Buscar

PAPER FINALIZADO - Fotografia

Prévia do material em texto

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia
UniveRitas/UNG, Guarulhos, SP.
SENTIMENTOS OCULTOS DA SOCIEDADE: 
A SOCIEDADE PÓS MODERNA E SUAS LIMITAÇÕES
GIOVANNE FERNANDO RAMOS CHAMORRO
RA: 28280052
Paper - Projeto, apresentado a disciplina de Projeto de Ensaio Fotográfico do Curso de Tecnologia em Fotografia, da Universidade Guarulhos.
Orientação: Prof. Esp. Daniel Amaral Herrera; Prof. Esp. Alex C. Francisco e Prof.ª. Ms. Lislei Carrilo.
GUARULHOS	Comment by Lislei Carrilo: O que é isso logo abaixo?? Texto pg 3 retirados do padf???? Tente tirar. Aparece em todas as páginas
2020
RESUMO
Este projeto investiga os sentimentos ocultos de uma sociedade pós moderna, moldada e dirigida pelo sistema capitalista, assim por meio da fotografia autorretrato explicar como os sentimentos são expressos de maneira subjetiva em situações de cotidiano. Com objetivo de esclarecer e mostrar o que se há escondido nos sentimentos do ser humano que vive o automático para sobrevivência. Utilizando técnicas fotográficas de longa exposição, com luzes artificiais amaras e luz natural do sol em diferentes horários, afima fim de explorar a fotografia monocromática. Com referências teóricas e imagéticas, o trabalho instiga a busca do real sentimento e mostra a atenção que devemos ter com o ser humano em questão sentimental que se esconde por conta de todas as limitações da sociedade. O projeto mostra de forma clara a dualidade de sentimentos em um só ser, por meio da fotografia autorretrato, assim fica claro as limitações e esclarecimento do assunto.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia autorretrato; sentimentos; sociedade.
INTRODUÇÃO
	A pesquisa SENTIMENTOS OCULTOS DA SOCIEDADE – trabalha no processo criativo fotográfico que propõe uma investigação sobre a abordagem do íntimo do cotidiano humano, dentro de contextos que são relatados por pessoas comuns que dedicam sentimentos robotizados ao cotidiano, ao trivial. Em uma condição que é feito uma análise técnica visual as expressões claras e ocultas; Porpor meio da imagem desenhar sobre o verdadeiro sentimento que a pessoa teve e não pôde se expressar.
	De acordo com Zygmunt Bauman, em Modernidade Líquida (2001, p. 23), devemos nos emancipar, ou seja, ser libertos para o que se deseja. Dessa maneira o que se pretende é racionalizar a questão de liberdade de expressão, e a busca etimológica referente a coragem de se expressar, de maneira verdadeira para melhor cuidado psicológico pessoal. 
	A “Sociedade Liquida” de Bauman descreve como o mundo moderno é obrigado a ter determinados sentimentos, por meio de propagandas que iludem o telespectador sobre determinados assuntos e assim ele se torna um sentimento de acordo com o que aquela propaganda fez com que ele sentisse. O contexto imagético de sentir algo vendo determinada imagem, é algo trabalhado e publicado de forma avassaladora nas redes sociais com a intenção de determinar à vontade, o sentimento e gosto pessoal do telespectador. 
	As imagens produzidas neste projeto visam explorar sentimentos escondidos, que são sentimentos onde não são expostos por medo da possível crítica que pode acontecer. Com conteúdo subjetivo do mundo onde aprendemos a esconder sentimentos, proporcionando uma visão clara do que ocorre no dia a dia, produzindo, assim, auto retrato de uma sociedade calada perante ordem de poder. Calam-se por medo, respeito e insegurança.
	O tema do projeto surgiu por leituras de livros, artigos e imagens que falam sobre sentimentos, mas ainda não falam sobre os sentimentos ocultos, que são os sentimentos que serão apresentados neste trabalho.
	Os sentimentos ocultos da sociedade será uma porta aberta às pessoas que se escondem do mundo, o que escondem o que são, ou os que se negam a verdade de sua própria identidade, vivem no automático e são educados de forma errônea em relação a expressar sentimentos. Como se descreve a modernidade liquida de Zygmunt Bauman, as pessoas vivem pelo material e os sentimentos se fecham a realidade. Sobre a 
Sobre a expressão da realidade por meio da imagem:
“Esse anseio pelo naturalismo absoluto, por um equipamento mecânico capaz de representar a natureza tal qual ela se manifesta, objetivamente, sem a intervenção das contingências humanas, é que forjou o chamado efeito realidade, a idéia de que uma foto representa o mundo como ele é” SVCENKO, Nicolau. Eu queria roubar a natureza. In: ITAU CULTURAL. Caixa de Cultura: fotografia (Caderno do Professor), 1998. 	Comment by Lislei Carrilo: Explique no rodapé o que é este caderno e depois repita estes detalhes nas referências
	As produções fotográficas do projeto, transmitem a duplicidade de sentimentos, aquele que enxergamos em situações e aquele que se torna oculto. Dentro de casa, no trabalho, no transporte público, existem situações que nos calamos, está na hora de mostrar o verdadeiro sentimento.
OBJETIVOS
Investigar os seguintes sentimentos: raiva; tristeza; medo; aversão; alegria; afeto; amor; empatia; esperança. A psicologia trabalha sobre os processos mentais das pessoas a partir de conversas que as pessoas simplesmente falam o que realmente sentem, desta forma o comportamento humano é sim se fechar e não se expressar, porém a psicologia mostra que a aceitação e desmistificação desses sentimentos são os melhores remédios para uma vida mais saudável. Este estudo tem como objetivo, compreender a restrição de expressão que as pessoas têm em determinadas situações. O contexto imagético irá falar sobre este problema para fim de melhorar as decisões e bem estar psicológico dos seres humanos. 
