Buscar

Fenômenos Magnéticos - Lucas Rodrigues

Prévia do material em texto

Instituto Federal do Rio de Janeiro
 Campus Volta Redonda
 Licenciatura em Física
 Disciplina: Física em Sala de Aula III
 Professora: Aline Mota
 Aluno: Lucas Rodrigues Theodoro
MÁQUINA DE CHOQUES
O vídeo do canal do Youtube, Manual do Mundo, nos ensina como podemos construir uma máquina de choque caseira utilizando materiais muito simples. Então para isso, é necessário apenas um pote com uma tampa feita de material isolante, como um pote de maionese, por exemplo, uma bolinha de ping-pong, papel alumínio, dois pedaços de fio de cobre e fita adesiva. 
Com os materiais em mãos, o vídeo nos mostra como realizar a devida montagem da máquina de choques, que é basicamente inserir uma tira de papel alumínio no interior do pote e outra na parte de fora, do mesmo tamanho, prender a bolinha de ping-pong na parte superior da tampa do pote, com um prego, por exemplo, e envolver essa bolinha toda com papel alumínio, e por fim, amarrar um fio de cobre junto com o prego na parte de dentro do pote, e o outro fio, prender na parte de fora no papel alumínio. E pronto, a nossa máquina de choque já vai estar montada, pronta para ser utilizada.
O interessante dessa máquina de choques é que ela não precisa de ser ligada a uma tomada ou a uma fonte de tensão para gerar corrente, como é apresentado no vídeo, apenas com uma bexiga de ar é possível carregar a máquina de choques. Para isso, basta atritar a bexiga com o nosso cabelo, várias vezes e depois passar sobre a bolinha, a energizando, em um processo de eletrização conhecido como eletrização por contato. Podemos eletrizar a Máquina de Choques com outros objetos também, como um cano de PVC, uma televisão de tubo, e até mesmo com o gerador de Van de Graaff.
Para descobrir se a máquina realmente foi carregada, basta colocarmos o fio de cobre da parte de fora bem próximo a bolinha envolvida com alumínio, que veremos uma faísca entre os dois. Também podemos descobrir isso, colocando uma de nossas mãos sobre a bolinha e experimento a sensação de levar um choque elétrico.
Nota-se, portanto, que essa Máquina de Choques, funciona como um Capacitor, onde consegue armazenar energia elétrica por um determinado período de tempo, e o plástico do pote funciona como um dielétrico entre as tiras de alumínio, que são as placas paralelas do capacitor, potencializando sua capacidade de armazenas cargas. Um experimento muito simples, com materiais de baixo custo que pode facilmente ser implementado dentro das salas de aula para se explicar processos de eletrização, como também ilustrar como funciona um capacitor.

Continue navegando