Buscar

Tipos de Demandas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipos de Demandas:
 
 
1) Demanda negativa: ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita (ex. vacinas, serviços odontológicos, vasectomias, operações de vesícula; empregadores têm demanda negativa por ex -presidiários e alcoólatras, por exemplo). O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER? O Marketing deve focar em valorizar os benefícios do produto/serviço. Ou seja, redesenhar o produto/serviço criando um a imagem positiva do mesmo. Deve-se analisar por que o mercado não gosta do produto, e avaliar ações de redesenho do produto, preços mais baixos e promoções positivas, num esforço de mudança de crenças e atitudes.
2) Demanda inexistente: consumidores-alvo podem desconhecer ou não estar
interessados em um produto (ex. universitários sem interesse pela assinatura de revistas especializadas, ou de cursos de novas línguas). Os consumidores são, absolutamente, indiferentes ao produto/serviço. O mercado desconhece ou não se interessa pelo mesmo. Exemplos: Novos aplicativos de informática, Novas técnicas de produção ou cultivo, Curso de Yoga, etc... O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER? É aconselhável ao marketing, nestes casos, sintonizar os benefícios do produto/serviço com as reais necessidades dos consumidores. A tarefa do marketing é encontrar meios de ligar os benefícios do produto às necessidades e aos interesses naturais das pessoas.
3) Demanda latente: muitos consumidores podem ter necessidades não oferecidas por qualquer produto (ex. Edifícios mais seguros, Carros mais econômicos). Há uma forte vontade do mercado por determinado produto/serviço. Também é caracterizado quando muitos consumidores compartilham uma necessidade que nenhum produto equivalente é capaz de satisfazer plenamente. O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER? Deve-se mensurar o tamanho da demanda e, quando substancial, desenvolver produtos para satisfazer os consumidores. Neste caso, deve ser usado o marketing de desenvolvimento.
4) Demanda em declínio: Quando a demanda diminui gradativamente em relação à demanda anterior. Toda empresa costuma se deparar com o declínio da demanda sobre seus produtos (ex. fiéis da igreja católica, carros que consomem muito combustível). O QUE A ÁREA DE MAK ETING DEVE FAZER? O Marketing deve identificar as causas do declínio, estudar e desenvolver estratégicas para reverter à queda para que o produto/serviço seja redesenhado e determinar s e a demanda poderá ser reestimulada com novos mercados-alvo, mudanças na característica do produto ou comunicações mais eficazes. Utilizar o marketing de revitalização (criativo).
5) Demanda irregular: Quando há sazonalidade na procura diária, mensal, semestral ou anual. (ex. bancos cheios no horário do almoço, produtos que vendem muito em determinadas estações e quase nada em outras, Museus, Cinemas, Shoppings etc.). O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER? O marketing deve buscar estratégias para modificar o padrão de demanda, com preços mais flexíveis, oferecendo descontos, promoções e outros inventivos nos dias de pouco movimento para sincronizar a demanda. Chama-se sincromarketing.
6) Demanda plena: ocorre quando as empresas estão satisfeitas com seu volume de negócios. Ou seja, quando o volume de consumidores é satisfatório para a organização. (ex. Telefones e Celulares). O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER? O Marketing deverá manter o nível de demanda apesar das mudanças dos clientes e da crescente concorrência, mantendo ou melhorando a qualidade e medindo regularmente a satisfação dos clientes e ficar atento ao comportamento dos consumidores para eventuais mudanças.
7) Demanda excessiva: Como o nome já diz, esta demanda é caracterizada pelo excesso na procura. O volume de consumidores é sempre maior do que a empresa pode/deseja atender. (ex. Jogos de finais de campeonatos, shows de artistas famosos, baladas muito procuradas, etc.) O QU E A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER? O papel do marketing é executar o que chamamos de “demarketing”, ou seja, aconselha-se desencorajar os clientes menos rentáveis a adquirir produtos/ serviços. Quando uma empresa, por alguma razão estratégica decide diminuir temporária ou permanentemente uma demanda toma ações demarketing, que podem ser gerais (desestimulo da demanda total, aumento de preços, reduzindo promoções) ou seletivas (reduzindo a demanda que vem de parcelas do mercado menos lucrativas e que necessitam menos do produto).
marketing é executar o que chamamos de “demarketing”. Ou seja, aconselha -se desencorajar os clientes menos rentáveis a adquirir o produto/serviço. Quando uma empresa, por alguma raz ão estratégica, decide diminuir temporária ou permanentemente uma demanda, toma ações de demarketing, que podem ser gerais (desestímulo da 
marketing é executar o que chamamos de “demarketing”. Ou seja, aconselha -se 
8) Demanda indesejada: É toda a procura por produto/serviços prejudiciais à saúde, sociedade ou meio -ambiente. Produtos prejudiciais à saúde atrairão esforços de marketing para desestimular seu consumo. (Exemplos: Bebidas alcoólicas, cigarros, Armas de fogo, Filmes pornográficos com menores)

Continue navegando