Por meio da imagem, explorar a raiva que é resguardada em situações de estresse excessivo e é guardado com um sorriso no rosto descrevendo essa situação com técnica fotografia de longa exposição ; reconhecer a tristeza que se esconde em uma expressão neutra por imagens duplicadas; descrever o medo por marcas e expressões de um autorretrato com bastante nitidez; fotografar a aversão que existe no trabalho indesejado; destacar a alegria na derrota do outro; estimar o verdadeiro amor; ilustrar a empatia distinta da realidade; mostrar a esperança em uma situação que monstros internos lhe atacam; enxergar de forma ampla o verdadeiro sentimento. 
Descrever como a análise desses sentimentos e controle deles é eficaz para reduzir problemas psicológicos comuns por conta da retenção de sentimentos pessoais. Analisar como esses sentimentos agem no nosso organismo controlando nossa vontade e proposito de vida. Descobrir como a libertação desses sentimentos podem ajudas as pessoas serem mais felizes e confiantes naquilo que tem plena vontade e designação. Concluir a ideia inicial com fatos e relatos para fim de uma solução. 
MÉTODOS E JUSTIFICATIVA
O projeto será realizado com prevenção a COVID-19, com imagens autorretratos produzidas sozinhospelo fotógrafo pesquisador, dentro de um único quarto, com diversos planos, com luzes artificiais amadoras e luzes naturais, com luz dura (sol que entra pela janela em determinado horário do dia) e luz suave com pôr do sol e/ou abajur. Serão processos fotográficos de longa exposição, sobre exposição, dupla exposição, colagem de imagens. As imagens e pesquisas serão feitas todos os finais de semana, explorando os diversos climas que a cidade de Guarulhos proporciona. Terá um custo de tempo apenas, porém, com intuito de pós pandemia explorar sobre o assunto a fora e realizar entrevistas pessoais em hospitais psiquiátricos.
O projeto existe para investigação e resolução de problemas que maior parte das pessoas tem de se expressar, ele irá mostrar de maneira clara como existem sentimentos querendo sair em situações cotidianas, esses sentimentos resguardados são alguns dos causadores de uma doença silenciosa que é a depressão, a exploração e exposição desse projeto servira para com que a população observe o tamanho do problema que existe e pode existir até mesmo na própria casa.
A escassez de notícias e relatos destes problemas de expressão de sentimentos é preocupante, este projeto tende a ser umavisão clara do que acontece no oculto de cada um. 
Muitos artigos de psicólogos existem falando destas condições de expressar sentimento, pois é o que se entende quando dizem que vão ao psicólogo, irá falar o que sentem para ele o que tem medo e/ou receio de expressar a pessoas mais próximas.
O projeto existe para melhorar a relação das pessoas, por meio de compreender o sentimento do outro de maneira clara, mesmo sentimento silencioso, e saber que existe sempre algo além do que se observa. A modernidade liquida de Zygmunt Bauman é um livro que fala sobre as pessoas e seu cotidiano, que se tornou um cotidiano robotizado e sem expressões, este projeto será o início de mudança, que fará as pessoas se expressarem e serem felizes com o verdadeiro sentimentos. 
O ser humano e seus bloqueios mentais.
O projeto em seu embasamento teórico se inspira em Zygmunt Bauman, e em tudo que se fala no seu livro “Modernidade Liquida” que fala sobre a sociedade pós moderna, suas tomadas de decisões, seus sentimentos estruturados, a reprodutibilidade técnica entre outros. Estas questões são vistas com clareza nos dias de hoje, o contexto imagético presente neste projeto tem como finalidade definir e esclarecer a dualidade de sentimentos, o primeiro de forma clara que está sendo visto em uma situação real, e o segundo subjetivo, para fim de esconder o que realmente se sente. 
Para Zygmunt Bauman, somos livres, mas não conseguimos transformar o mundo, ou até mesmo situações, pois temos um sentimento de impotência que não transpassamos aquilo que realmente queremos em situações. Somos obrigados a aceitar o mundo do jeito que é e viver em base no que ele nos obriga a acreditar. 
A reprodutibilidade técnica da fotografia veio de forma a comercializar imagens padrões e não mais sentimentais, o foco do mercado fotográfico é a venda e lucratividade, não é valorizado como antes, os trabalhos artísticos e autorais, este projeto tem o intuito de mostrar a arte de forma clara e também seus posteriores sentimentos, sem copias, mantê-los únicos e duráveis para exploração imagética e para estudos de expressões, sentimentos e afins.
Quando se fala de bloqueios mentais, falamos em base a situações de tomada de decisão. No trabalho por exemplo, em uma reunião você tem um sentimento de que aquilo não é pra você e você não gostaria de estar ali, porém, quando seu superior se direciona a você com o questionamento se você está bem, se gosta de estar onde está, você concorda por conta da sua necessidade e sua mente bloqueia o que realmente sente e passa a aceitar aquilo como algo normal.
Inspiração imagética sentimental e seus significados
	
