Logo Passei Direto
Buscar

UNIASSELVI - ECONOMIA 3

User badge image
João Felipe

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para comprar qualquer mercadoria de outro país, precisamos de moeda estrangeira. E para dispormos de moeda estrangeira, a taxa de câmbio é fundamental. Aliás, a taxa de câmbio é o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao principal determinante da taxa de câmbio:
a) A oferta e a demanda de moeda estrangeira em um país.
b) O valor do dólar norte-americano.
c) O grau de intervenção do Estado na economia de um país.
d) A capacidade de pagamento da dívida externa de uma economia.

Parte das necessidades e desejos das pessoas é atendida através da produção e comercialização de uma grande variedade de bens e serviços: celulares, automóveis, serviços de transporte (aéreo, rodoviário, marítimo), serviços médicos ou educacionais, imóveis, roupas, calçados, bebidas. Independente de ser um bem ou serviço, para que sua produção aconteça, é necessário o emprego de um conjunto de recursos produtivos, também conhecidos como fatores de produção. Atualmente, esses recursos são classificados em cinco categorias.
Sobre as categorias de classificação dos recursos produtivos, analise as opções a seguir:
I- Salários, capital (financeiro, máquinas e equipamentos), tecnologia, trabalho e saúde.
II- Capital, atualização monetária, juros, aluguel e dividendos.
III- Capacidade empresarial e tecnologia.
IV- Terra, trabalho, capital (financeiro, máquinas e equipamentos).
a) As opções I e II estão corretas.
b) As opções III e IV estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções II e IV estão corretas.

O mercado econômico funciona como um espaço de interação constante entre os diferentes agentes econômicos. Uma das vantagens da existência do mercado é que, quanto mais consumidores, maior será a necessidade de produtos ou serviços, e maior será a quantidade de empresas dispostas a oferecê-los.
De outro lado, uma das desvantagens é que:
a) Os consumidores e as empresas nem sempre concordam com os bens e os serviços que a sociedade precisa, assim as empresas sempre produzem bens com menor custo.
b) As empresas estão sempre prestes para satisfazer as necessidades das pessoas, mas as pessoas preferem poupar.
c) A sociedade não é feita somente de consumidores com renda disponível para satisfazer as suas necessidades; logo, quem não tiver renda disponível não terá sua necessidade atendida.
d) A sociedade é feita de consumidores prestes a satisfazer suas necessidades, porém as empresas nunca procuram satisfazer as necessidades dos consumidores.

Na medida em que preços de produtos e/ou serviços sofrem alteração, o desejo em produzi-los também se altera. Contudo, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, resultando em diferentes coeficientes de elasticidade de oferta.
Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Em determinadas situações de produção, quando o preço no mercado aumentar, é possível aumentar a produção num curto período de tempo.
II- Quanto mais flexível for a disponibilidade dos recursos produtivos, tanto mais elásticos poderão ser os coeficientes de elasticidade-preço da oferta.
III- O fator tempo influencia somente a elasticidade-preço da demanda.
IV- O aumento dos preços não altera a quantidade a ser produzida, mas aumenta a atração dos consumidores.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A economia é constituída por milhões de pessoas envolvidas em muitas atividades, como compra, venda, produção, trabalho. O Fluxo Circular da Renda oferece uma forma simples de organizar todas as transações econômicas que ocorrem em torno das famílias e empresas no mercado.
Neste contexto, dois mercados se formam: o mercado de bens e serviços e o mercado de fatores de produção. Com base no conceito de Fluxo Circular da Renda, analise as sentenças a seguir:
I- O Fluxo Real diz respeito à produção real de produtos e mercadorias no interior das empresas.
II- A economia de mercado apresentado pelo Fluxo Monetário se refere aos recursos financeiros que as famílias obtêm através dos trabalhos executados perante as empresas.
III- O mercado de Fatores de Produção é o local onde as famílias disponibilizam seus recursos disponíveis, e onde as empresas buscam os recursos necessários para a produção.
IV- No mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm a função de venda ou de oferta, enquanto que as famílias são as compradoras.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores.
Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de oferta:
a) Na situação de excesso de oferta, faltam produtos e serviços para atender a todas às necessidades dos consumidores.
b) O preço de uma mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
c) O preço de uma mercadoria é igual ou pouco abaixo do preço de equilíbrio.
d) O preço de uma mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.

