Buscar

educaçao fundamental anos iniciais 2021 covidrs

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

unopar
PEDAGOGIA
LUCIMARI DE ANDRADE FOGAÇA 
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
RELATÓRIO FINAL
Júlio de Castilho RS
2021
LUCIMARI DE ANDRADE FOGAÇA 
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – 
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
RELATÓRIO FINAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de PEDAGOGIA - para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório II. Anos iniciais do EnsinoFundamental do curso de Pedagogia – UNOPAR.
Orientador: Prof.ª. Adriana Dutra de Mello
Júlio de Castilho RS
2021
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	LEITURAS OBRIGATÓRIAS	4
3	PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)	6
4	ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA	10
5	ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC	12
6	CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS	14
7	PLANOS DE AULA	15
8	CONSIDERAÇÕES FINAIS	18
9	REFERÊNCIAS	20
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é um momento único destinado as experiências vivenciadas no âmbito do ensino fundamental e anos iniciais, se tratando de uma etapa educacional extremamente importante para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, já que no decorrer desse percurso formativo se proporciona aos acadêmicos a construção de conhecimentos específicos, bem como o saber-fazer do cotidiano da sala de aula. 
O referido Estágio objetiva proporcionar o conhecimento acerca da rotina das crianças do ensino fundamental anos iniciais, bem como de como se desenvolve o trabalho dos pedagogos no campo escola. Sendo a realização do mesmo de grande relevância para o aprendizado dos estudantes de Pedagogia, já que através dele se tem a oportunidade de se aprender uma das possibilidades de atuação profissional dos mesmos. 
No entanto, em decorrência da situação imposta pela atual Pandemia causada pelo Covid-19, que levou ao fechamento temporário das escolas em todo o território Nacional, houve a oportunidade de a partir da adaptação formulada pela UNOPAR concretizar a referida etapa acadêmica por meio da realização de leituras acerca de temáticas relevantes, bem como, ao acesso a alguns vídeos que se mostraram enriquecedores e ainda da formulação de planos de aula que poderão futuramente serem aplicados em salas de aula reais.
A interdisciplinaridade deve partir da necessidade sentida pelasescolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar e prever algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar. Uma metodologia que foge do tradicional apresenta problemas na sua implantação, as dificuldades no início são normais. Um dos problemas da aula interdisciplinar é qual a concepção de interdisciplinaridade das pessoas envolvidas.
Resta destacar que a realização deste se dará por meio de uma pesquisa bibliográfica que será direcionada de acordo com as questões fornecidas pela UNOPAR por meio das instruções deste Estágio Supervisionado - Adaptado. O que proporcionará a oportunidade de assimilação e fixação de todo o conteúdo abordado de maneira efetiva.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Leitura do texto: “A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem de Juares da Silva Thiesen, da Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Educação - Centro Universitário de São José, Departamento de Educação. O autor apresenta uma discussão sobre a temática da interdisciplinaridade quanto os dois temas: o Sistema Epistemológico X Pedagógico. Ambos são conhecidos como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Sendo que o primeiro abarca a produção, reconstrução e socialização; método de mediação e ciência; e seus paradigmas. Enquanto o segundo, o pedagógico abarca questões de ensino e aprendizagem no âmbito escolar.
Cita obras de vários autores, sendo uma delas a da autora Maria Candido Moraes (2002), “O paradigma educacional emergente, ressalta que, se a realidade é complexa, ela requer um pensamento abrangente, multidimensional, capaz de compreender a complexidade do real e construir um conhecimento que leve em consideração essa mesma amplitude.
A necessidade de interdisciplinaridade na produção e na socialização do conhecimento no campo educativo que vem sendo discutida por vários autores, principalmente por aqueles que pesquisam as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas. De modo geral, a literatura sobre esse tema mostra que existe pelo menos uma posição consensual quanto ao sentido e a finalidade da interdisciplinaridade: ela busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento.
A escola deve ser por sua natureza e função, uma instituição interdisciplinar. Outra autora citada no texto foi Olga Pombo(2003), afirma que há uma largamento do conceito de ciência e, por isso, a necessidade de reorganização das estruturas da aprendizagem das ciências e por consequência das formas de aprender e de ensinar. Em outras palavras: o alargamento do conceito de ciência é tão profundo que muitas vezes é difícil estabelecer a fronteira entre a ciência e a política, a ciência e a economia, a ciência e a vida das comunidades humanas, a ciência e a arte e assim por diante. Por isso, quanto mais interdisciplinar for o trabalho docente, quanto maiores forem as relações conceituais estabelecidas entre as diferentes ciências, quanto mais problematizantes, estimuladores, desafiantes e dialéticos forem os métodos de ensino, maior será a possibilidade de apreensão do mundo pelos sujeitos que aprendem. 
Só haverá interdisciplinaridade no trabalho e na postura do educador se ele for capaz de partilhar o domínio do saber, se tiver a coragem necessária para abandonar o conforto da linguagem estritamente técnica e aventurar-se num domínio que é de todos e de que, portanto, ninguém é proprietário exclusivo. Não se trata de defender que, com a interdisciplinaridade, se alcançaria uma forma de anular o poder que todo saber implica, mas de acreditar na possibilidade de partilhar o poder que se tem, ou melhor, de desejar partilhá-lo. 
A abordagem interdisciplinar, como proposta de revisão do pensamento positivista na educação, está fortemente presente nas atuais correntes, tendências e concepções teóricas que tratam do fenômeno da aprendizagem. Maria Cândida Moraes(2002), ao discutir as implicações do paradigma educacional emergente, destaca a presença desse enfoque no construtivismo piagetiano, na pedagogia libertadora de Freire, na teoria das inteligências múltiplas de Gardner, na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, na teoria da complexidadede Morin, nas formulações de Capra, Papert, Prigogine, Bohm, Boaventura, Sousa Santos e vários outros. O que foi apresentado até agora nos permite afirmar que a interdisciplinaridade, tanto em sua dimensão epistemológica quanto pedagógica, está sustentada por um conjunto de princípios teóricos formulados, sobretudo por autores que analisam criticamente o modelo positivista das ciências e buscam resgatar o caráter de totalidade do conhecimento. Abordagens teóricas construídas pela óptica da dialética, da fenomenologia, da hermenêutica e do paradigmasistêmico são formulações que sustentam esse movimento produzindo mudanças profundas no mundo das ciências em geral e da educação em particular. 
A interdisciplinaridade, como fenômeno gnosiológico e metodológico, está impulsionando transformações no pensar e no agir humanos em diferentes sentidos. Retoma, aos poucos, o caráter de interdependência e interatividade existente entreas coisas e as idéias. Resgata a visão de contexto da realidade, demonstra que vivemos numa grande rede ou teia de interações complexas e recupera a tese de que todos os conceitos e teorias estão conectados entre si.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Nesta etapa objetiva-se conhecer as definições acerca do Projeto
Político Pedagógico (PPP) bem como sua importância e a relação que mantém com a Base Nacional Comum Curricular. E ainda haverá um momento destinado a compreender como é entendido o processo avaliativo de acordo com o texto acerca do PPP analisado. Pra esta atividade foi proposto a realização de três perguntas sendo elas:
1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar? 
O Projeto Político Pedagógico enquanto prática social, é historicamente constituído por meio de tudo aquilo que é produzido pelos educadores nas instituições de ensino, enquanto expressão das suas escolhas diante de todas as contradições e de todos os embates que aos mesmos são apresentados. 
Se trata de um plano global de cada instituição e pode ser compreendido enquanto uma sistematização, jamais definitiva, de todo um processo destinado ao Planejamento Participativo. 
Este se concretiza e se aperfeiçoa no decorrer de toda a caminhada, responsável pela definição clara do tipo das ações educativas que se pretende realizar. Se trata, portanto, de instrumento teórico e pedagógico destinado a intervir e mudar a realidade.
Sua importância é inerente ao fato do memso se constituir em elemento destinado a organização e a integração das atividades práticas pela escola nodecorrer de todo o seu processo de constante transformação. Devendo ser compreendido enquanto um norteador de toso o trabalho pedagógico que deve ser desenvolvido de maneira coerente considerando toda a teoria e a prática educacional. Se trata de um espaço dedicado ao processo destinado a reflexão e a discussão permanente acerca dos problemas e da realidade da escola, o que proporciona uma vivência democrática, tendo em vista que deve contar com uma participação que abranja todos aqueles que são membros das comunidades escolares. Assim, tem a capacidade de auxiliar na organização do trabalho pedagógico, na superação de conflitos dentro do ambiente escolar e na diminuição dos efeitos de toda a divisão de trabalho, o que minimiza as diferenças bem como a hierarquia destinada aos poderes decisórios (VASCONCELOS, 2004).
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? 
Após a implantação da nova versão da Base Nacional Comum Curricular houve a introdução de diferentes competências as quais os educandos precisam apresentar, no âmbito da educação básica. Isto garante uma uniformização maior do ensino, o que proporciona um maior aprimoramento de toda a qualidade da educação o que refletirá em um estímulo ao aprendizado e ao compartilhamento dos conhecimentos entre os educandos. Fato que exigiu a adequação do PPP das escolas brasileiras para assim haver a adaptação dos mesmos que passam a englobar todas as habilidades que deverão os educandos adquirir ao se concluir cada uma das etapas. Portanto, a inter-relação das competências gerais definidas pela BNCC e o referido projeto é algo evidente e necessária, porque ainda que possua sua própria identidade cada Instituição de Ensino devem buscar se alinhar ao previsto pela base, na busca pela construção de um ensino de fato linear.
3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação? 
Tem se a definição de que devem as atividades destinadas a avaliação ser de fato adequadas a cada uma das faixas etárias dos educandos e ainda ao período em os mesmos se encontra matriculados. Devendo-se priorizar a avaliação que se dá de maneira contínua, assim a criança deverá ser acompanhada e orientada de forma constante, mediante os registros e a comunicação de todo o seu processo de desenvolvimento educativo. Para a etapa da educação Infantil e também para o 1° ano do Ensino Fundamental esta ocorrerá a partir de observação e de reflexão em todo o desenvolvimento demonstrado pela criança, assim não há de se falar em avaliação quantitativa. A partir do 2° ano do Ensino Fundamental até o último ano do Médio esta deverá se dar por meio de observações, de registros, reflexão sobre o pensamento e a ação dos educandos, havendo que se considerar o processo de aprendizagem de maneira contínua e cumulativa, por meio de Avaliação Continuadas (AC) e de Individuais (AI).
ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Nesta etapa, foi disponibilizado um vídeo acerca da temática e os conhecimentos por meio dele trabalhados serão aqui expressados a partir das perguntas norteadoras fornecidas. 
1. A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da atuação do professor nos anos iniciais do Ensino fundamental a partir das regulamentações apresentadas na BNCC? 
 A prática da avaliação proposta pelas PCN’S tem como objetivo reunir um conjunto de resultados práticos e dinâmicos do ensino com o intuito de desenvolver a estrutura escolar, seguindo alinhada com a BNCC. Além disso, dentre os objetivos das PCN’S nesse campo temos: A necessidade de compreender a cidadania como participação social e política, o exercício de direitos e deveres políticos, civis esociais, aditando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, assim como aapresentação do conteúdo didático seguindo o livro mais o projeto pedagógico, onde além de utilizar o material o educador irá utilizar elementos que promovam a socialização e a troca em sala de aula, fortalecendo o entendimento do aluno quanto ao espaço que ele está inserido. 
2. Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular. 
Há de se definir o fato de ser a Equipe Pedagógica responsável pela coordenação das ações tanto didáticas quanto pedagógicas no ambiente escolar funcionando como uma ponte entre a equipe diretiva, os educadores, os pais e os educandos. Assim, o relacionamento que se estabelece entre a referida equipe e os educadores há de se basear em uma relação de transparência, confiança e ainda deve estar muito bem definido. Assim, cabe a mesma fornecer todo o suporte necessário acerca tanto do PPP quanto da Proposta curricular da Instituição de Ensino em que atua, sanando possíveis dúvidas, orientando nos planejamentos (teóricos e práticos), bem como, na rotina de sala de aula, na conduta a ser tomada junto aos educandos, a ainda na correta utilização dos processos avaliativos. 
3. No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar. 
Já sobre a relação e as funções das equipes administrativa e pedagógica é preciso que ambas desenvolvam conjuntamente um trabalho pedagógico de fato eficiente conjuntamente com os educadores. Portanto, para que seja possível que a instituição de ensino possa funcionar da melhor maneira possível em busca de alcançar seus objetivos se faz necessário um processo conjunto e de parceria entre ambas as gestões (diretiva e pedagógica). Somente isto possível a partir do trabalho coletivo que possa mobilizar de fato os sujeitos para a busca pelo cumprimento dos objetos e das metas estabelecidas democrática e coletivamente. Assim, com o envolvimento de todos os atores no cotidiano escolar e na tomada de decisões é possível que se desenvolvam todos os processos destinados tanto ao quanto às aprendizagens.
ABORDAGEM
DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
1. Como podemos entender o termo Transversalidade? 
O referido termo pode ser compreendido enquanto à dimensão inerente a didática. A partir do qual se pode organizar todo trabalho didático considerando temas essenciais a serem integrados as disciplinas e ações pedagógicas mais convencionais de maneira que possa se fazer presente nas mesmas em sua totalidade.
 
2. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? 
O papel das Instituições de Ensino tanto na sociedade quanto na vida dos indivíduos não se trata de uma simples tarefa. Assim, como forma de cumprir com sua responsabilidade primordial de formação intelectual, por meio da socialização dos conhecimentos que foram adquiridos e acumulados no decorrer do tempo pela humanidade que vai além das disciplinas como a matemática, a física, a história, entre outras. É essencial preparar os educandos para serem capazes, no futuro, de realizar os seus projetos e sonhos. Pensando nisto e salientando o papel destinado a construir bases para todo o aprendizado moral e ético no ambiente escolar se faz fundamental formar cidadãos críticos, portadores de valores consistentes, que tenham a clara consciência do seu papel no contexto da sociedade em que vivem é que surge a urgência de tratar dentro das salas de aula de assuntos inerentes a toda sociedade contemporânea. Eis que se delimita assim a importância de trabalhar os TCTs como a ética, a saúde, o meio ambiente, a orientação sexual, a pluralidade cultural, o trabalho e o consumo na escola.
3. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação? 
Enquanto temas a serem trabalhados fundamentalmente pelos profissionais da pedagogia destacam-se o Multiculturalismo, e ainda, Cidadania e Civismo, no entanto, cumpre destacar que cada um dos temas tem relevância no âmbito da educação infantil e poderão ser debatidos de maneira adequada a cada faixa etária com possibilidade de oportunizar aos educandos conhecimentos essenciais ao seu processo formativo.
4. O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua perspectiva sobre essa metodologia. 
Os pilares são: 
· Problematização da realidade e das situações de aprendizagem.
· Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistemática.
· Integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas.
· Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva.
A referida metodologia proporciona a possibilidade de analisar e concretizar de maneira homogênea todos os conhecimentos e conteúdos trabalhados acerca dos TCTs superando assim a fragmentação anteriormente vigente que prejudicava as possibilidades de trazer os mesmos para sala de aula na perspectiva da realidade. Essa superação proporciona uma oportunidade única de integrar os referidos temas em todo o processo destinado ao ensino e a aprendizagem em qualquer uma das etapas da educação básica, bem como de capacitar de fato os educandos enquanto cidadãos conscientes e capazes de mudar a realidade em que vive. 
CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
 A partir da informações fornecidas restou evidente que a escola onde se dará o estágio trabalha com metodologias ainda muito tradicionais, fator que leva à elevada evasão e ao desinteresse de seus educandos. Isto porque no contexto da sociedade atual, que se movimento entorno da tecnologia e da informação leva a necessidade de efetivamente incluir as metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais no cotidiano escolar. Já que assim é possível dar dinamicidade e tornar as aulas mais atrativas e prazerosas.
Acerca da aprendizagem por meio de metodologias ativas importa definir que a mesma se trata de uma importante maneira de trazer melhorias destinadas ao acompanhamento e a avaliação dos alunos. Por meio dela é possível mapear mais facilmente as necessidades e também as dificuldades destes a partir de abordagens mais individualizadas. Contando com as seguintes vantagens: possibilidade de se realizar o acompanhamento pedagógico de forma eficaz, maior facilidade para conduzir os desafios cotidianos no ambiente escolar, bem como de despertar o interesse e o engajamento dos alunos. 
No contexto da Educação Infantil, sugere-se desenvolver um trabalho direcionado a partir da utilização das sequências didáticas. Já que as mesmas são capazes de construir cenários que favorecem o diálogo e permitem a interação com inúmeras das tecnologias digitais disponíveis no cotidiano infantil. Como, por exemplo, o desenvolvimento de uma aula acerca da natureza onde se utiliza um vídeo acessado via internet e transmitido para as crianças via datashow ou smart TV, por meio do qual será possível que as crianças conheçam as diferenças entre as vegetações características de cada região do Brasil.
PLANOS DE AULA
	Plano de Aula nº 1
	
Identificação
	Disciplina
	Artes e Matemática.
	
	Série
	1º ano
	
	Turma
	Nível II
	
	Período
	Matutino
	Conteúdo
	· Formas geométricas
· Cores
	
Objetivos
	Objetivo geral
*Conhecer as características das formas geométricas.
* Indentificar as cores primárias e secundárias. 
Objetivos específicos
· Identificar as formas geométricas;
· Comparar e classificar as formas geométricas;
· Identificar e reconhecer as cores;
· Nomear as cores
	
Metodologia
	*Primeiro momento: Apresentar as quatros formas geométricas: quarado, retângulo, círculo e triângulo para os alunos explicando suas características.
*Segundo momento: Explicar que as formas geométricas estão presentes nos diversos ambientes e espaços dos quais participamos no nosso cotidiano e citar alguns exemplos.
*Terceiro momento:Apresentar as cores, primárias e secundárias, com o uso de tinta fazer as cores secundárias para poder pintar as formas geométricas.
*Quarto momento: Pintar as figuras geométricas de acordo com a cor que pede na imagem, desenhar as formas geométricas usando objetos que tiver em casa com auxílo do material enviado pelo professor e auxilio Google Meet.
	
Recursos
	· Música.
· Notebook.
· Internet.
· Google Meet
· Lápis
· Borracha
· Lápis de cor
· Folha de oficio
	
	· Participação nas atividades.
· Interação com a educadora e com seus pares.
· Atenção.
· Iniciativa.
· Criatividade.
· Será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades.
	
Referência
	Plano de aula
Disponível em:
https://blog.printloja.com.br/atividades-com-formas-geometricas-
para-imprimir/ Acesso em 24 de março de 2021.
Disponível em:
https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk01UcCkkFtXMsEqpl-
dEu5KoJ9Gjfg:1616618842604&source=univ&tbm=isch&q=cores+
primarias+e+secund%C3%A1rias+formas+geometricas&hl=pt-
BR&sa=X&ved=2ahUKEwj8zua-
5snvAhUqGLkGHcpzAP4Q7Al6BAgDEEw&biw=1366&bih=657#im
grc=Zg0USDFHSisIKM Acesso em 24 de março de 2021.
	Plano de Aula nº 2
	
Identificação
	Disciplina
	Matemática
	
	Série
	Ensino Fundamental I
	
	Turma
	A
	
	Período
	Vespertino
	Conteúdo
	· . Problemas envolvendo diferentes significados damultiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais,configuração retangular, repartição em partes iguais emedida.
	
Objetivos
	Objetivo geral
· Analisar, interpretar e resolver situações-problema compreendendo alguns dos significados da divisão, utilizando estratégias pessoais.
	
Metodologia
	
Pedir aos alunos para utilizarem estratégias pessoais para resolver as questões. Eles podem desenhar, fazer cálculos escritos ou mentais, ou ainda, usar a decomposição para chegar a resolução. Observar a maneira como cada grupo obteve o resultado e socialize procedimentos diferentes. Pedir para alguns alunos explicarem a estratégia utilizada para alcançar o resultado.
	
Recursos
	· Cópias das atividades. Quadro negro. Internet.
	
Avaliação
	Atividades
Socializar com toda a turma as resoluções feitas pelosalunos.Saber como a atividade foi realizada pelos colegas
Critérios
· Participação nas atividades.
· Interação com a educadora e com seus pares.
· Atenção.
· Iniciativa.
· Criatividade.
	
Referências
	
EF03MA08. Disponível em: .novaescola.org.br/plano-de-aula/179/comparando-quantidades https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk01UcCkkFtXMsEqpl-
dEu5KoJ9Gjfg:1616618842604&source=univ&tbm=isch&q=cores+
primarias+e+secund%C3%A1rias+formas+geometricas&hl=pt-
BR&sa=X&ved=2ahUKEwj8zua-
5snvAhUqGLkGHcpzAP4Q7Al6BAgDEEw&biw=1366&bih=657#im
grc=Zg0USDFHSisIKM Acesso em 24 de março de 2021.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por meio da realização deste estágio inúmeros aprendizados forma proporcionados aos acadêmicos do curso de Pedagogia para a formação enquanto futuros educadores. Já que proporcionou uma maior apropriação de toda a provável realidade a ser vivenciada em sala de aula, certamente, realizar este é o melhor meio de se conquistar uma apropriação dos conteúdos trabalhados de maneira teórica nas disciplinas estudadas no decorrer de toda a graduação. 
Sendo assim, enquanto futuros educadores há de se compreender que é necessário estar em uma constante busca por novos conhecimentos, que visam a reelaboração das práticas pedagógicas. O que permite que aconteçam mudanças sempre que houver necessidade, somente assim é possível ressignificar as práticas educativas em busca de beneficiar os educandos. 
A realização deste possibilitou aprendizados e benefícios incalculáveis. Infelizmente em decorrência da atual situação global, em decorrência da Pandemia causada pelo vírus Covid-19, o contato com o ambiente escolar não ocorreu da maneira esperada, mas na medida do possível houve a chance de observar o ambiente escolar, e especialmente de adquirir conhecimento essenciais ao meu crescimento tanto pessoal quanto acadêmico. 
REFERÊNCIAS
JARDIM, Tatiane. Atuação do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em:
https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/faa7 91d070f1465258c66 8b206acc912 Acesso em: 28 mar. 2021.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Disponível em:
https://arquidiocesano.com/proposta-pedagogica/sintese-do-ppp/ 
Acesso em: 27mar. 2021.
TEXTO COMPLEMENTAR DE ESTÁGIO/LICENCIATURAS. Metodologias Ativas. Disponível em:
https://www.dropbox.com/sh/znekgkqecoevhi8/AAA_sXlISGa7wrAGUGuIUvgJa?dl=0&preview=Metodologias+Ativas.pdf Acesso em: 28 mar. 2021.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando