Buscar

Prova 1 de Libras II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A+A-A
	Acadêmico:
	José Gustavo Ferreira da Silva (2101370)
	Disciplina:
	Língua Brasileira de Sinais - Libras II (LBR07)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:669800) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	31607545
Parte superior do formulário
	1.
	As hibridizações são marcas indeléveis das práticas humanas e, como se tratam de práticas sociais, as línguas não são exceções. Para dar conta dessa hibridez e entendendo essa flutuação terminológica como parte inerente das mudanças sociais, linguísticas e epistemológicas, às vezes, é necessário delimitar as distinções. Sobre a construção textual quanto à língua, à linguagem verbal e à linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Linguagem é a capacidade de compreender, expressar e desenvolver manifestações sígnicas (sonoras, visuais ou táteis) de diferentes naturezas.
	
	b) Linguagem verbal é o idioma oficial ou cooficial de um país, formado por signos verbais que geralmente passam por processos de padronização para fins de ensino.
	
	c) Linguagem é a capacidade natural do ser humano para expressar seus conteúdos experienciais, mentais, sociais e afetivos.
	
	d) Língua é a capacidade para criar e usar sistemas simbólicos, como a linguagem verbal, a dança, a mímica, a pintura, a escultura, o teatro etc.
	 
	 
	2.
	A modalidade da língua sinalizada pode ser semelhante a dos gestos e ter características intrinsecamente espaciais. Por isso, acreditou-se que ela seria processada no hemisfério direito (HD), onde, presumivelmente, haveria uma especialização para a linguagem gestual e para os aspectos visual e espacial. Sobre os resultados comprovados, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A língua de sinais não usa as mesmas vias neurais que são necessárias ao processamento da fala gramatical.
	
	b) A língua de sinais, como qualquer outra língua, é processada no hemisfério direito.
	
	c) O hemisfério direito do cérebro tem uma certa dominância para a linguagem verbal, independentemente dos modos de recepção e produção.
	
	d) O hemisfério esquerdo do cérebro é essencial para a língua de sinais, tanto quanto para a fala.
	3.
	A questão da exclusão social da criança surda na sala de aula evidencia as dificuldades encontradas. No entanto, não se mostram estratégias que possam trazer resultados mais satisfatórios ou condições necessárias para que uma criança surda possa assimilar o conhecimento escolar. Sobre a cultura do silêncio, analise as afirmativas a seguir:
I- A instrumentalização da língua auditiva, caracterizada por procedimentos como próteses e outros, são marcados por significativos desgastes emocionais e cognitivos.
II- Por meio de próteses, implantes e sessões audiológicas, procura-se instrumentalizar o surdo em uma língua oral-auditiva, e silencia-o em seu jogo simbólico visual.
III- Priva a criança surda da interação necessária, a qual o permitiria avançar no desenvolvimento de suas funções superiores.
IV- Tal cultura silencia o surdo, pois não permite que ele desenvolva a dinâmica do movimento ao ser favorecido por uma língua de conforto, como a língua de sinais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa II está correta.
	
	d) As afirmativas I e IV estão corretas.
	4.
	Há de se pensar, que para  ler um texto, você precisa ter todos seus sistemas funcionais em perfeita sincronia. Se somente um desses sistemas apontar um mau funcionamento, é provável, que todo o desempenho para a realização dessa tarefa poderá ser comprometido. Foi com base nessa separação do corpo em estruturas que alguns teóricos linguistas fizeram as suas análises da linguagem verbal, surgindo, assim, o estruturalismo. Assinale a alternativa CORRETA que descreve fenômenos linguísticos sob diversos aspectos:
	
	a) O fenômeno linguístico é percebido sob aspectos diferentes. Há aqueles que estudam os estados psicológicos (Psicolinguística), outros os fatos sociais (Sociolinguística) e outros o relacionam à biologia (Neurolinguística). Entretanto, outros o relacionam e possibilitam a resolução de problemas sociais, educacionais, discursivos que envolvem o objeto de estudo "linguagem" nas práticas humanas (Linguística Aplicada).
	
	b) Alguns fenômenos linguísticos são vistos com um olhar relacionado às práticas sociais e educativas.
	
	c) Podem-se elencar os fatos socais, a biologia e a neurologia, que se enquadram em questões sociais e que têm a possibilidade de usar a praticidade, incluindo os fenômenos que existem na neuropsicologia.
	
	d) Em algumas situações que decorrem do fenômeno linguístico, diante de diferentes aspectos, na esfera social: tanto nas práticas educativas, quanto nas esportivas e inclusivas, há relação com a resolução de diversos tipos de problema.
	5.
	A Psicolinguística representa uma tentativa empírica, no sentido de caracterizar aquilo que se deve saber a respeito de uma língua para usá-la. Ela faz uso de uma metodologia diferente que une métodos indutivos e dedutivos para chegar às respostas de pesquisa. Trata-se de uma metodologia explicativa em que os dois aspectos (registro e interpretação) não podem estar dissociados. Dessa maneira, não podemos esperar da Psicolinguística uma simples descrição dos fenômenos linguísticos. Não basta descrever, é preciso analisar alguns aspectos. Neste sentido, sobre os aspectos da psicolinguística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Percepção dos sinais linguísticos: acústicos para a fala e visuais para a sinalização.
(    ) As metodologias a serem seguidas no ensino e aprendizagem comum.
(    ) Identificação das unidades e níveis de processamento.
(    ) Acesso ao significado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) F - V - V - F.
	6.
	Mesmo se uma grande parte dos estudos relata os benefícios de ser bilíngue, há muitas pessoas que permanecem reticentes, uma vez que muitos mitos se propagam na sociedade a respeito das interferências que uma L2 pode exercer sobre a L1. O bilinguismo é uma questão muito pesquisada e de suma importância para essa disciplina, uma vez que o nosso contexto de estudo envolve duas línguas intermodais (Libras e Língua Portuguesa). Sobre o bilinguismo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A opção mais fluente para surdo é a língua de sinais, sinais esses que são adquiridos quando o sujeito não é surdo. O sujeito ouvinte precisa da sua língua materna.
	