Além das políticas macroeconômicas, temos as estruturas de análise macroeconômicas. Estas estruturas se dividem em cinco mercados: mercado de bens e serviços; mercado de trabalho; mercado monetário e de títulos; e mercado de divisas. Entender as particularidades e o funcionamento de cada um destes mercados é fundamental para entender macroeconomia e como ela nos afeta no dia a dia.
Com relação aos mercados e seu funcionamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O mercado de bens e serviços é o responsável por determinar o nível de produção agregada e o nível geral de preços. São quatro grandes setores que fazem parte deste mercado: os consumidores, as empresas, o governo e o setor externo.
( ) O mercado monetário é onde são realizadas as operações financeiras. Como todas as transações da economia são feitas por intermédio do uso de moeda serve, inclusive, como instrumento de política monetária.
( ) O mercado de títulos é onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras. A variável importante, neste caso, é a taxa de câmbio.
( ) O mercado de divisas é onde o governo realiza a venda de títulos públicos. A variável importante, neste caso, é o preço dos títulos (normalmente este mercado é analisado juntamente ao mercado monetário).
A V - F - F - V.
B V - V - F - F.
C F - F - V - V.
D F - V - V - F.

Celso Furtado foi um dos mais importantes e influentes intelectuais da história econômica do Brasil. Autor de dezenas de livros, ensaios e teses, contribuiu de forma decisiva para a interpretação das barreiras ao desenvolvimento no Brasil e na América Latina.
Com base no pensamento furtadiano e nas teorias econômicas, analise as sentenças a seguir:
I- O economista Celso Furtado teve importante contribuição para entender o Brasil a partir do Brasil, uma vez que se dedicou a compreender a formação econômica em seu conjunto.
II- O "intervencionismo keynesiano" mencionado no enunciado diz respeito às teorias de John M. Keynes que destacaram-se durante a década de 1930.
III- Em síntese, a obra de Celso Furtado defendeu o chamado liberalismo econômico num momento em que a economia industrial passava para a agroexportadora.
IV- Um dos trabalhos de Celso Furtado serviu, inclusive, para a elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, que impulsionaria o país na direção do desenvolvimento.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A moeda é um instrumento criado pela humanidade e que evoluiu à medida que as relações econômicas entre os indivíduos ficaram cada vez mais complexas. Dentre estes fatores, podemos citar o crescente volume de mercadorias comercializadas, bem como a distância física entre os centros de comércio. A literatura econômica aponta que a moeda exerce basicamente três funções: função de meio de troca, função de unidade de conta e função de reserva de valor.
Sobre estas funções, analise as seguintes sentenças:
I- A função de medida de valor corresponde à capacidade da moeda em relação ao seu entesouramento, isto é, ela pode ser guardada no presente, para ser utilizada no futuro.
II- A função de meio de troca diz respeito à aceitação pela coletividade de que a moeda é um instrumento que permite todas as transações comerciais e financeiras.
III- A função de unidade de conta traduz a capacidade da moeda de medir o valor dos diversos bens e serviços à disposição dos consumidores.
IV- A função de reserva de valor se refere ao fato de que o valor da moeda não pode ser afetado por um processo inflacionário.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

