Buscar

Análise sobre o documentário ``O Fim do Sonho Americano com base nos textos de Marx e Gramsci

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Maranhão 
Cadeira de Teoria Política 
Aluna: Lia Eugênia Amaral Silva
 
Análise sobre o documentário ``O Fim do Sonho Americano” com base nos textos de Marx e Gramsci.
``Noam Chumsky é um grande pensador do século XX e XXI. Além de professor desde 1955 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, tem mais de 70 livros publicados e traduzidos para mais de dez línguas. Tem conhecimento nas áreas de ciência política, filosofia, ciência cognitiva e, principalmente, em linguística. Noam Chomsky literalmente mudou o objeto de estudo da linguística – que analisa a história dos idiomas, faz estudos sobre os próprios idiomas e sua gramática. ́ ́ 
Noam Chumsky expõe sobre quando existia a possibilidade do “sonho americano” nos Estados Unidos logo depois da Grande Depressão de 1929 nos apresentando raízes da desigualdade social que existe dentro da Democracia, citando os princípios que está usa para tornar cada vez mais a população à mercê da Burguesia. Nele vemos que a Burguesia se tornou a política e que o sonho americano de que se você trabalhar muito conseguirá subir de classe é fantasioso. O sonho americano era a hipótese de grupos socialmente menos privilegiados, conseguindo adquirir carro, casa e prover acesso a boa educação e saúde aos filhos. A possibilidade de subir de classe.
No livro o Manifesto comunista, Marx expõe justamente essa ideia em que a Burguesia nos influencia e manipula os proletários em suas escolhas. 
O fim da solidariedade é o começo para o caos pois como o documentário expõe o Estado está nos tornando cada vez mais individuais não nos importamos mais se os direitos dos próximos estão sendo aplicados e nisso tiramos o pouco da “minoria” 
No documentário se fala muito sobre o como a Burguesia que hoje virou grandes franquias empresariais tomaram conta da política também e isso em Gramsci é muito comentado, pois a Burguesia não quer perder sua influência e junto com a publicidade ela usa artifícios para conseguir aliados dentro do poder político e legislativo também.
Criasse a ilusão de que estamos no poder das nossas decisões mas até que ponto estamos agindo com nossa cabeça ou sendo induzidos. Esse ponto é muito falado pois a democracia cria o tempo todo essa ilusão de que sempre iremos ter nossos direitos protegidos mas na verdade a Burguesia que tem seus direitos protegidos e como foi citado no vídeo ela está acima da lei.
O papel do ativista é muito importante nessa sociedade pois como dito por Marx, a “Burguesia cria seu próprio inimigo e um dia ele irá se revoltar contra si” e é nesse momento que é tão importante os movimentos trabalhistas, feministas e ambientais para garantir os direitos da população, a uma citação de que o jovem é preocupante para a Burguesia e isso se dá pois este é eufórico e quando conhece seus direitos não quer aceitar menos. Os movimentos são muitas vezes julgados pela população que justamente não sabem seus direitos e acham que o que se tem já é de bom grado, mas a desigualdade de classes está cada vez maior e se tornou em uma bomba relógio.
Hoje em dia se vê muita miséria, pessoas com nem o mínimo para sobreviver e grandes riquezas nas mãos de uma minoria elitista que não se importa com o próximo e quer incentivar cada vez mais pessoas a não se importarem. Os movimentos por muitas das vezes pode parecer que não causam nenhum resultado e é isso que querem que acreditemos para que perca a força. Porém vemos resultados, quando mulheres podem votar.
A Burguesia torna a ideia de privatização atrás das relações públicas e a publicidade algo atrativo a população pois estas criam a ideia que irá gerar mais emprego e renda para a família, porém a privatização te tira direitos se você não tem condições de pagar uma escola particular por exemplo e a classe média está cada vez mais a favor disso já que essa que tem condições não pagará impostos para que quem não tem condições de pagar o estudos.
A questão é que quanto mais dinheiro você tem menos impostos você paga e aí o documentário nos mostra o quanto a Burguesia que com tantos poderes nos manipula pois que vai contra é taxado de ser contra seu próprio estado contra seu povo não há quem está no poder. Por isso as manifestações são importantes e devem ser feitas e o vídeo só abre mais os olhos para essa situação.

Continue navegando