Buscar

História e Ensino de Arte no Brasil

Prévia do material em texto

2.
	A programação neurolinguística (PNL) é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Ensina-se às pessoas algumas coisas sobre como seus cérebros funcionam e elas usam essa informação para se desenvolver.
 
Sobre a programação neurolinguística (PNL), analise a seguinte asserção-razão:
 
A programação neurolinguística (PNL) imprime sua personalidade e seu estilo a tudo que é feito, por meio do processamento de imagens, sons e sensações registrados internamente.
 
PORQUE
 
Todos possuem os sistemas visual, auditivo e sinestésico, sendo comum que um deles seja mais desenvolvido do que os outros, tornando-se uma predominância sensorial.
 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	A)
	As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma consequência da primeira.
		2.
	Comunicação é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra e compartilhada por ambas.
 
Nesse sentido, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca dos elementos que compõem o processo de comunicação:
 
( ) Emissor ou fonte: é a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem é enviada.
( ) Mensagem: é o uso de SMS e mensagens de Whatsapp.
( ) Canal: espaço situado entre emissor e receptor.
( ) Destino ou destinatário: é a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
	C)
	F – F – V – F.
		17.
	Com relação às culturas indígenas do norte do Brasil, relacione as colunas:
A – Cultura Marajoara
B – Cultura Guarita
C – Cultura Santarém
(  ) Suas cerâmicas eram decoradas com pintura policrômica, com as cores vermelha, preta e branca.
(  ) Sua cerâmica era decorada por cariátides, estatuetas de figuras humanas que apoiam em seus ombros o vaso.
(  ) Relacionada a ilha de Marajó.
(  ) Produziam vasos de uso doméstico e para uso cerimonial.
(  ) Entre suas estatuetas, encontravam-se os muiraquitãs, pequenas rãs de pedra polida, que serviam como amuletos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	C)
	A sequencia correta é B – C – A – A – C
 
		9.
	Existem dois tipos de comunicação: a verbal e a não verbal. A verbal se utiliza de palavras para comunicar, como, por exemplo, a comunicação oral e a comunicação escrita. Já a comunicação não verbal, utiliza-se de outras ferramentas para transmitir as informações.
 
Nesse sentido, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:
 
( ) Comunicação por mímica: são os gestos das mãos, do corpo e da face.
( ) Comunicação por expressões faciais: é o olhar, a forma dos lábios e a contração dos músculos da face.
( ) Comunicação pela postura: é o modo como sentamos, o corpo inclinado para trás ou para frente e até mesmo a posição dos pés.
( ) Comunicação por gestos: pode ser voluntária, como um beijo ou um cumprimento, mas também pode ser involuntária, como, por exemplo, mãos que não param de rabiscar ou de mexer em algo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
	A)
	V – V – V – V.
		10.
	Quem foram, respectivamente, os pintores das seguintes obras: “A Primeira Missa no Brasil” e “O Grito do Ipiranga”? Estes pintores estudaram na Escola Nacional de Belas-Artes (ex-Academia Imperial de Belas-Artes).
	B)
	Victor Meirelles – Pedro Américo.
		12.
	Com relação ao Movimento Escolinhas de Arte do Brasil, leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
I. O Movimento Escolinhas de Arte do Brasil foi influenciado pelo movimento da Escola Nova e buscava a valorização da educação através da arte, para a formação de pessoas mais sensíveis e críticas em relação a si mesmas.
II. O Movimento Escolinhas de Arte do Brasil buscou ampliar o repertório artístico dos alunos, incluindo em suas aulas elementos da arte popular e do folclore, como fantoches e bonecos, além de propor um intenso diálogo entre diferentes modalidades artísticas.
III. O Movimento Escolinhas de Arte do Brasil foi considerado um movimento revolucionário no campo da arte-educação no país, difundindo ideias como a aprendizagem livre e incentivando a expressão criativa das crianças e adolescentes.
	C)
	Todas as frases estão corretas.
		03.
	Apesar da possibilidade de aprender pelos sistemas auditivo, visual e sinestésico, de maneira combinada, a maioria das pessoas utilizam um deles de forma predominante.
 
Sobre os estilos de organização de acordo com a predominância sensorial, analise as sentenças que seguem:
 
I – Visual: a percepção é global, ou seja, percebe o todo e, se necessário, decompõe em partes menores a percepção inicial.
II – Sinestésico: depende de informações detalhadas e de instruções na forma de passo a passo.
III – Auditivo: organização gradual, criativa e divergente, que se caracteriza por conclusões diferentes da maioria.
 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	B)
	As sentenças II e III estão corretas.
	C)
	A sentença I está correta.
		16.
	Com relação ao pensamento dos seguintes personagens, relacione as colunas.
A – Rui Barbosa.
B – Benjamin Constant.
( ) Adepto do Positivismo, foi responsável pela primeira reforma educacional republicana.
( ) Adepto do Liberalismo, acreditava que a redenção econômica do país estava relacionada com a capacitação profissional de seus cidadãos.
( ) Acreditava na importância da educação artística como base da educação, amparando suas propostas no modelo americano de Walter Smith
( ) Foi responsável pela troca do nome da Academia Imperial de Belas-Artes para Escola de Belas-Artes.
	D)
	A sequencia correta é  B – A – A – B
		18.
	Apesar de não ter participado da Semana de Arte Moderna de 1922, esta artista foi extremamente importante para o movimento modernista brasileiro. Sua origem abastada permitiu que buscasse formação artística na Europa. Uma de suas obras mais famosas chama-se “Abaporu”, expressiva da fase antropofágica do modernismo. Ela é
	C)
	Tarsila do Amaral
		14.
	A programação neurolinguística é capaz de compreender a estrutura da experiência interna do homem por meio de visualizações, sons e sensações, permitindo observar e avaliar como os indivíduos processam, a nível neurológico, as informações e seus consequentes efeitos nos comportamentos e sentimentos.
 
Sobre as formas de interação com o ambiente, de acordo com a predominância sensorial, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas que seguem:
 
( ) Visual: verifica sempre o que está acontecendo ao seu redor, notando cores e formas.
( ) Auditivo: presta atenção no que está sendo dito a sua volta e não parece consciente das modificações no plano visual.
( ) Sinestésico: é focado em si e é bastante consciente do clima que o circunda, não parecendo ciente da atividade visual.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
	C)
	V – V – V.
		5.
	 No campo do ensino de artes, a virada do século XIX para o XX foi marcado por importantes paradigmas. Leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A superação do academicismo, importado da França pela Missão Artística Francesa e difundido pela Academia Imperial de Belas-Artes.
II. A valorização do Barroco brasileiro como uma arte nacional.
III. A consolidação do ensino técnico, para atender a necessidade crescente de uma classe trabalhadora capacitada, nascida em decorrência da abolição da escravatura e do desenvolvimento industrial.
	A)
	 As frases II e III estão corretas.
	C)
	As frases I e III estão corretas.
	D)
	As frases I e II estão corretas
		11.
	Nossa mente processa tudo por meio de imagens, sons e sensações, registrados internamente. Embora todos tenham os sistemas visual, auditivo e sinestésico, é comum que um deles seja mais desenvolvido do que os outros.
 
Compreendido isso, analise e associe os itens que seguem:
 
I – Predominância sensorial visual.
II – Predominância sensorial auditiva.
III – Predominância sensorial sinestésica.
 
( ) As pessoas com desta predominância dizem muito "E então eu disse... Daíele falou... Eu sempre falo que...”, enquanto contam uma história, um fato ou uma lembrança.
( ) As pessoas desta predominância são capazes de falar durante meia hora sobre um almoço delicioso, contando sobre a beleza dos pratos, da louça e dos talheres.
( ) As pessoas desta predominância estão sempre dizendo "Eu sinto...", “Pressinto que...”. Geralmente são pessoas que gostam de tocar e abraçar as demais.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
	B)
	II – I – III.
		15.
	Em 1932, foi publicado o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, documento composto e assinado por mais de 100 intelectuais das áreas de Educação e Ciências Sociais, que tinha por objetivo a reestruturação da educação e do ensino no país. Leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta:
I. O Manifesto passou despercebido, não obtendo grande repercussão na sociedade brasileira e sendo rapidamente esquecido.
II. O Manifesto expôs a desorganização do sistema escolar brasileiro e propôs que o Estado organizasse um plano geral para a educação, o que ainda não acontecia.
III. O Manifestou causou grande polêmica, pois defendia a escola laica, obrigatória e gratuita. A Igreja Católica sentiu-se ameaçada, pois perderia seu monopólio sobre o ensino brasileiro.
	A)
	As frases II e III estão corretas.
	B)
	As frases I e III estão corretas.
	C)
	As frases I e II estão corretas.

Continue navegando