	b) É a melhor opção educacional para o surdo, pois assim ele poderá adquirir a língua de sinais como primeira língua
e a língua oral de seu país como segunda língua.
	
	c) Uma maneira do surdo de inserir no campo social são os gestos, mesmo que o sujeito adquira a surdez, ele poderá adquirir a primeira língua e a língua oral em segundo plano.
	
	d) De forma geral, umas das opções para os surdos é a língua de sinais, que se aprende de forma sintética e objetiva, a língua materna é deixada como segundo plano.
	7.
	A linguagem verbal, ao participar da formação da consciência do homem, desempenha um fator importante para a formação dos processos psíquicos ou funções superiores do homem. Sobre este processo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dirige a atenção a objetos e conserva-os na memória.
II- Cria leis para as diferentes percepções.
III- Altera a atividade mnemônica consciente.
IV- Criatividade orientada e dirigida.
(    ) Na formação da consciência do homem, a linguagem verbal muda substancialmente os processos de memória do homem.
(    ) A linguagem verbal, por meio das palavras, permite designar e discriminar objetos e eventos no mundo.
(    ) Na formação da consciência do homem, a linguagem do homem permite que ele se desligue da experiência imediata para dar vazão à imaginação.
(    ) Na formação da consciência do homem, a  linguagem reorganiza substancialmente os processos de percepção do mundo exterior.
Assinale a alternativaque apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) IV - II - I - III.
	
	b) III - I - IV - II.
	
	c) I - III - II - IV.
	
	d) III - IV - II - I.
	8.
	Antes de Chomsky, os linguistas não viam a linguagem como estrutura organizada mentalmente. Em contrapartida, na visão desse teórico, as pessoas tinham uma característica linguística, chamada de faculdade da linguagem. Isso é inato e tem suas particularidades da linguagem verbal, entendida não como uma habilidade humana, mas passa a fazer parte de uma configuração neurológica vista sob o aspecto da cognição, sendo que a linguagem é vista como uma linguagem gerativa (QUADROS, 2013).  Sobre o exposto, analise as as sentenças a seguir:
I- O conhecimento linguístico precisa ser explicado por uma teoria que use métodos hipotético-dedutivos, que deve dar conta de todo conhecimento linguístico específico da espécie humana para produzir quaisquer línguas.
II- A teoria gerativista ou inatista reconhece a língua como uma capacidade dos seres humanos de forma inata. A interação dessa gramática interna com o ambiente linguístico externo desenvolvem as gramáticas das pessoas que falam a Língua Portuguesa, do Alemão, ou de qualquer língua de sinais.  
III- Para a Gramática Gerativa, a linguagem interna deve se manter rígida e formal, que se explica a partir da preocupação em relatar a natureza e a competência que antecede o uso da língua. Essa gramática dedicou grande parte de seus esforços para a descrição das estruturas sintáticas, ou seja, aquela produzida pelo falante.  
IV- A gramática já foi vista como rígida, entretanto, sabemos que os seres humanos têm, na sua capacidade interna, o inatismo para desenvolver suas estruturas e para criar competências para articular a gramática, além da capacidade de aprendizagem de outras línguas sintáticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M. O paradigma gerativista e a aquisição de linguagem. In: QUADROS, R. M. FINGER, I. Teorias de Aquisição de Linguagem. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das "almas" das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura surda não precisa englobar a forma do surdo compreender e interagir com o mundo, incluindo costumes, hábitos, ideias e crenças.
II- A cultura surda conduz a forma do surdo compreender e interagir com o mundo e suas complexas sociedades.
III- A cultura surda engloba a forma do surdo compreender incluindo costumes, hábitos, ideias e crenças.
IV- A cultura surda é o jeito de o surdo não compreender e nem interagir com o mundo, o que inclui costumes, hábitos, ideias e crenças.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
	10.
	As múltiplas formas da linguagem verbal tornam-se uma ciência, a Linguística. O estudo de caráter interdisciplinar dessa ciência, da Linguística junto à Psicologia geraram a Psicolinguística. Sobre o caminho para a compreensão que traz a inovação e a transformação constante, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Delimitar entre as crenças e a linguagem, analisar os fatos, exemplificar a coordenação dos elementos da linguagem; analisar o marco teórico.
	
	b) Definir diferenças entre linguagem e a língua; expor alguns fatos históricos, explicar a aquisição da linguagem; discutir a experiência de um modelo para a compreensão da linguagem.
	
	c) Auxiliar na prática pedagógica; exposição e caminhos para aproximação da Psicologia e Linguística; auxílio de diálogo na prática docente; discutir experiência e exemplificar a aquisição da linguagem.
	
	d) Delimitar as diferenças na linguagem falada e escrita; expor as dúvidas, auxílio de dialogar, discussão sobre a experiência adquirida; discussão sobre um modelo para compreensão dos elementos linguísticos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando