Buscar

Avaliação I - Topicos Especiais

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Atualmente, enfrentamos desafios éticos que decorrem da diversidade cultural das sociedades contemporâneas, do consumismo, do individualismo, do desprezo ao próximo e à natureza, gerando um quadro de crise que tem sérias implicações sobre a ética, valores e responsabilidade social. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Podemos notar diferentes aspectos nesta crise: agravamento da desigualdade social, crise no sistema de trabalho e crise ecológica.
(    ) Vivemos atualmente uma crise ecológica sem precedentes. Com os níveis de consumo atuais, esgotaremos os recursos naturais, o que favorece a sustentabilidade.
(    ) A desigualdade hoje se mostra tão grande que pode até levar à desumanização dos indivíduos.
(    ) A crise atual e suas implicações são de inteira responsabilidade da iniciativa privada, pois ela é fundamental no desenvolvimento do país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	As ONGs são organizações não governamentais que não apresentam fins lucrativos e recebem doações de empresas e pessoas físicas. Fazem parte do terceiro setor como uma alternativa em meio ao setor estatal (primeiro setor) e o setor privado segundo setor, no sentido de intermediar, gerenciar e prestar serviços de interesse público. Sobre as ONGs no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Exercendo o papel de pressionar governantes, as ONGs tratam de temas relativos a grupos e questões não trabalhadas sistematicamente.
(    ) Temas relativos a grupos minoritários no país, como indígenas e moradores de rua, não podem ser sistematicamente trabalhados pelas ONGs.
(    ) As ONGs possuem na realidade brasileira contemporânea uma atuação política real.
(    ) Quando as populações apoiadas pelas ONGs passam a depender de sua atuação, pode haver desestímulo à prática da cidadania e à busca dos direitos por si mesmo, gerando dependência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	Para que se possa instaurar um regime governamental pautado na democracia, quatro condições básicas são necessárias. Essas quatro condições mínimas para implantar um regime democrático são fundamentais para que haja a participação democrática de um povo em prol dos objetivos comuns do próprio povo. Sobre essas condições, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Direito dos cidadãos de escolherem governo por meio de eleições.
	 b)
	Eleições regulares.
	 c)
	Garantia de direitos de expressão.
	 d)
	Acesso à fonte única de informação sobre a ação de governos.
	4.
	Leia o texto a seguir:
Em 79º lugar, Brasil estaciona no ranking de desenvolvimento humano da ONU, país registrava crescimento do IDH desde 2010, mas manteve mesmo patamar entre 2014 e 2015. O ranking de desenvolvimento humano foi divulgado pela Organização das Nações Unidas com dados de 188 países. O Índice de Desenvolvimento Humano leva em consideração três fatores: Saúde (expectativa de vida); Conhecimento (média de anos de estudo e os anos esperados de escolaridade); Padrão de vida (renda nacional bruta per capita).
Se for levado em conta o "IDH ajustado à desigualdade", o índice de desenvolvimento humano do país cairia de 0,754 para 0,561 e o Brasil cairia 19 posições no ranking mundial.
Com relação ao IDH e à desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/em-79-lugar-brasil-estaciona-no-ranking-de-desenvolvimento-humano-da-onu.ghtml>. Acesso em: 18 jan. 2018 (adaptado).
	 a)
	A estabilização do IDH brasileiro demonstra que o país já atingiu um patamar de desenvolvimento sustentável ideal, onde a saúde, a educação e a renda da população melhoraram nos últimos anos.
	 b)
	O IDH brasileiro de 2014 e 2015 revela que o país estacionou no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação, saúde e distribuição de renda.
	 c)
	Com IDH de 0,754, Brasil é considerado elevado no desenvolvimento humano, mesmo se for considerado o IDH ajustado à desigualdade.
	 d)
	Graças à promoção de políticas públicas de inclusão, educação de qualidade e saúde para todos, o IDH médio do Brasil tem melhorado nos últimos anos, especialmente em 2014 e 2015.
	5.
	A construção dos nossos valores inicia-se desde criança, a nossa ética, princípios e virtudes. Todas as pessoas possuem valores que são constituídos na sociedade, saber diferenciar o certo ou o errado, os seus direitos e deveres da condução ética profissional, pessoal, familiar, social e principalmente moral. Através da nova Constituição Federal de 1988, temos deveres e direitos com a sociedade em si entre outras normas significativas provenientes da consciência moral. Diante desse aspecto, existem exemplos dos valores e virtudes humanas. Referentes aos exemplos dos valores humanos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Amizade, justiça, liberdade, ordem e humildade.
(    ) Amizade, pudor, injustiças, sinceridade e simplicidade.
(    ) Lealdade, justiça, paciência, autoestima e generosidade.
(    ) Respeito, compreensão, obediência, pudor e ordem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	6.
	A democracia é compreendida como um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade, podendo ser exercida de formas distintas. No Brasil, o povo participa democraticamente, por meio do voto, elegendo seu representante político nas diversas esferas governamentais. Sobre como essa forma de democracia ocorre em nosso país, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Direta.
	 b)
	Indireta.
	 c)
	Participativa.
	 d)
	Deliberativa.
	7.
	Observando a figura, a desigualdade social é muito grande, e não apenas no Brasil, mas nos mais variados países do planeta. Esse grande problema acontece com distintos grupos sociais, como as diferenças religiosas, a cor da pele e a diversidade cultural. Demostra que é muito maior o preconceito, as pessoas não aceitam essas diferenças, o modo de pensar, o jeito de ser. A cultura brasileira é marcada pela mistura de raças (brancos, negros e índios). Isso proporcionou o crescimento de várias culturas e, com isso, as diferenças sociais. Diante desses fatos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.folhadedourados.com.br/media/images/5198/13390/tmp/wmX-565x412x4-51b48da14ab164e3439d87e8c1a958832ef775558abd5.jpg>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	
	 a)
	Ocorre a diferença social, pensamentos, ideias, ações, orientação sexual, dentro da mesma sociedade, podendo gerar conflitos verbais e até violência.
	 b)
	Ocorre a diferença social apenas com a diferença da cor da pele e a raça.
	 c)
	Ocorre a diferença social apenas com os brancos e índios.
	 d)
	O desenvolvimento das diferenças da sociedade está ligado apenas aos mais diversos tipos de religião. Dessa forma, existem poucas situações de preconceito referente à raça e à cor da pele.
	8.
	É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Não só de aspectos físicos e materiais se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. Com relação à herança cultural dos povos, assinale a alternativa CORRETA:FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	Denomina-se patrimônio histórico e artístico as obras de artistas famosos que contam a história de um povo.
	 b)
	Denomina-se patrimônio cultural material ao conjunto de construções e obras extintas por um povo.
	 c)
	Denomina-se patrimônio cultural imaterial ao conjunto de tradições imateriais herdado por um povo.
	 d)
	Denomina-se patrimônio de arte contemporânea a linguagem atual de um povo exclusivo da cidade.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	9.
	A diversidade humana deveria ser um instrumento de unificação dos indivíduos, diferentemente das desigualdades sociais. Sem diversidade não há estímulos para pensar diferente, não há estímulos para pensar no princípio da equidade. Portanto, pensar diferente é o caminho para viver e compreender o sentimento solidário que devemos ter. Considerando o princípio da equidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somos únicos como indivíduos, e por isso somos diferentes, mas somos iguais como seres humanos.
	 b)
	Somo únicos como indivíduos, mas pertencemos à mesma espécie, a espécie humana. No entanto, há seres humanos "superiores" ou "inferiores".
	 c)
	Somos iguais, idênticos, pois pertencemos à mesma espécie.
	 d)
	Somos iguais como indivíduos, pois somos iguais como seres humanos. A isso se dá o nome de equidade.
	10.
	O feminismo tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque. Essas conquistas se dão pelas grandes revoluções, como a Revolução Francesa, que tinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, e foram reivindicadas por elas, pois acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs. Algumas conquistas podem ser registradas como consequência da participação da mulher nesta revolução, um exemplo é o divórcio, movimentos políticos cuja meta é conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, isto é, garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens. Houve momentos na história da humanidade, como na Idade Média, em que a mulher tinha direitos mais abrangentes, como acesso total à profissão e à propriedade, além de chefiar a família. No entanto, foram diminuindo com o advento do capitalismo. De modo geral, quase sempre houve hegemonia masculina nos diferentes espaços públicos e da mulher no espaço doméstico. As feministas afirmam que sua luta não tem por objetivo destruir tradições ou a família, mas alterar a concepção de que "lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos".
O compromisso dos movimentos feministas é pôr fim à dominação masculina e à estrutura patriarcal, garantindo a igualdade de direitos. Sobre o que buscam esses movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Direitos contratuais e de propriedade iguais entre homens e mulheres.
(    ) Direitos legais das mulheres, como votar, licença-maternidade, salários iguais aos dos homens.
(    ) Direitos de estudos e questionamento com relação à opressão.
(    ) A diversidade cultural e a diferença cultural entre o machismo e o feminismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/feminismo/>. Acesso em: 10 ago. 2015.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.

Continue navegando