Buscar

ESTUDO DE CASO 3 - CULTURA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Perguntas
1- Como você definiria as culturas da AMBEV e da Interbrew utilizando termos aprendidos nesse capítulo? De que maneiras as culturas das duas empresas eram incompatíveis?
A AMBEV tem uma cultura mais voltada para a agressividade comercial e a meritocracia, o que a torna uma empresa altamente competitiva internamente, especialmente já a remuneração variável é muito maior do que a média. 
A AMBEV tem a informalidade como regra, tanto nas roupas quanto no linguajar.
Já a Interbrev era uma empresa que veio de famílias belgas mais tradicionais, que prezava valores como a estabilidade e o respeito à hierarquia, juntamente com a formalidade, tanto nas roupas quanto na comunicação. 
Pode-se ver que basicamente uma empresa era o oposto da outra. 
2- Você preferiria trabalhar em uma empresa com qual tipo de cultura? Com relação ao trabalho, como você acha que a cultura europeia afetou esse processo de fusão?
Eu particularmente preferiria trabalhar em uma empresa mais formal e que não tem toda essa agressividade e cobrança da AMBEV. 
Afetou pelo fato de os europeus colocarem suas vidas pessoais na frente do trabalho. Como disse um funcionário belga, “Querem diminuir nosso salário fixo e aumentar a remuneração variável, mas não estamos interessados em ganhar bônus” com relação à implementação da meritocracia na empresa Belga.
3- Caso você fosse um alto executivo responsável pela gestão do processo de fusão, o que faria para tentar transmitir os valores da AMBEV sem deixar os funcionários insatisfeitos?
Não há possibilidade de deixar os funcionários de ambas empresas satisfeitos, visto que têm culturas e estão acostumados a ambientes totalmente opostos. O que poderia ser feito é ir implementando as mudanças bem gradativamente para que a insatisfação não seja muito alta em um curto período de tempo, e sim, seja diluída em pequenas mudanças
4- Você acha que o processo de fusão cultural com a cervejaria norte americana será mais fácil ou difícil do que a do caso narrado? Liste pontos que podem torná-lo mais fácil e pontos que podem torná-lo mais difícil.
Provavelmente será mais fácil, já que a cervejaria norte-americana Anheu-ser-Busch é empresa que tem valores mais semelhantes aos da Interbrew, mas dizer que será mais fácil não quer dizer que não enfrentará dificuldades, afinal, mesmo com cultura e valores próximos, se trata de uma fusão de empresas distintas.

Outros materiais