Como são as trocas que estão na origem da divisão do trabalho, a extensão desta será sempre limitada pela extensão daquelas ou, por outras palavras, pela extensão do mercado. Quando este é muito restrito, ninguém se sente disposto a dedicar-se completamente a uma única tarefa, pois não consegue trocar todo o excedente do seu trabalho, de que não necessita, pelo excedente da produção dos outros homens, em que está interessado. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para Adam Smith, a produtividade do trabalho industrial é função da divisão do trabalho, que, por sua vez, depende da extensão dos mercados.
II- Dois dos fatores determinantes da extensão dos mercados são os custos de transporte, cuja redução contribuem significativamente a navegação marítima e as aglomerações urbanas e industriais.
III- É a certeza de poder trocar o excedente de sua produção pelo excedente da produção de outros homens que leva cada um a dedicar-se a uma tarefa e a desenvolver e aperfeiçoar qualquer talento ou habilidade que possua para determinado tipo de atividade.
IV- O princípio que deu origem à divisão do trabalho foi o desejo do ser humano de desenvolver os mercados e aprimorar as condições de sua própria sociedade.
a) II e IV, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e IV, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para comprar qualquer mercadoria de outro país, precisamos de moeda estrangeira. E para dispormos de moeda estrangeira, a taxa de câmbio é fundamental. Aliás, a taxa de câmbio é o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao principal determinante da taxa de câmbio:
a) A oferta e a demanda de moeda estrangeira em um país.
b) O valor do dólar norte-americano.
c) O grau de intervenção do Estado na economia de um país.
d) A capacidade de pagamento da dívida externa de uma economia.

Parte das necessidades e desejos das pessoas é atendida através da produção e comercialização de uma grande variedade de bens e serviços: celulares, automóveis, serviços de transporte (aéreo, rodoviário, marítimo), serviços médicos ou educacionais, imóveis, roupas, calçados, bebidas. Independente de ser um bem ou serviço, para que sua produção aconteça, é necessário o emprego de um conjunto de recursos produtivos, também conhecidos como fatores de produção. Atualmente, esses recursos são classificados em cinco categorias.
Sobre as categorias de classificação dos recursos produtivos, analise as opções a seguir:
I- Salários, capital (financeiro, máquinas e equipamentos), tecnologia, trabalho e saúde.
II- Capital, atualização monetária, juros, aluguel e dividendos.
III- Capacidade empresarial e tecnologia.
IV- Terra, trabalho, capital (financeiro, máquinas e equipamentos).
a) As opções I e II estão corretas.
b) As opções III e IV estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções II e IV estão corretas.

O mercado econômico funciona como um espaço de interação constante entre os diferentes agentes econômicos. Uma das vantagens da existência do mercado é que, quanto mais consumidores, maior será a necessidade de produtos ou serviços, e maior será a quantidade de empresas dispostas a oferecê-los.
De outro lado, uma das desvantagens é que:
a) Os consumidores e as empresas nem sempre concordam com os bens e os serviços que a sociedade precisa, assim as empresas sempre produzem bens com menor custo.
b) As empresas estão sempre prestes para satisfazer as necessidades das pessoas, mas as pessoas preferem poupar.
c) A sociedade não é feita somente de consumidores com renda disponível para satisfazer as suas necessidades; logo, quem não tiver renda disponível não terá sua necessidade atendida.
d) A sociedade é feita de consumidores prestes a satisfazer suas necessidades, porém as empresas nunca procuram satisfazer as necessidades dos consumidores.

Na medida em que preços de produtos e/ou serviços sofrem alteração, o desejo em produzi-los também se altera. Contudo, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, resultando em diferentes coeficientes de elasticidade de oferta.
Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Em determinadas situações de produção, quando o preço no mercado aumentar, é possível aumentar a produção num curto período de tempo.
II- Quanto mais flexível for a disponibilidade dos recursos produtivos, tanto mais elásticos poderão ser os coeficientes de elasticidade-preço da oferta.
III- O fator tempo influencia somente a elasticidade-preço da demanda.
IV- O aumento dos preços não altera a quantidade a ser produzida, mas aumenta a atração dos consumidores.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A economia é constituída por milhões de pessoas envolvidas em muitas atividades, como compra, venda, produção, trabalho. O Fluxo Circular da Renda oferece uma forma simples de organizar todas as transações econômicas que ocorrem em torno das famílias e empresas no mercado.
Neste contexto, dois mercados se formam: o mercado de bens e serviços e o mercado de fatores de produção. Com base no conceito de Fluxo Circular da Renda, analise as sentenças a seguir:
I- O Fluxo Real diz respeito à produção real de produtos e mercadorias no interior das empresas.
II- A economia de mercado apresentado pelo Fluxo Monetário se refere aos recursos financeiros que as famílias obtêm através dos trabalhos executados perante as empresas.
III- O mercado de Fatores de Produção é o local onde as famílias disponibilizam seus recursos disponíveis, e onde as empresas buscam os recursos necessários para a produção.
IV- No mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm a função de venda ou de oferta, enquanto que as famílias são as compradoras.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores.
Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de oferta:
a) Na situação de excesso de oferta, faltam produtos e serviços para atender a todas às necessidades dos consumidores.
b) O preço de uma mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
c) O preço de uma mercadoria é igual ou pouco abaixo do preço de equilíbrio.
d) O preço de uma mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.

Além das políticas macroeconômicas, temos as estruturas de análise macroeconômicas. Estas estruturas se dividem em cinco mercados: mercado de bens e serviços; mercado de trabalho; mercado monetário e de títulos; e mercado de divisas. Entender as particularidades e o funcionamento de cada um destes mercados é fundamental para entender macroeconomia e como ela nos afeta no dia a dia.
Com relação aos mercados e seu funcionamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O mercado de bens e serviços é o responsável por determinar o nível de produção agregada e o nível geral de preços. São quatro grandes setores que fazem parte deste mercado: os consumidores, as empresas, o governo e o setor externo.
( ) O mercado monetário é onde são realizadas as operações financeiras. Como todas as transações da economia são feitas por intermédio do uso de moeda serve, inclusive, como instrumento de política monetária.
( ) O mercado de títulos é onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras. A variável importante, neste caso, é a taxa de câmbio.
( ) O mercado de divisas é onde o governo realiza a venda de títulos públicos. A variável importante, neste caso, é o preço dos títulos (normalmente este mercado é analisado juntamente ao mercado monetário).
A V - F - F - V.
B V - V - F - F.
C F - F - V - V.
D F - V - V - F.

Celso Furtado foi um dos mais importantes e influentes intelectuais da história econômica do Brasil. Autor de dezenas de livros, ensaios e teses, contribuiu de forma decisiva para a interpretação das barreiras ao desenvolvimento no Brasil e na América Latina.
Com base no pensamento furtadiano e nas teorias econômicas, analise as sentenças a seguir:
I- O economista Celso Furtado teve importante contribuição para entender o Brasil a partir do Brasil, uma vez que se dedicou a compreender a formação econômica em seu conjunto.
II- O "intervencionismo keynesiano" mencionado no enunciado diz respeito às teorias de John M. Keynes que destacaram-se durante a década de 1930.
III- Em síntese, a obra de Celso Furtado defendeu o chamado liberalismo econômico num momento em que a economia industrial passava para a agroexportadora.
IV- Um dos trabalhos de Celso Furtado serviu, inclusive, para a elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, que impulsionaria o país na direção do desenvolvimento.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A moeda é um instrumento criado pela humanidade e que evoluiu à medida que as relações econômicas entre os indivíduos ficaram cada vez mais complexas. Dentre estes fatores, podemos citar o crescente volume de mercadorias comercializadas, bem como a distância física entre os centros de comércio. A literatura econômica aponta que a moeda exerce basicamente três funções: função de meio de troca, função de unidade de conta e função de reserva de valor.
Sobre estas funções, analise as seguintes sentenças:
I- A função de medida de valor corresponde à capacidade da moeda em relação ao seu entesouramento, isto é, ela pode ser guardada no presente, para ser utilizada no futuro.
II- A função de meio de troca diz respeito à aceitação pela coletividade de que a moeda é um instrumento que permite todas as transações comerciais e financeiras.
III- A função de unidade de conta traduz a capacidade da moeda de medir o valor dos diversos bens e serviços à disposição dos consumidores.
IV- A função de reserva de valor se refere ao fato de que o valor da moeda não pode ser afetado por um processo inflacionário.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

Como são as trocas que estão na origem da divisão do trabalho, a extensão desta será sempre limitada pela extensão daquelas ou, por outras palavras, pela extensão do mercado. Quando este é muito restrito, ninguém se sente disposto a dedicar-se completamente a uma única tarefa, pois não consegue trocar todo o excedente do seu trabalho, de que não necessita, pelo excedente da produção dos outros homens, em que está interessado. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para Adam Smith, a produtividade do trabalho industrial é função da divisão do trabalho, que, por sua vez, depende da extensão dos mercados.
II- Dois dos fatores determinantes da extensão dos mercados são os custos de transporte, cuja redução contribuem significativamente a navegação marítima e as aglomerações urbanas e industriais.
III- É a certeza de poder trocar o excedente de sua produção pelo excedente da produção de outros homens que leva cada um a dedicar-se a uma tarefa e a desenvolver e aperfeiçoar qualquer talento ou habilidade que possua para determinado tipo de atividade.
IV- O princípio que deu origem à divisão do trabalho foi o desejo do ser humano de desenvolver os mercados e aprimorar as condições de sua própria sociedade.
a) II e IV, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e IV, apenas.

Prévia do material em texto

30/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMjYyMg==&action2=RUNPMjA=&action3=NjM3M… 1/6
Acadêmico: João Felipe Silveira dos Santos (1925921)
Disciplina: Economia (ECO20)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637339) ( peso.:3,00)
Prova: 21071516
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
1. Para comprar qualquer mercadoria de outro país, precisamos de moeda estrangeira. E para dispormos de moeda
estrangeira, a taxa de câmbio é fundamental. Aliás, a taxa de câmbio é o preço, em moeda nacional, de uma
unidade de moeda estrangeira. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao principal determinante da taxa de
câmbio:
 a) A oferta e a demanda de moeda estrangeira em um país.
 b) A capacidade de pagamento da dívida externa de uma economia.
 c) O valor do dólar norte-americano.
 d) O grau de intervenção do Estado na economia de um país.
2. Parte das necessidades e desejos das pessoas é atendida através da produção e comercialização de uma grande
variedade de bens e serviços: celulares, automóveis, serviços de transporte (aéreo, rodoviário, marítimo), serviços
médicos ou educacionais, imóveis, roupas, calçados, bebidas. Independente de ser um bem ou serviço, para que
sua produção aconteça, é necessário o emprego de um conjunto de recursos produtivos, também conhecidos
como fatores de produção. Atualmente, esses recursos são classificados em cinco categorias. Sobre as categorias
de classificação dos recursos produtivos, analise as opções a seguir:
I- Salários, capital (financeiro, máquinas e equipamentos), tecnologia, trabalho e saúde.
II- Capital, atualização monetária, juros, aluguel e dividendos.
III- Capacidade empresarial e tecnologia.
IV- Terra, trabalho, capital (financeiro, máquinas e equipamentos).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As opções II e IV estão corretas.
 b) As opções I e II estão corretas.
 c) As opções I, II e III estão corretas.
 d) As opções III e IV estão corretas.
3. O mercado econômico funciona como um espaço de interação constante entre os diferentes agentes econômicos.
Uma das vantagens da existência do mercado é que, quanto mais consumidores, maior será a necessidade de
produtos ou serviços, e maior será a quantidade de empresas dispostas a oferecê-los. De outro lado, uma das
desvantagens é que:
 a) A sociedade é feita de consumidores prestes a satisfazer suas necessidades, porém as empresas nunca
procuram satisfazer as necessidades dos consumidores.
 b) Os consumidores e as empresas nem sempre concordam com os bens e os serviços que a sociedade precisa,
assim as empresas sempre produzem bens com menor custo.
 c) As empresas estão sempre prestes para satisfazer as necessidades das pessoas, mas as pessoas preferem
poupar.
 d) A sociedade não é feita somente de consumidores com renda disponível para satisfazer as suas necessidades;
logo, quem não tiver renda disponível não terá sua necessidade atendida.

