Buscar

PORTFÓLIO AULA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
PORTFÓLIO ACADÊMICO
Portfólio Acadêmico apresentado ao Núcleo de Atividades Integradas como requisito para aprovação na disciplina Comunicação e Expressão.
ALUNA KELCILNE MARIA LUSTOSA DE SOUSA
1º SEMESTRE
Disciplina Comunicação e Expressão.
Aula 02
E-mail kelcilenelustosa21@gmail.com
TEXTO:
Pinacoteca recebe a maior exposição
Sobre o pintor Di Cavalcanti Um dos mais importantes artistas do modernismo brasileiro, Emiliano Di Cavalcanti serà tema de mostra retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. No subúrbio da modernidade - Di Cavalcanti 120 anos entra em cartaz a partir de 2 de setembro de 2017, mês em que se comemoram 120 anos do nascimento do artista. Entre pinturas, desenhos e ilustrações, serão exibidas mais de 200 obras, realizadas ao longo de quase seis décadas de carreira e que hoje pertencem a algumas das mais importantes coleções públicas e particulares do Brasil e de outros países da América Latina, como Uruguai e Argentina.
O texto pertence a que gênero?
b). Que tipo de texto é?
c). Encontre as respostas na notícia: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê? 
Relativamente a comunicação escrita tem uma relevância exponencial no contexto literário mundial, que traz características em sua estruturação de vocabulário específico.
Entretanto, pode-se dizer, que a notícia tem a função social de informar e descrever de forma concisa os fatos reais, verdadeiros e importantes. Sendo assim, a noticia é um texto informativo, relativamente curto e objetivo.
Para termos uma compreensão fundamental e irrefutável, são as principais caraterísticas do gênero textual notícia. Texto de cunho informativo, textos descritivos ou narrativos, textos relativamente curtos e veiculado nos meios de comunicação, linguagem formal, clara e objetiva, textos com títulos (principal e auxiliar), textos em terceira pessoa (impessoais), discurso indireto, fatos reais, atuais e cotidianos. Todavia os gêneros adaptam-se às nossas necessidades de comunicação e alterações significantes, a depender do tempo em que são produzidos. 
A linguagem das notícias, de modo geral, é formal, direta e impessoal. Porém, a linguagem pode ser adaptada, a depender do assunto que está sendo tratado.
O gênero de notícia tem em sua estrutura características relevante ao gênero ou seja, a lide cabeça é a parte inicial do texto, que é responsável por guiar o leitor, apresentando as informações mais relevantes ou o próprio clímax da história. Comumente, a lide responde às perguntas: “Quem? O quê? Quando? Onde? Como?,Por quê?.
De acordo com as indagações referente ao texto proposto pelo portfólio podemos responder da seguinte forma:
a)O texto pertence a que gênero?
Gênero notícia
b). Que tipo de texto é?
É um texto do tipo narrativo.
c). Encontre as respostas na notícia: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
Quem? Pinacoteca.
O quê? Recebe a maior exposição sobre o pintor Di Cavalcanti.
Quando? 2 de setembro de 2017.
Onde? Museu da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. 
Como? Por meio da apresentação de obras do pintor, como pinturas desenhos e ilustrações.
Por quê? O motivo é a comemoração de quase 6 décadas de carreira do artista, o que no total dá 120 anos do nascimento do artista.

Outros materiais