Buscar

Ecologia: Estudo das Interações entre Organismos e Ambiente


Continue navegando


Prévia do material em texto

ECOLOGIA 11/05/2020
Ecologia é o estudo das interações entre os organismos e seu ambiente. O ambiente integra os fatores abióticos (condições físico-químicas, ou seja, fatores não vivos como temperatura, umidade, calor) e os fatores bióticos (seres vivos). 
Ecossistema é todo conjunto de seres vivos que ocupam determinada espaço natural com características relativamente homogêneas. Ele abrange as interações entre todos os organismos e as interações dos organismos com o ambiente físico. A reunião de todos os ecossistemas da Terra compõe a biosfera. 
A biosfera é formada tanto pelos seres vivos como pelos ambientes que habitam. Nível mais abrangente constituído por todos os ecossistemas do planeta que estão interligados. Ela abrange: 
• A atmosfera: camada de gases que envolve o planeta, como o gás nitrogênio, o gás oxigênio e o ozônio; 
• A hidrosfera: camada formada por oceanos e mares, rios e lagos, águas subterrâneas e vapor de água. 
• A litosfera: camada que compreende a crosta terrestre e a região superior do manto terrestre. 
Biótopo é o espaço físico do ecossistema. Biocenose, ou comunidade, é o conjunto de seres vivos que habitam um biótopo. 
O biótopo e a biocenose condicionam-se mutuamente, juntos, formam o ecossistema. 
Organismo: cada ser vivo é um organismo de determinada espécie. 
População é um grupo de indivíduos da mesma espécie. O conjunto de populações que habitam determinada área forma a biocenose. 
Comunidade são populações de espécies diferentes, vivendo em um mesmo local e interagindo umas com as outras. 
Biomas designa uma área com características físicas (clima, umidade etc.) homogêneas, com fauna e flora típicas. Diferentemente do conceito de ecossistema, a definição de bioma não inclui as inter-relações entre os organismos e o meio. 
Fatores limitantes são os fatores bióticos e abióticos que afetam o crescimento e a reprodução de uma população. Por exemplo, a pequena quantidade de presas (fator biótico) disponíveis a determinado predador pode ser um fator limitante ao crescimento populacional deste. Temperatura, luminosidade, pH e salinidade são exemplos de fatores que afetam a sobrevivência, o crescimento e a reprodução dos seres vivos. 
Hábitat é o ambiente em que determinada espécie vive ou habita. 
Nicho ecológico é o conjunto de fatores físicos e biológicos responsáveis pelo crescimento e pela reprodução de uma espécie. Assim, o nicho de uma espécie pode ser entendido como papel que ela exerce em seu hábitat.