30/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMjYyMg==&action2=RUNPMjA=&action3=NjM3M… 2/6
4. Na medida em que preços de produtos e/ou serviços sofrem alteração, o desejo em produzi-los também se altera.
Contudo, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, resultando em diferentes
coeficientes de elasticidade de oferta. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- Em determinadas situações de produção, quando o preço no mercado aumentar, é possível aumentar a produção
num curto período de tempo. 
II- Quanto mais flexível for a disponibilidade dos recursos produtivos, tanto mais elásticos poderão ser os
coeficientes de elasticidade-preço da oferta. 
III- O fator tempo influencia somente a elasticidade-preço da demanda. 
IV- O aumento dos preços não altera a quantidade a ser produzida, mas aumenta a atração dos consumidores. 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
5. A economia é constituída por milhões de pessoas envolvidas em muitas atividades, como compra, venda,
produção, trabalho. O Fluxo Circular da Renda oferece uma forma simples de organizar todas as transações
econômicas que ocorrem em torno das famílias e empresas no mercado. Neste contexto, dois mercados se
formam: o mercado de bens e serviços e o mercado de fatores de produção. Com base no conceito de Fluxo
Circular da Renda, analise as sentenças a seguir:
I- O Fluxo Real diz respeito à produção real de produtos e mercadorias no interior das empresas.
II- A economia de mercado apresentado pelo Fluxo Monetário se refere aos recursos financeiros que as famílias
obtêm através dos trabalhos executados perante as empresas.
III- O mercado de Fatores de Produção é o local onde as famílias disponibilizam seus recursos disponíveis, e onde
as empresas buscam os recursos necessários para a produção.
IV- No mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm a função de venda ou de oferta, enquanto que as
famílias são as compradoras.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
6. O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às
quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores.
Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de oferta:
 a) O preço de uma mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
 b) O preço de uma mercadoria é igual ou pouco abaixo do preço de equilíbrio.
 c) O preço de uma mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
 d) Na situação de excesso de oferta, faltam produtos e serviços para atender a todas às necessidades dos
consumidores.
30/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMjYyMg==&action2=RUNPMjA=&action3=NjM3M… 3/6
7. A empresa (fictícia) Cerva Boa atua no mercado brasileiro há cerca de dois anos comercializando cerveja do tipo
pilsen. Utiliza como estratégia de marketing campanhas publicitárias vinculadas em rádio e televisão, além de
outdoors nas principais cidades e em todas as capitais brasileiras. Embora seu faturamento tenha sido suficiente
para as despesas operacionais, houve um decréscimo de 3,5% em seu faturamento quando comparado ao primeiro
ano de funcionamento. Cabe ressaltar que seu principal concorrente, a empresa Ambev, líder no mercado de
bebidas no Brasil, atingiu um lucro líquido de R$12.362 bilhões em 2014, representando um aumento de 8,4% com
relação ao período anterior. Considerando a situação descrita no enunciado e a temática das estruturas de
mercado, analise as sentenças a seguir:
I- Embora existam muitas barreiras à entrada no mercado de bebidas no Brasil, o fato do número de consumidores
ser elevado configura uma situação de concorrência perfeita.
II- Uma das formas da empresa Cerva Boa competir com grandes empresas do ramo de bebidas é realizando um
alto investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o aprimoramento do produto e dos processos de
produção.
III- O setor de bebidas é tipicamente estruturado como um monopólio, cujas barreiras para entrada de novas
empresas é natural, ou seja, são definidas pelo próprio mercado.
IV- A empresa Cerva Boa encontra-se numa situação financeira difícil, uma vez que o mercado no qual está inserido
é formado, predominantemente, por grandesoligopólios.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/02/26/lucro-da-ambev-cresce-84-em-
2014-para-r-1236-bilhoes.htm>. Acesso em: 17 abr. 2017.
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças III e IV estão corretas.
 d) As sentenças II e IV estão corretas.
8. Além das políticas macroeconômicas, temos as estruturas de análise macroeconômicas. Estas estruturas se
dividem em cinco mercados: mercado de bens e serviços; mercado de trabalho; mercado monetário e de títulos; e
mercado de divisas. Entender as particularidades e o funcionamento de cada um destes mercados é fundamental
para entender macroeconomia e como ela nos afeta no dia a dia. Com relação aos mercados e seu funcionamento,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O mercado de bens e serviços é o responsável por determinar o nível de produção agregada e o nível geral de
preços. São quatro grandes setores que fazem parte deste mercado: os consumidores, as empresas, o governo e o
setor externo. 
(    ) O mercado monetário é onde são realizadas as operações financeiras. Como todas as transações da economia
são feitas por intermédio do uso de moeda serve, inclusive, como instrumento de política monetária.
(    ) O mercado de títulos é onde se realizam as operações de compra e venda de moedas estrangeiras. A variável
importante, neste caso, é a taxa de câmbio.
(    ) O mercado de divisas é onde o governo realiza a venda de títulos públicos. A variável importante, neste caso, é
o preço dos títulos (normalmente este mercado é analisado juntamente ao mercado monetário). 
   
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - F.
 b) F - F - V - V.
 c) F - V - V - F.
 d) V - F - F - V.
30/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMjYyMg==&action2=RUNPMjA=&action3=NjM3M… 4/6
9. Celso Furtado foi um dos mais importantes e influentes intelectuais da história econômica do Brasil. Autor de
dezenas de livros, ensaios e teses, contribuiu de forma decisiva para a interpretação das barreiras ao
desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Adepto do intervencionismo keynesiano, uma de suas obras,
Formação Econômica do Brasil, é considerada até os dias de hoje peça-chave para a análise socioeconômica
brasileira. Com base no pensamento furtadiano e nas teorias econômicas, analise as sentenças a seguir:
I- O economista Celso Furtado teve importante contribuição para entender o Brasil a partir do Brasil, uma vez que se
dedicou a compreender a formação econômica em seu conjunto.
II- O "intervencionismo keynesiano" mencionado no enunciado diz respeito às teorias de John M. Keynes que
destacaram-se durante a década de 1930.
III- Em síntese, a obra de Celso Furtado defendeu o chamado liberalismo econômico num momento em que a
economia industrial passava para a agroexportadora.
IV- Um dos trabalhos de Celso Furtado serviu, inclusive, para a elaboração do Plano de Metas de Juscelino
Kubitschek, que impulsionaria o país na direção do desenvolvimento. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRETO, Pedro. Crescimento com distribuição de renda e justiça social. Desafios do Desenvolvimento,
ano 6, edição 53, 2009. Disponível em:<http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?
option=com_content&view=article&id=2275:catid=28&Itemid=23>. Acesso em: 17 ago. 2016.
 a) As sentenças III e IV estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e III estão corretas.
10. A moeda é um instrumento criado pela humanidade e que evoluiu à medida que as relações econômicas entre os
indivíduos ficaram cada vez mais complexas. Dentre estes fatores, podemos citar o crescente volume de
mercadorias comercializadas, bem como a distância física entre os centros de comércio. A literatura econômica
aponta que a moeda exerce basicamente três funções: função de meio de troca, função de unidade de conta e
função de reserva de valor. Sobre estas funções, analise as seguintes sentenças:
I- A função de medida de valor corresponde à capacidade da moeda em relação ao seu entesouramento, isto é, ela
pode ser guardada no presente, para ser utilizada no futuro.
II- A função de meio de troca diz respeito à aceitação pela coletividade de que a moeda é um instrumento que
permite todas as transações comerciais e financeiras.
III- A função de unidade de conta traduz a capacidade da moeda de medir o valor dos diversos bens e serviços à
disposição dos consumidores.
IV- A função de reserva de valor se refere ao fato de que o valor da moeda não pode ser afetado por um processo
inflacionário.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) As sentenças I e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) Somente a sentença IV está correta.
30/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMjYyMg==&action2=RUNPMjA=&action3=NjM3M… 5/6
11. (ENADE, 2012) Como são as trocas que estão na origem da divisão do trabalho, a extensão desta será sempre
limitada pela extensão daquelas ou, por outras palavras, pela extensão do mercado. Quando este é muito restrito,
ninguém se sente disposto a dedicar-se completamente a uma única tarefa, pois não consegue trocar todo o
excedente do seu trabalho, de que não necessita, pelo excedente da produção dos outros homens, em que está
