Buscar

Exercícios sobre o apego

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I
EXERCÍCIOS SOBRE A TEORIA DO APEGO
Questão 1 (ENADE). Acerca da investigação e da compreensão das relações de apego estabelecidas entre pais e bebê, verifica-se que:
 (A) A perspectiva mais aceita até hoje, desde os estudos de John Bowlby sobre o tema, prioriza o desenvolvimento unidirecional das relações de apego e o papel central que as atitudes dos pais exercem nessas relações.
 (B) A proximidade física e emocional entre a mãe e o bebê, conforme proposto nos estudos de Bowlby, influenciados pela Etologia e Psicanálise, tem como origem evolucionária a sobrevivência do bebê e sua futura adaptação às demandas do ambiente.
 (C) O vínculo de apego estabelecido inicialmente entre o bebê e a figura materna funciona, como propõem Bowlby e Ainstworth, de maneira singular, pouco vinculada às relações sociais estabelecidas pela criança ao longo de sua vida.
 (D) O “procedimento da situação estranha”, como ficou conhecido o procedimento que muitos estudos empíricos sobre o apego utilizaram, permitiu que os pesquisadores concluíssem que não há como identificar padrões de apego que possam classificar as relações entre mãe e bebê.
 (E) Os estudos empíricos, de acordo com perspectivas mais recentes na investigação do apego, são pouco relevantes, e se enfatiza o comportamento da mãe como primordial para favorecer o desenvolvimento de um estilo de apego seguro do bebê.
Questão 2: Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa incorreta em relação à teoria do apego.
(a) O apego está fortemente desenvolvido entre seis e oito meses, época em que surge o que se chama de ansiedade de separação e o medo de estranhos. Neste momento do seu desenvolvimento, o bebê manifesta muita ansiedade ao ser separado de seu cuidador e teme ficar na presença de pessoas estranhas.
(b) A primeira relação de apego da criança com seus pais (ou cuidadores) serve como um modelo para os próximos relacionamentos. A partir da primeira relação de apego, as crianças desenvolvem modelos internos de funcionamento, que tendem a persistir durante toda a vida.
(c) Com relação à classificação do apego, as crianças consideradas inseguras/evitantes evitam buscar contato com a mãe após a separação, resistindo ao contato mesmo quando são forçadas. Tratam o estranho e a mãe quase da mesma maneira e suas expressões faciais são frias. 
(d) Com relação à estabilidade do apego, é possível afirmar que quando o ambiente familiar da criança ou suas circunstâncias de vida são razoavelmente consistentes, a segurança ou insegurança pode permanecer estável. No entanto, quando as circunstâncias de vida da criança se modificam de maneira significativa, a segurança do apego da criança pode também se modificar.
(e) Um dos fatores de risco para o apego inseguro/resistente é a instabilidade e a inconsistência na relação do cuidador com o bebê. Em geral, os pais não demonstram hostilidade ou rejeição, entretanto, não conseguem distinguir as necessidades dos filhos. Este tipo de apego é comum entre filhos de mães adolescentes.
Questão 3. A primeira relação de apego da criança com seus pais (ou cuidadores) serve como um modelo para os próximos relacionamentos. A partir da primeira relação de apego, as crianças desenvolvem _____________________________________, que tendem a persistir durante toda a vida. Estes incluem elementos como: ___________________da criança de que a figura de apego estará disponível, a expectativa de afeto ou ________________ e a sensação de garantia de que o outro realmente constitui uma _______________________ para a exploração do ambiente.
(a) Representações mentais – segurança – carinho – fonte
(b) Modelos internos de funcionamento – confiança – rejeição - base segura
(c) Representações mentais – crença – cuidados – base segura
(d) Modelos internos de funcionamento – segurança – proteção – base segura
(e) Nenhuma alternativa está correta
Questão 4. Quais as consequências do apego seguro para o desenvolvimento da criança?
Questão 5. Quais as consequências dos apegos inseguros para o desenvolvimento?

Continue navegando