Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sobre a concepção de Solidariedade Orgânica e Mecânica em Durkheim, julgue as assertivas abaixo: 1. Solidariedade orgânica é aquela típica das sociedades capitalistas, em que, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornaram interdependentes. 2. Há mais similitude entre os indivíduos na solidariedade orgânica do que na solidariedade mecânica. 3. O direito repressivo é característica das sociedades onde se observa a solidariedade de tipo mecânica. É FALSO aquilo que se lê em:
		
	
	3, apenas.
	 
	2, apenas.
	
	1 e 2.
	
	2 e 3.
	
	1, apenas.
	Respondido em 07/06/2021 22:53:00
	
Compare com a sua resposta: dissertar a relação da formação da cultura, como eixo para formação do ser social, o que é determinante para estrutura oscial e traz especificidades.
	
		2
 Questão
	
	Segundo Marx e Engels, em A idelologia Alemã, o Estado é a forma na qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época. Segundo essa visão, na sociedade capitalista atual o Estado faz valer os interesses comuns:
		
	
	Da classe média.
	
	Do proletariado.
	
	Dos trabalhadores.
	 
	Da burguesia.
	
	Dos comunistas.
	Respondido em 07/06/2021 22:54:08
	
Compare com a sua resposta: O tipo de ação social, de acordo com Weber, é tradicional, pois são expressões que usamos cotidianamente, sem, muitas vezes, uma refelxão sobre o que dizemos, como um elemento fático.
	
		3
 Questão
	
	(Ufpa 2012) Um das importantes preocupações sociológicas é a questão a respeito dos fatores que tornam possível a existência e a evolução das sociedades. A ideia de "conflito" assume uma posição contraditória, por este ser considerado ora como "motor das transformações", ora como fator que "deixa a sociedade estagnada" e impede a evolução. Em relação às consequências do conflito para sociedade, é CORRETO afirmar:
		
	
	Para Karl Marx, o regime capitalista é capaz de produzir cada vez mais. A despeito desse aumento das riquezas, a miséria continua sendo a sorte da maioria. Essa contradição irá gerar conflitos que, mais cedo ou mais tarde, desencadearão um processo de reforma da sociedade que a reorganizará com critérios científicos.
	
	O marxismo exclui a possibilidade de haver um paralelismo entre o desenvolvimento das forças produtivas, a transformação das relações de produção, a intensificação da luta de classes e dos conflitos que marcam a marcha para a revolução.
	 
	Para Karl Marx, a supressão das contradições de classe deve levar logicamente ao desaparecimento do Estado, pois este é um dos subprodutos ou a expressão dos conflitos sociais.
	
	Durkheim diz que os conflitos entre trabalhadores e empresários demonstram a falta de organização ou a anomia parcial da sociedade moderna, que deve ser corrigida com uma revolução do proletariado, que restaure o consenso social.
	
	Durkheim acredita que a forma como os indivíduos se organizam socialmente para produzir determina a sua visão de mundo. Ou seja, ele acredita que não é a consciência dos homens que determina a realidade, mas, ao contrário, é a realidade social e principalmente seus conflitos que determina a consciência coletiva.
	Respondido em 07/06/2021 23:02:14
	
Compare com a sua resposta: O SENSO COMUM É UM TIPO CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS CARACTERIZADO PELA HERANÇA CULTURAL, COM O OBJETIVO DE ORIENTAR A SOBREVIVÊNCIA HUMANA NOS DIVERSOS ASPECTOS. É SUBJETIVO, EMPÍRICO E NÃO PRESSUPÕE O USO DE MÉTODO.
	
		4
 Questão
	
	O trabalho teórico de Karl Marx está fundamentado no que ele chamava de concepção materialista da história. O período em que viveu foi marcado pelas grandes mudanças causadas pelo crescente processo de industrialização dos países europeus. Marx testemunhou o crescimento das indústrias e fábricas, o inchamento dos meios urbanos e o consequente aumento vertiginoso das desigualdades sociais.
De acordo com a concepção materialista, fundamentada por Marx e Friedrich Engels, as mudanças sociais que se passavam no decorrer da história humana estavam baseadas:
		
	
	na condição humana de sempre perseguir o avanço e a evolução.
	
	no conjunto de valores e ideias que se desenvolvem em um determinado período.
	
	nos avanços morais de cada época. Quanto maior o nível moral e ético do sujeito, mais evoluído ele será.
	
	na condição espiritual dos indivíduos de uma época.
	 
	na condição material dos indivíduos de uma época.
	Respondido em 07/06/2021 23:05:04
	
Compare com a sua resposta:
Para Marx, é o conjunto de relações sociais de produção que forma a estrutura de uma sociedade, e é a partir desta estrutura que as instituições sociais e políticas vão se constituir. Neste caso percebe-se que o sistema educacional brasileiro, que faz parte da superestrutura, historicamente serve como instrumento de dominação da elite, interessada em manter o povo sem cesso á educação e, consequentemente, sem desenvolver o senso crítico e sendo mais fácil de ser controlado pelos detentores do capital.
	
		5
 Questão
	
	Sobre alguns dos principais conceitos presentes no pensamento de Karl Marx, é possível afirmar:
		
	
	Mais-valia representa a capacidade de produzir de cada trabalhador, influenciando no valor do salário.
	 
	A Luta de classe é expressão das contradições internas dos modos de produção;
	
	A propriedade dos meios de produção não interfere no modo de produção dos bens materiais;
	
	As relações de produção resultam do processo de produção da cultura;
	
	O desenvolvimento dos instrumentos de produção não interfere no desenvolvimento das forças produtivas;

Continue navegando