre indivíduos de espécies diferentes nas quais há algum prejuízo são classificadas nos tipos: competição, predação, herbivoria, parasitismo, amensalismo e alelopatia.
COMPETIÇÃO Similar à intraespecífica acarreta prejuízo para ambas as espécies envolvidas. Esse tipo de relação ocorre quando duas espécies ocupam o mesmo nicho ecológico ou quando ocorre sobreposição parcial dos nichos e elas disputam alguns recursos comuns. Assim, quanto maior for a sobreposição de nichos ecológicos, maior será a competição. Um exemplo clássico de competição interespecífica, verificável em laboratório, é o de duas espécies de protistas que disputam o mesmo tipo de alimento: ambas são prejudicadas.
PREDAÇÃO  é a relação em que os indivíduos a de uma espécie matam indivíduos de outra espécie para se alimentar. Um exemplo típico se dá entre animais carnívoros (predadores) e herbívoros (presas).
HERBIVORIA  é a relação entre um animal (herbívoro ou onívoro) que se alimenta de um produtor primário (planta ou alga), ocorrendo benefício apenas para o animal. Um exemplo é o gafanhoto e as plantas de que se alimenta.
PARASITISMO  ocorre quando o indivíduo de uma espécie (o parasita) se instala no organismo do indivíduo de uma outra espécie (o hospedeiro) para dele extrair alimento, causando necessariamente prejuízo ao hospedeiro. Os parasitas – Vírus, bactérias, protozoários, fungos, vermes, insetos e vegetais – são encontrados nos mais variados grupos de organismos. Um exemplo dessa relação ocorre entre o parasita vegetal cipó- chumbo e outro vegetal: o cipó-chumbo, uma planta sem clorofila, obtém a seiva elaborada de outras plantas, obrigatoriamente.
AMENSALISMO é uma relação que apresenta efeito prejudicial evidente a apenas uma das espécies envolvidas ne relação ecológica, sem interferir na outra. A espécie para a qual a interação é indiferente produz e libera substâncias no ambiente que restringem o crescimento e a reprodução da outra espécie, prejudicando-a. Esse tipo de relação é considerado comum na natureza e muitas vezes referido como competição assimétrica, pois seu efeito não é sentido igualmente por ambas as espécies. Ex: a produção de penicilina pelo fungo sobre a bactéria.
ALELOPATIA caracterizada pelo efeito prejudicial de uma espécie de planta sobre a outra, por meio da produção e liberação no ambiente de compostos químicos nocivos ou tóxicos, chamados substâncias alelopáticas. Esses compostos, de um modo geral, limitam ou inibem a germinação e o crescimento de outras espécies de plantas vizinhas que seriam potenciais competidores. Ex: eucaliptos que as folhas que caem liberam substâncias que inibem o crescimento de outras ao seu redor.
Relações intraespecíficas desarmônicas
As relações entre indivíduos da mesma espécie nas quais há algum prejuízo são classificadas: competição e canibalismo.
COMPETIÇÃO ocorre entre indivíduos da mesma espécie em que os organismos envolvidos disputam entre si o controle e uso de um determinado recurso.
CANIBALISMO ocorre quando indivíduos de uma espécie se alimenta de membros da sua própria espécie. Os motivos envolvidos no estabelecimento desse tipo de relação entre os seres vivos são variados, mas geralmente envolvem superpopulação ou escassez de recursos alimentares. Ex: aranhas viúvas negras onde as fêmeas se alimentam dos machos antes durante ou depois da cópula e o louva-a-deus.