	
	Foto: Francesca Woodman
A Fotógrafa Francesca Woodman trabalha com a técnica de longa exposição e traz a melancolia do preto e branco em suas obras.
Fonte: https://www.artsy.net/artwork/francesca-woodman-space-2-providence-rhode-island-p-dot-a1
	Foto: Esperança – Giovanne Chamorro – Fotógrafo Giovanne Chamorro
A premissa é exibir o desespero que não se enxerga em orações, a inspiração de Francesca Woodman é sua técnica e seu significado imagético que foi uma curta vida de lutas internas.
	
	
	
	Foto: Francesca Woodman
A Fotografa passa por uma luta interna e fotografa seus anseios e sentimentos, em ambientes caóticos para fim de contemplar sua situação.
Fonte: https://plainmagazine.com/francesca-woodman-ghostly-seductive-self-portraits/
	Foto: Tristeza – Giovanne Chamorro – Fotógrafo Giovanne Chamorro
A premissa é exibir a dualidade de sentimentos, um claro em sua expressão neutra e seria, outro com tristeza e peso obsoleto.
	
	A inspiração de forma clara é seu significado imagético para a própria Francesca Woodman, que fotografava seus sentimentos e anseios, e teve o fim trágico de um suicídio, pois suas imagens eram subjetivas e belas, não são claras o suficientes para o entendimento das décadas de 1960/70/80. 
	
	
	Foto: Francesca Woodman
Feição feliz, por obrigação e por medo de se expressar.
Fonte:https://m.theartstory.org/artist/woodman-francesca/
	Foto: Felicidade – Giovanne Chamorro – Fotógrafo Giovanne Chamorro
A premissa é exibir com clareza a obrigação e força em sorrir. 	Comment by lisle: Exemplo de como podem ser inseridas as imagens do projeto.Legenda deve ser centralizada e fonte 10Aqui podem ser inseridas algumas fotos do aluno..
	
	Por meio das imagens, foi definido técnicas de longa exposição e o estudo de autorretrato, para melhor execução do projeto o autorretrato foi a solução em questão de distanciamento social, causado pela pandemia da COVID-19.
	Francesca Woodman surgiu como inspiração a partir de aulas ministradas na UNG, onde falasse desta fotografa que produziu imagens melancólicas e misteriosas com técnicas de longa exposição em locais abandonados. Fotografou seus amigos e a si mesma com intuito de se expressar, muito não foi investigado e compreendido a tempo do que realmente se tratava e falava suas imagens. Francesca Woodman suicidou-se em 19 de janeiro de 1981, e ficou marcada na história pelas suas imagens e seu fim inesperado. 
	A inspiração em questão, são as expressões e sentimentos melancólicos sentidos ao ver as imagens da fotografa. Neste projeto foi utilizado algumas técnicas como inspiração, porém as imagens são produzidas com a intenção de ser claro a dualidade de sentimentos e afins. 
Foto: Giovanne Chamorro Ensaio: “Sentimentos ocultos da sociedade: a sociedade pós moderna e suas limitações”
Preto e branco -, sensações monocromáticas
	Na revista tecnológica e sociedade (Curitiba, n. 1, outubro de 2005) Luciana Martha Silveira diz que “As imagens fotográficas em preto-e-branco também nos despertam as mais diversas sensações, que vão desde a evidencia da estrutura ou do esqueleto das imagens, até a liberdade de cromatizá-las através da imaginação.” Isto esclarece a escolha do estilo monocromático deste projeto. 	Comment by Lislei Carrilo: Fale no rodapé que revista é essa, isso vai elucidar melhor tua citação
	O contraste forte que existe entre luz e escuridão, como forma de esclarecer os sentimentos e suas divisões. Até mesmo ver como com mais tempo de luz exposto em uma imagem/situação, vemos a realidade. 
	O preto e branco nos desperta curiosidade do que realmente é aquela imagem, a verdade em cores se esconde, e a investigação sobre os contrastes permanecem. Ao telespectador desperta curiosidade e passa um determinado sentimento e entendimento para cada um que olha aquela imagem. Assim, a fotografia preto e branco complementa este projeto de forma a esclarecer o sentimento de dúvida que nosso próprio subconsciente cria ao visualizar situações. 
	A fotografia tende a eternizar um momento, sensação e emoção, porém é eternizado o individual de cada um, não um significado geral. 
Foto: Giovanne Chamorro Ensaio: “Sentimentos ocultos da sociedade: a sociedade pós moderna e suas limitações”
Emoção, o controle da tomada de decisão
Para o gestaltismo, é necessário antes compreender o todo, para se compreender as formas, na literatura gestáltica fala-se muito sobre sentimento, sensação e emoção. Neste projeto a pesquisa é feita em base ao gestaltismo, buscamos desmistificar o conceito imagético do sentimento como uma expressão para afim de entender a parte que está oculta. Então partimos do raciocínio mental que é moldado por mente emocional e mente racional, de acordo com as perspectivas de Damásio (1995, 2000, 2003) e Goleman (1995, 1999). 
Para Damásio e Goleman, a emoção é nosso alicerce para ter qualidade e eficácia em nossas decisões, que quando falamos de raciocino, não pensamos mais apenas em quociente de inteligência (QI) mas também falamos de quocientes emocionais (QE). Portanto, os sentimentos em nossas decisões comandam a nossa clareza em decisões e sucessos pessoais. 
Certos momentos do cotidiano somos submetidos a uma tomada de decisão imediata, nosso emocional comanda isto de acordo como estamos nos sentindo naquele momento, ao atravessar a rua a pessoa está no celular, totalmente vidrada e esquece de ver o carroque está passando, por conseguinte, sofre um acidente, pois seu emocional controlou seu corpo a estar focado somente no celular e esqueceu do perigo que corria ao andar na rua sem se importar com o que poderia acontecer a qualquer momento.
Foto: Giovanne Chamorro Ensaio: “Sentimentos ocultos da sociedade: a sociedade pós moderna e suas limitações”
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS	Comment by lisle: É preciso ter muito cuidado nessa parte da conclusão/considerações finais para não cair na vala comum do “achismo”. Falar: “Eu concordo com o autor X porque eu acho que isso faz sentido”… O que você acha não importa! Sua opinião deve sempre estar baseada em algum tipo de evidência ou autor que foi usado na produção do projeto, não em sua preferência pessoal. Nas considerações finais o aluno deve resgatar o que foi proposto no(s) objetivo(s).
Ao chegarmos no final deste trabalho, consideramos que ele apresenta situações reais do cotidiano, em que ele investiga de forma clara como os sentimentos são expressos. Muito compreende-se a partir do livro Modernidade Liquida pela sua pesquisa e esclarecimento de como a sociedade moderna e pós moderna comportasse em base na sobrevivência. Sentimentos são silenciados e escolhas são direcionadas pela necessidade e não pela vontade pessoal do ser humano. O mundo capitalista dominou todos os setores e hoje de forma clara atingiu a mente humana, que trabalha para fim de sobrevivência e são deixados de lado sentimentos primordiais como amor, felicidade, entre outros.
O contexto imagético contido neste projeto revela como um único ser humano revela diversos sentimentos e dualidades em seu quarto, no qual se expressa e dialoga com si mesmo diversos sentimentos contidos e vividos diariamente, que a partir do seu conforto e privacidade, esclarece o que realmente se sente.
Como inspiração imagética, Francesca Woodman, fotografa com clareza como algo melancólico e não tão claro podem ser avisos, pelo final trágico que foi o suicídio, compreendemos como isto já existe a tanto tempo. 
Hoje, na sociedade pós moderna é mais claro e expressivo este sentimento e pedidos de ajuda. As imagens contidas aqui buscam a compreensão de que nem tudo é aquilo que vemos e que sempre há algo além do que sabemos. Pois fotografar, “é colocar na mesma linha: a cabeça, os olhos e o coração”. Assim compreendemos que onde há fotografia, há um fotografo, há sentimentos e há uma vida.
 As técnicas utilizadas para produção das imagens tiveram sucesso. A técnica de fotografia em longa exposição, feita com luz artificial de luminária de quarto, teve o maior número de tentativas e dias para conclusão, para melhor desemprenho do autorretrato foi estudado os melhores ângulos para atingir os objetivos de expressões e clareza com a luz amadora disponível em cena.
 A luz natural foi um estudo climático, de acordo com o tempo disponível aos finais de semana, foram analisadas e aguardadas certas luzes no cenário que foi disposto, para assim fotografar da maneira correta o que foi esperado.
O trabalho de colagem a manipulação da imagem teve suas limitações por conta do distanciamento social, onde o equipamento de edição que foi trabalho não possui todas os requisitos necessários para melhor produção e edição, foi concluído com sucesso mesmo com as limitações. 
O projeto não se encerra, ele está presente no hoje e com certeza estará no futuro, a investigação e compreensão de sentimentos são primordiais para evolução do ser humano e de prevenção de vidas que são inexpressivas. 
Entretanto, os investimentos para pesquisa cientificaos investimentos para pesquisa cientificam do tema que foi abordado é necessário, para criação de grupos de pesquisa e tratamentos comunitários, o que gera a queda de mortalidade por suicídios e um aumento no desenvolvimento pessoal e social como um todo. 
REFERÊNCIAS 
DAMÁSIO, A. (1995). O Erra de Descartes, Emoção, Razão e Cérebro Humano. Mem Martins. Europa América. 9." Ed. 119 n o 3 
DAMÁSIO, A. (2000). o sentimento de si. Mem Martins. Europa América.
DAMÁSIO, A.___________ (2003). Ao Encontro de Espinosa. Mem Martins. Europa América
COLEMAN, D. (1996). Inteligência Emocional. Lisboa. Círculo de Leitores. 
COLEMAN, D.____________ (1999). Trabalhar com Inteligência Emocional. Braga. Temas e Debates
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262016000100002
https://m.theartstory.org/artist/woodman-francesca/
https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/zygmunt-bauman-o-pensamento-do-sociologo-da-modernidade-liquida.htm
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=-9bcBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=O+Erra+de+Descartes,+Emo%C3%A7%C3%A3o,+Raz%C3%A3o+e+C%C3%A9rebro+Humano&ots=7XkoIO5t9u&sig=DK1SX886jVKoN6yyHhKXJO7EX6c#v=onepage&q=O%20Erra%20de%20Descartes%2C%20Emo%C3%A7%C3%A3o%2C%20Raz%C3%A3o%20e%20C%C3%A9rebro%20Humano&f=false
https://www.redalyc.org/pdf/4966/496650320011.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/3508/Mauss.pdf?sequence=1
Texto pg 3 retirado do pdf www.hrenatoh.net/curso/manimagem/fotografia_exercicio_do_olhar.pdf

Continue navegando