Buscar

Trabalho Multidisciplinar

Prévia do material em texto

15
SUMÁRIO
 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO ...................................................................... 04 1.1 Tema .................................................................................................................. 04 1.2 Objetivo do Projeto ............................................................................................. 04 1.2.1 Objetivo Geral................................................................................................... 04 1.2.2 Objetivo Específico .......................................................................................... 04 1.3 Delimitação do Problema ................................................................................... 04 1.4 Justificativa da Escolha do Tema ....................................................................... 05 1.5 Métodos de Trabalho .......................................................................................... 05 1.6 Organização do Trabalho ................................................................................... 06 
1.7 Glossário ............................................................................................................ 06
2. DESCRIÇÃO GERAL DO SISTEMA .................................................................... 06 2.1 Descrição do Problema....................................................................................... 06 2.2 Principais Envolvidos e suas características....................................................... 07 2.2.1 Usuários do Sistema........................................................................................ 08 2.2.2 Equipe de Desenvolvimento............................................................................. 08 2.3 Regras de Negócio.............................................................................................. 08 
2.3.1 Módulo: Manter Usuário .................................................................................. 08 
2.3.2 Módulo: Manter Cliente ................................................................................... 09
2.3.3 Módulo: Mercadoria ......................................................................................... 09
2.3.4 Módulo: Manter Pedidos ................................................................................. 09
3. REQUISITOS DO SISTEMA................................................................................. 10 3.1 Requisitos Funcionais......................................................................................... 11 3.2 Requisitos Não Funcionais.................................................................................. 12 
3.3 Protótipos ............................................................................................................12
4. ANÁLISE E DESIGN............................................................................................. 17 4.1 Diagrama de Seqüência...................................................................................... 17 4.2 Diagrama de Classes.......................................................................................... 18 
4.3 Diagrama de Atividades...................................................................................... 19
4.4 Modelo de Dados................................................................................................ 20 4.4.1 Modelo Conceitual............................................................................................ 20 4.4.2 Modelo Lógico.................................................................................................. 21 4.4.3 Modelo Físico................................................................................................... 21 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................... 23
1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO
O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um Sistema de Controle e Gerenciamento de Vendas e Estoque para a empresa Auto Peças Queiroz.
1.1 Tema
Software para gerenciamento da empresa Autopeças Queiroz.
1.2 Objetivo do Projeto
1.2.1 Objetivo Geral
Desenvolver um projeto de software para uma empresa com o intuito de informatizar. Desenvolvendo assim o software de Vendas.
1.2.2 Objetivo Específico
Desenvolver um Modelo de Sistema para gerenciar os processos de controle de vendas, controle de estoque, controle de clientes e fornecedores.
1.3 Delimitação do Problema
Dentre os problemas encontrados na empresa de autopeça Queiroz está o cadastro do Cliente pois o mesmo e realizado manualmente não tendo o controle de quem já possa ter comprado na loja. E controle de estoque é feito manualmente não tendo controle de quantas peças a loja possui no estoque e qual a quantidade disponível para que possa fazer um novo pedido ao fornecedor. E da falta de segurança desces registros devido a sua organização ineficiente por meio de fichas. Se faz necessário um controle de funcionários para controlar, promoção e avaliações de desempenho e programar as férias de seus funcionários, gerir a folha salarial e ter um organograma bem definido, pois a empresa contem dois funcionários.
Para melhorar o funcionamento do trabalho da empresa a equipe propôs a implantação de um software de cadastro de clientes, controle de estoque e controle de funcionários. O software possibilita o cadastro de clientes, que ira informar ao vendedor se o cliente já tenha comprado na loja, se ainda não tenha comprado possibilitara o cadastro desse cliente. Pois a sistematização no processo de cadastro que antes era feito manualmente com fichas que não contam com o auxilio de um gerenciamento de banco de dados. Outro ponto importante foi o controle de estoque na empresa, pois não havia qualquer controle, não tendo nenhuma informação sobre qual a quantidade de produtos existentes na empresa. E por fim, a implantação de controle de funcionários para se relacionar melhor com seus funcionários.
1.4 Justificativa da Escolha do Tema 
Foi verificada a necessidade da implantação de um sistema que venha facilitar o trabalho na empresa. Como, cadastro de cliente que facilitara a busca mais rapidamente ou cadastrar um novo cliente, também um controle de estoque para empresa possa ter domínio sobre as suas movimentações e necessidades dentro do seu acervo, tanto na parte de compra quanto de venda, e por usa vez controle de funcionários.
1.5 Método de Trabalho
Para iniciarmos a comunicação entre cliente e usuários utilizamos a técnica de entrevista com o senhor Antônio Carlos de Oliveira, uns dos vendedores da loja. Nesse primeiro contato foi verificado varias deficiências como controle de registro de clientes, controle de funcionário. Em um segundo contato foi verificado como é realizado os procedimentos de controle de estoque como qual, o proprietário possa verificar a quantidade, o custo unitário e o custo total das mercadorias e produtos vendidos e periodicamente, confirmar se o saldo apurado no controle de estoque “bate” com o estoque físico existente na empresa.
Para o desenvolvimento do software foi utilizado a linguagem orientada objeto e o ciclo de vida modelo prototipação.
Para a modelagem do software foram utilizadas as seguintes ferramentas: Astah Community, ferramentas open-source ricas em recursos para representar diagramas em UML.No projeto de Banco de Dados, foram empregadas as ferramentas My Sql/workbench, Astah Community, nos modelos conceitual, lógico e físico e foi utilizada a ferramenta Pencil 2.0.5 para realização de um protótipo de um programa chamado ClickOn.
1.6 Organização do Trabalho
O trabalho está organizado em: descrição do problema, principais envolvidos e suas características, requisitos do sistema e análise e design.
A deficiência encontrada foi no controle de Estoque e cadastro de Cliente, que é realizado manualmente em livre de controle. Com a implantação do sistema espera-se que a Empresa Autopeças Queiroz consiga controlar de forma eficaz o materialpertencente ao estoque e ao controle dos funcionários e Clientes. Após delimitar os problemas foram definidas as regras de negócios e analise de requisitos para identificar os requisitos Funcionais e Não Funcionais. Foram construídos Diagramas de seqüência, classe e de atividade dos processos do sistema, a modelagem de dados para o controle e armazenamento dos usuários e material no sistema.
1.7 Glossário 
UML: (Unified Modeling Language) é uma linguagem de modelagem que permite representar um sistema de forma padronizada (com intuito de facilitar a compreensão pré-implementação).
2. DESCRIÇÃO GERAL DO SISTEMA
2.1. Descrição do Problema
O software buscará resolver o problema da ineficiência do método manual de cadastro e registro por meio da sistematização do processo. Uma vez que a situação demanda tempo dos funcionários, para a localização e preenchimento de registros, o que gera muitas vezes o atraso no atendimento. Além disso, buscará tornar mais fácil e seguro o acesso a tais informações, por meio de mecanismos de busca facilitada. Tais objetivos serão atingidos por meio do cadastro sistematizado de mercadorias e nomes de cliente registrados, fornecedores e funcionários e também de pedidos em um banco de dados. No banco estarão disponíveis informações como:
Clientes – Nome, Telefone, Endereço, Cidade;
Mercadoria – Nome, Tamanho, Cor, Marca, Quantidade disponível;
Fornecedor – Nome, Telefone, Endereço, CNPJ;
Funcionário – Nome, Telefone, Endereço, Bairro, Cidade, Salário; 
Pedidos – Identificação do Pedido, Data do Pedido, Formas de pagamento, Data de Entrega.
2.2 Principais Envolvidos e Suas Características
Figura 1:
Autopeças Queiroz (Empresa)
2.2.1 Usuários do Sistema
Denominação: Empresa Autopeças Queiroz 
Tipo: Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
CNPJ: 01.926.393/0001-21
Razão Social: Barros & Queiroz Ltda. - ME
O software será destinado para o uso exclusivo dos funcionários da loja Auto Peças Queiroz. 
2.2.2 Desenvolvedores do Sistema 
Gerente de Projeto: Alex Soares da Silva
Analista: Lays Rodrigues Ayala 
Programador: Thiago Longo Souto
Programador: Oldimar Silva Miranda 
Programador: Igor da Silva Paulino
2.3 Regras de Negócio
2.3.1 Módulo: Manter Usuário
	NOME DA REGRA
	DESCRIÇÃO DA REGRA
	Perfil de acesso ao módulo
	Somente usuário com o perfil de “Master” (Nivel 1- administrador), terão acesso ao Módulo manter usuário.
	Situação do Usuário 
	Todo usuário cadastrado recebe a condição ou status ATIVO. Essa condição se manterá desde a data de sua inclusão até a data de fechamento de seu cadastro, passando então para INATIVO.
	Bloqueio de usuário por inatividade
	Todo usuário que ficara afastado da empresa por um período de 30(Trinta) dias, tem que ter seu login de acesso bloqueado automaticamente.
	Níveis de acesso
	A todo usuário cadastrado deve-se atribuir níveis de acesso ao sistema, tipo:
Nível 1 (Master) : Acesso a todo os módulos do Sistema.
Nível 2 : Acesso aos Módulos: Produtos, Pedidos e Relatórios ,Mercadoria e Cliente.
	Segurança de Senha
	A senha tem que ser criptografada e obrigatória e composta no mínimo de 6 (Seis) e no máximo de 8 (Oito) caracteres.
2.3.2 Módulo: Manter Cliente
	NOME DA REGRA
	DESCRIÇÃO DA REGRA
	Registrar Cliente
	A empresa realizara o cadastro dos clientes no sistema, com as seguintes informações: cadastrar nome,cadastrar endereço, cadastrar telefone e cadastrar cidade.
	Consultar cliente
	O sistema da empresa consultará as informações necessárias dos clientes como: Nome , Endereço, Cidade, Telefone
	Consultar CPF e CNPJ
	Para cadastrar um cliente ou fornecedor devera ser verificado seu CPF/CNPJ, são válidos.
2.3.3 Módulo: Mercadoria
	NOME DA REGRA
	DESCRIÇÃO DA REGRA
	Consultar Mercadoria
	 A empresa realizara a consulta de mercadorias no sistema, com as seguintes informações: Consultar Nome, Consultar Marca, Consultar Tamanho e cor.
2.3.4 Módulo: Manter Pedidos
	NOME DA REGRA
	DESCRIÇÃO DA REGRA
	Consultar Pedidos
	 A empresa realizara a consulta pedidos no sistema com as seguintes informações: Identificação do pedido, data do pedido, formas de pagamento e data de entrega.
	Descrição do pedido de produtos
	No filtro de pesquisa para realização de consulta de produtos por meio de descrição, o usuário deve informar no mínimo três caracteres na descrição do produto para que a pesquisa possa ser realizada.
	Filtro de pesquisa de Produtos
	Na consulta de produtos o sistema não deve realizar a consulta caso nenhum parâmetro de pesquisa seja informado. Pois o alto numero e disponibilidade do produtos iria comprometer a performance do sistema caso todos os registros fossem retornados todos de uma Sá vez.
3. Requisitos do Sistema
Manter cliente: A empresa deve cadastrar todos os clientes e atualizar novos e excluir todos que não existem mais: Para registrar devera constar:
	Nome do Cliente 
	Cod. Cliente
	Tipo
	Novo Cliente
	Data de Registro
	16/02/2006
Consultar Funcionário: A empresa deve consultar todos os funcionários que trabalham no local:
	Nome do Funcionário
	Antonio Carlos de Oliveira
	Tipo
	Vendedor 
	Cod
	Vendedor
Consultar Estoque:
	Consultar Produto
	Parafuso
	Descrição
	Parafuso para porta, tamanho 10 cm
	Qnt
	200
Consultar Pedido:
	Consultar Pedido
	Parafuso
	Descrição
	Parafuso para porta, tamanho 25cm
	Qnt
	15
3.1 Requisitos Funcionais
· O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção de funcionários com os seguintes atributos: nome, endereço, cidade, etc).
· O usuário deve ser capaz de buscar todo o conjunto inicial do BD ou selecionar um subconjunto a partir dele.
· O sistema fornecerá telas apropriadas para o usuário ler documentos
· Cada pedido tem um único identificador.
Figura 2:
Diagrama de Caso de Uso desenvolvido na ferramenta Astah Comunity.
	Logar no Sistema
O Usuário (Funcionário) deve logar no sistema com sua senha.
	Cadastrar Cliente
O Usuário (Funcionário) realizara o cadastro dos clientes no sistema, com as seguintes informações: cadastrar nome,cadastrar endereço, cadastrar telefone e cadastrar cidade.
	Cadastrar Fornecedor
O Usuário (Funcionário) realizara o cadastro dos fornecedores no sistema, com as seguintes informações: cadastrar nome, cadastrar endereço, cadastrar telefone e cadastrar CNPJ.
3.2. Requisitos Não Funcionais
- Somente o gerente o diretor poderá fazer mudanças ao software;
- O software deverá ter uma interface gráfica com imagem da escola em destaque;
- O software deverá ser operacionalizado no sistema Windows;
- O tempo de resposta do sistema não deve ultrapassar 12 segundos;
3.3. Protótipos 
Figura 3:
Protótipo Desenvolvido Ferramenta Pencil.
Figura 4:
Protótipo Desenvolvido Ferramenta Pencil.
Figura 5:
Protótipo Desenvolvido Ferramenta Pencil.
Figura 6:
Protótipo Desenvolvido Ferramenta Pencil.
Figura 7:
Protótipo Desenvolvido Ferramenta Pencil.
Figura 8:
Protótipo Desenvolvido Ferramenta Pencil.
Figura 9:
Protótipo Desenvolvido Ferramenta Pencil.
Figura 10:
Protótipo Desenvolvido Ferramenta Pencil.
Figura 11:
Protótipo Desenvolvido Ferramenta Pencil.
4. ANÁLISE E DESIGN
4.1 Diagrama de Sequência
Figura 12:
Diagrama de Sequência Desenvolvido na Ferramenta Astah Comunity
4.2 Diagrama de Classe
Figura 13:
Diagrama de Classe – Desenvolvido na Ferramenta Astah Comunity.
4.3 Diagrama de Atividades:
Figura 14:
Diagrama de Atividades desenvolvido na ferramenta Astah Comunity
4.4 Modelo de Dados
4.4.1 Conceitual
Figura 15:
Diagrama Entidade Relacionamento – Desenvolvido na Ferramenta BrModelo.
4.4.2 Lógico
Figura 16:
Diagrama Modelo Lógico - Desenvolvido na Ferramenta BrModelo.
4.4.3 Físico 
Script de criação das tabelas do Banco de Dados
Figura 17:
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BEZERRA, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. 2007. 369 p. – 2ª edição totalmente revisada eatualizada, Editora Elsevier, p. 70 (Diagrama de Casos de Uso). 
BEZERRA, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. 2007. 369 p. – 2ª edição totalmente revisada e atualizada, Editora Elsevier, p. 112 (Diagrama de Classes). 
BEZERRA, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. 2007. 369 p. – 2ª edição totalmente revisada e atualizada, Editora Elsevier, p. 193 (Diagrama de Sequência).
BEZERRA, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. 2007. 369 p. – 2ª edição totalmente revisada e atualizada, Editora Elsevier, p. 307 (Diagrama de Atividade).

Continue navegando