Buscar

PROVA N4 FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E MEDOLÓGICOS NO SERVIÇO SOCIAL

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	
	Avaliação:
	
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As relações sociais se produzem e reproduzem num contexto de exploração da força de trabalho da classe trabalhadora como benefício ao sistema capitalista. Para tanto, o mercado de trabalho valoriza a produção mediante a troca por salário. No que tange o entendimento de salário sob essa perspectiva, assinale  alternativa CORRETA:
	 a)
	O salário é a remuneração que um trabalhador recebe pelo serviço que ele executa, o valor deste salário é variável de acordo com o contrato firmado entre o empregador e o empregado.
	 b)
	O salário é a remuneração que um trabalhador recebe pelo serviço que ele não executou, o valor deste salário é variável de acordo com o contrato firmado entre o empregador e o empregado.
	 c)
	O salário é a remuneração que o empregador recebe pelo produtos que ele lança no mercado.
	 d)
	O salário é a remuneração que um trabalhador poderá receber se o mesmo deixar de produzir , o valor deste salário é variável de acordo com o contrato firmado entre o empregador e o empregado.
	2.
	O Serviço Social, enquanto uma profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, deve ser analisado e compreendido no contexto do capitalismo, a partir das diversas configurações que se desenvolveram a partir da industrialização e urbanização urbana. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Serviço Social em seu processo de formação histórica propôs inicialmente a constituição de ações críticas e transformadoras, negando desde o início a influência do Estado e da Igreja.
(    ) O Serviço Social se caracteriza como uma das profissões responsáveis pela mediação entre os direitos dos cidadãos e as regras estatais e societárias, possuindo um conteúdo social que percebe o sujeito inserido em um sistema capitalista desigual que exclui e explora.
(    ) Como profissão estruturada e reestruturada no sistema capitalista, o Serviço Social atua dentro de uma prática pedagógica da ajuda, da participação e emancipação humana.
(    ) O Serviço Social vem ampliando sua relevância na medida em que se tem constituído e efetivado estratégias fundamentais de enfrentamento das manifestações da questão social na sociedade capitalista atual.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	Mais-valia é um termo originário das teorias Marxistas e basicamente se refere à diferença entre o valor final da mercadoria produzida, a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho que é a base do lucro no sistema capitalista. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O capital é o que materializa o que é produzido pela força de trabalho.
(    ) Mais-valia é o termo usado para designar a disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho produzido.
(    ) O capital se refere a soma de valores e a transformação de matérias-primas em mercadorias que são consumidas.
(    ) Quanto maior for o consumo de determinada mercadoria maior será o seu pode de produção e valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	O assistente social possui maior concentração de seu campo de atuação profissional, no setor público, sendo que outros espaços são localizados em empresas e organizações não governamentais. É considerado um profissional liberal, autônomo, porém sua autonomia está atrelada aos recursos disponíveis e condições de trabalho, ofertados pelas instituições empregadoras. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O terceiro setor é um campo de atuação do profissional de Serviço Social que vem diminuindo nos últimos anos.
(    ) No setor público, o assistente social encontra áreas de atuação limitadas, apenas na saúde e assistência social.
(    ) O assistente social atende a diversas demandas, como: crianças, idosos, adolescentes, famílias, pessoas com deficiências, população de ou/na rua etc.
(    ) Os assistentes sociais também convivem com o desemprego e com a concorrência no mercado de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	A partir de 1930, o Estado segue um papel regulador das questões sociais existentes, e inicia com o processo de urbanização e industrialização. O Estado vai assegurar o ?bem-estar? da sociedade, garantindo a manutenção e legitimação do próprio poder. Contudo, o processo de urbanização e industrialização teve um crescimento, consequentemente, gerou problemas de ordem econômica e social. Para tanto, o Serviço Social começa a atuar nos enfrentamentos das questões sociais existentes. Este processo de transformação da sociedade impõe ao Estado implantar políticas públicas para atender às demandas. A igreja dedicava-se ao trabalho voluntário e assistencialista, e com a influência das igrejas, surgiram duas primeiras escolas de serviço social no Brasil. Diante deste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta onde foram criadas as escolas:
	 a)
	Em 1980, foi criada a Escola de Serviço Social em Minas Gerias e, em 1982 a Escola de Serviço Social no Rio de Janeiro.
	 b)
	Em 1930, foi criada a Escola de Serviço Social em Curitiba e, em 1937 a Escola de Serviço Social em Porto Alegre.
	 c)
	Em 1936, foi criada a Escola de Serviço Social em São Paulo e, em 1937, a Escola de Serviço Social no Rio de Janeiro.
	 d)
	As primeiras Escolas de Serviço Social foram criadas em 1936 no Estado do Paraná e em 1938 no Rio Grande do Sul.
	6.
	O assistente social é um profissional preparado para atuar nas áreas de políticas sociais, tanto no âmbito público quanto no privado, além do terceiro setor. O Serviço Social tem uma lei de regulamentação da profissão, que todo o profissional deverá conhecer e aplicar no cotidiano de sua atuação. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O curso de Serviço Social segue normativas estabelecidas nas diretrizes curriculares, com relação à qualificação e à formação profissional, trazendo a base legal curricular do Ensino Superior.
(    ) A Lei nº 8.662/93 estabelece as condições necessárias para o exercício profissional em todo o território nacional, bem como as penalidades que poderá sofrer, caso não esteja habilitado para exercer a profissão.
(    ) O assistente social não pode participar da formulação, coordenação e avaliação dos programas e projetos sociais; deve apenas envolver-se na execução dos mesmos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	7.
	O Welfare State, também conhecido como Estado do Bem-Estar Social, considerado um tipo de organização política e econômica, está ligado à ampliação dos direitos civis, políticos e sociais. Sobre o Welfare State, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Welfare State significa Estado de Bem-Estar Social.
(    ) O Welfare State foi inspirado em uma ordem democrática, na qual os trabalhadores tiveram a concessão de alguns benefícios sociais.
(    ) O Welfare State investiu em programas que atendessem às reivindicações do proletariado, dispensando a necessidade do profissional de Serviço Social.
(    ) O Welfare State é uma teoria criada por John Keynes.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	O movimento de reconceituação ocorrido na década de 70, com o Serviço Social, faz refletir e repensar a respeito da profissão e de sua prática de intervenção.Este movimento impulsionou as discussões no campo social, acadêmico e político, envolvendo várias categorias profissionais, fazendo com que os profissionais realizassem análises críticas de sua prática interventiva. Diante dessa afirmação, o que pode ser considerado?
	 a)
	Um dos marcos desse período pode ser entendido como a fase de fundamentação e reconceituação, que objetivam fortalecer a relação existente entre os indivíduos com os grupos aos quais pertencem.
	 b)
	Um dos marcos desse período pode ser entendido como a fase da individualidade, em que o usuário busca única e exclusivamente a satisfação de suas necessidades.
	 c)
	Um dos marcos desse período pode ser entendido como a fase na qual importa apenas o que o grupo quer, a individualidade torna-se invisível.
	 d)
	Um dos marcos desse período pode ser entendido como a fase de fundamentação e reconceituação, que objetivam enfraquecer ainda mais a relação existente entre os indivíduos com os grupos aos quais pertencem.
	9.
	O surgimento do Serviço Social está fortemente ligado a questões assistencialistas, com grande influência de instituições religiosas e de benevolência. Partindo deste pressuposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A Igreja Católica abre mão de sua autoridade na sociedade, repassando ao Estado a responsabilidade de solucionar todos os problemas sociais da população.
II- O período inicial da profissão teve sua origem voltada ao humanitarismo cristão, adotado pela ação da Igreja, pautada na filosofia dos ideais católicos.
III- O Serviço Social tradicional e conservador estava baseado no pensamento humanitário cristão.
IV- A Constituição de 1891 instaurou o Padroado e distanciou as orientações da Igreja Católica, em relação às medidas que favoreciam a ela, como: a obrigatoriedade do casamento civil e a secularização dos cemitérios e o incentivo ao ensino religioso nas escolas públicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	10.
	Após a industrialização, os governos tinham interesse apenas pela rentabilidade econômica que podia ser gerada no Brasil. Entretanto, houve um governo que se destacou pela preocupação e criação das leis trabalhistas que garantiram benefícios aos trabalhadores. Dentre esses benefícios, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um salário mínimo.
(    ) Férias remuneradas.
(    ) Auxílio maternidade.
(    ) Descanso semanal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2007) É consensual que, no Brasil, o Serviço Social se origina no seio do movimento católico, mas seu processo de profissionalização e legitimação está vinculado à expansão das grandes instituições assistenciais em um período histórico marcado pelo aprofundamento do corporativismo do Estado e por uma política econômica industrializante. A expansão do proletariado urbano cria a necessidade política de controlar e absorver tal contingente. O Estado, incorporando parte das reivindicações populares, amplia a base legal da cidadania, diante de uma intensa legislação social e sindical. Considerando esse período, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Segunda República (1930-1937).
	 b)
	Estado Novo (1937-1945).
	 c)
	Quarta República (1945-1964).
	 d)
	República Velha (1889-1930).
	12.
	(ENADE, 2013) Desde 1980, a análise do significado social da profissão está centrada no processo de reprodução das relações sociais, sustentando que a questão social é indissociável das relações sociais capitalistas, nos marcos da expansão monopolista e de seu enfrentamento pelo Estado. O processo de renovação crítica do Serviço Social é vivenciado internamente na categoria profissional, exigindo dos profissionais o entendimento da sua posição na divisão sociotécnica do trabalho. Considerando o contexto apresentado, conclui-se que o Serviço Social:
	 a)
	pela sua trajetória liberal, constitui uma especialização do trabalho individual no quadro do desenvolvimento industrial e da retração urbana.
	 b)
	sob a perspectiva profissional, é fruto do processo de produção e reprodução das relações sociais e, por isso, afirma-se como uma especialização do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento industrial e da expansão urbana.
	 c)
	pela sua especificidade, constitui uma planificação do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento industrial e da expansão urbana.
	 d)
	pela sua trajetória histórica conservadora, edificou um projeto homogêneo de fortalecimento do tradicionalismo profissional e seu ideário conservador.
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando