Buscar

Resumo Expandido

Prévia do material em texto

1.Desafios das redes sociais na Educação a Distancia 
Existe uma combinação perfeita entre as redes sociais e a Educação a Distância, as duas caminham juntas e estão completamente ligadas a informação, a era digital e a tecnologia que segue em constante evolução. Evidentemente, não há receitas prontas para utilização das redes sociais de maneira correta, mas é importante ressalvar que essas redes devem ser utilizadas com responsabilidade pois o excesso traz consequências para o futuro. Em relação às diversas modalidades de comunicação que estão se estabelecendo na então intitulada “sociedade da informação” (CASTELLS, 2000), as redes sociais estão num processo de expansão contínuo, principalmente as redes sociais focadas em relacionamentos via WEB (Orkut, Facebook, Hi5, Myspace, Haboo, etc.) as quais possuem enquanto principais usuários a geração net (TAPSCOTT, 2010), ou seja, jovens e crianças que já nasceram e estão crescendo imersos numa sociedade cada vez mais tecnologizada, os quais aprendem desde a infância a acessar e utilizar as tecnologias, principalmente as TIC’s a serviço de seus interesses – lazer, estudos, relacionamentos, etc., e as redes sociais são um importante instrumento a serviço desses interesses.
O primeiro passo é garantir acesso total e ilimitado, que às redes sociais traz para o contexto educacional, ampliando os horizontes da educação.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede - a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

Continue navegando