Buscar

ciencias 8 e 9 ano 14 semana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESC PROFº ALDO AQUINO BEZERRA
	OURICURI – PE
	DISCIPLINA
	CIENCIAS NATURAIS
	TURMA
	8º A e 9º A 
	PROFESSORA
	Mª Leir Viana Souza
	ESTUDANTE:_____________________________________________
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9º e 8º ANO
Leia o texto abaixo e a seguir responda às questões de Ciências.
Oceano Ártico sofre rápido processo de acidificação, diz estudo
Excesso de CO2 na atmosfera faz água do mar absorver gás e ficar ácida. Segundo cientistas, fenômeno prejudica ecossistemas.
	O Oceano Ártico sofre com um rápido processo de acidificação devido às emissões de CO2, um fenômeno que ameaça os frágeis ecossistemas da região, alertaram cientistas do Programa de Monitoramento e Avaliação do Ártico (Amap, na sigla em inglês), que reúne estudiosos de vários países. 
	As informações foram divulgadas em uma conferência internacional sobre acidificação dos oceanos, que acontece na Noruega.
	Segundo a investigação, a acidez das águas nesta parte do planeta aumentou 30% desde o início da era industrial. O Ártico é o mais vulnerável dos oceanos porque suas águas frias absorvem mais CO2 e recebem a água doce vinda dos rios e do degelo. Tais fatos reduzem a capacidade do oceano de neutralizar quimicamente o ácido proveniente do CO2 .
	Além disso, o crescente degelo das calotas (camada de gelo centrada na região polar) durante o verão deixou descobertas superfícies marinhas cada vez maiores, que contribuem para maior absorção do dióxido de carbono. Segundo o estudo, no Mar da Islândia e no Mar de Barents, o pH diminuiu cerca de 0,02 por década desde o final dos anos de 1960.
Recuperação lenta
	Os pesquisadores alertaram ainda que a superfície dos mares árticos sofre mais rapidamente este processo do que águas mais profundas.
	Outro ponto citado pelo estudo é que, mesmo que as emissões do gás de efeito estufa caíssem, seriam necessários milhares de anos para que os oceanos recuperem seu nível de acidez de antes do período industrial, há dois séculos, de acordo com o pesquisador norueguês Richard Bellerby, autor de um relatório científico sobre o assunto.
	O impacto da acidificação é pouco conhecido, mas atinge de forma diferente os ecossistemas. No interior do Ártico,por exemplo, corais, moluscos e outros organismos tiveram a capacidade de calcificação alterada.
	O processo ocorre devido à absorção pelos oceanos do excesso de dióxido de carbono na atmosfera, o que torna a água mais ácida. Estruturas rígidas como as conchas de ostras e o esqueleto dos corais são as mais afetadas pela alteração.
Fonte: Coleção Araribá- Ciências- 9º ano, páginas 100 e 101.
1- Qual é a principal causa da acidificação dos oceanos? Explique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Por que o Oceano Ártico é o mais prejudicado dos oceanos em relação às emissões de CO2 ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- De que maneira a acidificação dos oceanos causa impacto na vida dos corais e de alguns moluscos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Por que o degelo das calotas polares facilita a absorção de CO2 pelas águas do oceano?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O processo de acidificação das águas ocorre somente no Oceano Ártico ou pode ocorrer em outros oceanos? Explique sua resposta. 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- (SARESP). Alguns nutrientes necessitam de outro para sua melhor absorção pelo corpo humano. Um caso típico é o ferro, que está presente nos vegetais folhosos de cor verde escura. Para melhorar sua absorção, é necessária a presença de vitamina C.
Na tabela abaixo são informados os teores de ferro e vitamina C de alguns alimentos.
Segundo a tabela, para obter quantidade e absorção maior de ferro, uma pessoa deve fazer um suco misturando: 
A) aipo e melancia.
B) brócolis e pêra.
C) repolho e limão.
D) salsa e laranja pêra.
6- (SARESP). As disenterias bacterianas constituem a principal causa de mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos, em que famílias mais pobres vivem em péssimas condições sanitárias e de moradia. Essas disenterias são causadas por diversas bactérias como a Shigella e a Salmonella, por exemplo. Essas doenças são transmitidas:
A) principalmente no verão pela picada de insetos, como o mosquito Aedes aegypti.
B) pela ingestão de água e alimentos contaminados por fezes contendo os micro-organismos.
C) pelo ar poluído por automóveis das grandes cidades.
D) pela saliva de uma pessoa doente para uma pessoa sadia.
7- Em 1987 em Goiânia-GO em um hospital desativado, havia um aparelho de radioterapia com uma cápsula de chumbo contendo cerca de 20 gramas do sal cloreto de césio 137 (CsCl). Essa quantidade gera um volume de mais de 7 toneladas de lixo atômico. Os rejeitos (lixo) radioativos são prejudiciais à saúde. 
Como deve ser feito o armazenamento de rejeitos radioativos? 
(A) A maneira mais segura é jogar os rejeitos radioativos nos rios e lagos. 
(B) Deve se enterrar o lixo em um buraco com paredes de concreto. 
(C) Uma das formas é enterrar o lixo em sacos plásticos próximos aos rios e lagos. 
(D) O lixo radioativo pode ser misturado com o lixo de cozinha e ser descartado no carro de coleta. BOM DESEMPENHO!

Continue navegando