interessado. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para Adam Smith, a produtividade do trabalho industrial é função da divisão do trabalho, que, por sua vez,
depende da extensão dos mercados.
II- Dois dos fatores determinantes da extensão dos mercados são os custos de transporte, cuja redução
contribuem significativamente a navegação marítima e as aglomerações urbanas e industriais. 
III- É a certeza de poder trocar o excedente de sua produção pelo excedente da produção de outros homens que
leva cada um a dedicar-se a uma tarefa e a desenvolver e aperfeiçoar qualquer talento ou habilidade que possua
para determinado tipo de atividade.
IV- O princípio que deu origem à divisão do trabalho foi o desejo do ser humano de desenvolver os mercados e
aprimorar as condições de sua própria sociedade. 
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: SMITH, A. (1776). Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. Livro I, Capítulo III. 2
ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 17 (adaptado).
 a) II e IV, apenas.
 b) I e IV, apenas.
 c) III e IV, apenas.
 d) I, II e III, apenas.
12. (ENADE, 2012) Considere uma economia simples formada apenas por proprietários de terras, capitalistas e
trabalhadores, que só produzissem cereais. A partir dessa premissa, leia a seguinte passagem dos Princípios, de
David Ricardo: "O produto da terra - tudo que é retirado de sua superfície pelo emprego conjunto do trabalho, das
máquinas e do capital - é dividido entre três classes da comunidade, a saber: o proprietário da terra, o dono do
capital necessário para o seu cultivo e os trabalhadores que entram com o trabalho para o cultivo da terra. O
principal problema da Economia Política é determinar as leis que regem essa distribuição. A renda da terra é a
parte do produto da terra que é paga ao seu proprietário pelo uso dos poderes originais e indestrutíveis do solo". 
Adicionalmente, sabe-se que a teoria da renda da terra, de Ricardo, baseava-se em duas hipóteses: a primeira era a
de que a terra era diferente, em sua fertilidade, e que todas as terras poderiam ser ordenadas a partir da terra mais
fértil para a menos fértil; a segunda era a de que a concorrência sempre igualava a taxa de lucro dos fazendeiros
capitalistas que arrendassemterra dos proprietários. 
Com base nas premissas e nas hipóteses da teoria ricardiana da renda da terra, analise as sentenças a seguir:
I- A renda da terra surge devido a três fatores: limitação física da quantidade de terra, diferentes qualidades
(produtividades) da terra e aumento da população, o que faz com que se tenha de cultivar áreas cada vez maiores. 
II- Em uma economia na qual não há diferencial de produtividade entre as terras economicamente utilizadas, não
haverá geração de renda fundiária no sentido ricardiano.
III- A renda da terra mais produtiva decresce à medida que terras menos férteis vão sendo cultivadas, uma vez que
a taxa de lucro geral da economia diminui em função da menor produtividade das terras marginalmente ocupadas.
IV- À medida que uma economia cresce e terras menos férteis vão sendo cultivadas, ocorrerá diminuição da taxa
de lucro e aumento da massa de salários. 
É correto apenas o que se afirma em:
FONTES: RICARDO, D. (1817). Princípios de economia política e tributação. São Paulo: Nova Cultural, 1996. Coleção
Os economistas, p.19-49 (adaptado). 
HUNT, E. K. História do pensamento econômico. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1987, p. 111 (adaptado).
 a) I, II e IV, apenas.
 b) I e III, apenas.
 c) III e IV, apenas.
30/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QURHMjYyMg==&action2=RUNPMjA=&action3=NjM3M… 6/6
 d) I, apenas.
Prova finalizada com 10 acertos e 2 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina