Buscar

Células Excitáveis.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Células Excitáveis
☑ As células excitáveis são aquelas células capazes de gerar, conduzir e realizar uma tarefa específica a partir da modulação das potenciais de membrana, principalmente entre neurônios e músculos (principais células capazes de produzirem sinais elétricos) e, neurônios e glândulas.
☑ Para os seres se ajustarem ao meio inserido durante a evolução foram necessárias três propriedades, irritabilidade (resposta ao meio), condutibilidade (condução) e contratilidade (contração). 
☑ A excitabilidade provém de canais iônicos formados por proteínas de membrana que dispõe de poros (que abrem e fecham) através da bicamada lipídica pelos quais permite a passagem de iões entre o meio extracelular e intracelular. Esses canais possuem classificações quanto ao tipo de transporte e são elas: voltagem-dependente, ligantes-dependente e mecano-dependente.
☑ A célula também é capaz de repousar quando o potencial de membrana não está alterado por impulso elétrico. Alguns fatores geram potencial de repouso como vazamento de potássio, bomba de NaKATPase e presença de compostos negativos no citoplasma.
☑ Há também o aspecto ou lei tudo-ou-nada. Basicamente uma vez que o estímulo atinge o limiar mínimo e despolariza o meio intracelular ele vai disparar o potencial de ação.
☑ A bomba sódio e potássio é um tipo de transporte ativo, ou seja, com gasto de energia do tipo anti-port. Ocorre devido a diferença de gradientes e, a cada acionamento 3 íons de sódio saem da célula e 2 íons de potássio.
☑ O potencial de ação falado anteriormente é uma alteração do potencial de membrana que percorre a superfície do neurônio com o objetivo de ser propagado e tem seu início no cone axonal, local de maior excitabilidade. O potencial de ação possui três fases: polarização, despolarização e repolarização. Algumas características do potencial de ação são, junção neuromuscular e condição saltatória.
☑ Existe também o período refratário, intervalo onde o segundo potencial de ação pode ser gerado, porém por estímulos supra-limiares, ou seja, maior que os anteriores. Além disso tem o período refratários absoluto, não gera potencial de ação e o relativo que gera potencial de ação se o estímulo for de alta intensidade.
☑ Portanto, observa-se que às células excitáveis são capazes de gerar e conduzir potenciais de ação alternando entre estado de repouso ou transmissão, enviando e recebendo informações.

Continue navegando