Buscar

Prévia do material em texto

Politicas Publicas na Educação
Aline G. P. Budke | Pedagogia | 24/10/20
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - EEL0112
Professor: Antonio Bonanomi Neto
Aluna:Aline Gabrieli Perske Budke
 Curso: Pedagogia
 Semestre:2
Politicas Publicas Educacionais
 As políticas públicas educacionais são por definição programas do governo visando a ampliação do acesso a educação para todos os cidadãos, além de garantir a educação para todos é função das politicas publicas educacionais avaliar e ajudar a melhorar a qualidade do ensino no país.
 Pode-se dizer que o emprego das políticas públicas é imprescindível para a concretização dos direitos sociais e da cidadania, e meio exclusivo do poder publico para a transformação da realidade social e para o combate das desigualdades existentes. Apenas com programas governamentais executados através de estudos e planejamento colocando-se em foco a dignidade da pessoa humana e a importância da solidariedade cidadã que será possível falar na existência de um Estado Social e Democrático de direito.
 Quanto mais democrático e técnico forem os processos das políticas públicas, maiores serão as chances de os resultados serem positivos para toda a sociedade. Como os recursos financeiros do país são limitados, as políticas públicas desempenham a importante missão de organizar para onde vai esse montante de dinheiro público. Neste cenário de pandemia do novo Corona vírus, por exemplo, as politicas publicas educacionais de médio prazo, visando a superação da crise e a garantia de oportunidades iguais para estudantes de diferentes classes sociais e condições, será determinante para o bem estar do Brasil nos próximos anos. Será o bom planejamento da gestão publica da Educação que garantirá que o ano de 2020, em que houve um longo período de suspenção das aulas, não será um ano perdido para muitos estudantes.
 Ter políticas públicas que priorizem a educação é vantagem não somente para o educando, mas para o país como um todo. No Brasil existem várias delas, alguns exemplos são: Tempo de Aprender, Educação Conectada, Diploma Digital, Conta pra mim, ID Estudantil, Novos Caminhos, Escola Cívico-Militar, Caderno PNA, Future-se, PROUNI, Fies, Sisu, Educação em Prática. Muitos desses são programas novos lançados recentemente pelo governo que estão em fase de implantação como é o caso do “Novos Caminhos”e “Escola Cívico-Militar” o ID Estudantil teve sua MP pulicada e entrou em vigor, porém não foi apreciada pelo congresso nacional, portanto irei falar de programas mais antigos que estão a muitos anos vigorando no país e são amplamente conhecidos como o PROUNI o FIES e o SISU, saliento ainda que para ter acesso à esses tres programas é necessário ter feito a prova do ENEM que também faz parte das politicas publicas educacionais.
 O programa “Universidade para Todos” (PROUNI) foi criado pela MP 213 de 10 de setembro de 2004 e convertido posteriormente na Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Ele tem como objetivo principal oferecer oportunidade de estudos para pessoas com baixo poder aquisitivo, professores da rede publicasde ensino fundamental, pessoas portadoras de deficiência e autodeclarados indigenas e negros. O PROUNI tem seleção informatizada e impessoalque confere transparencia e segurança no processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.
 O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal criado em 1999 para viabilizar o ingresso ao ensino superior. O financiamento estudantil tem como principal objetivo ajudar estudantes que precisam de ajuda financeira para terem acesso à universidade. O crédito universitário se encarregará de pagar as parcelas do curso. Por sua vez, o estudante paga à instituição financeira em um prazo maior e, consequentemente, com parcelas de valores menores. 
 O Fies é uma iniciativa pública, mas o financiamento pode ser feito de forma privada, por meio de bancos ou instituições financeiras. As diferenças entre essas modalidades são as taxas de juros e a facilidade de contratação.
Através do SISU é possível concorrer a vagas em universidades publicas de todo o país usando apenas a nota do ENEM. Ocorrem seleções duas vezes ao ano uma em cada semestre e em 2020 o SISU passou a oferecer vagas também para cursos à distância. As diferenças entre PROUNI e SISU são que um é oferecido em faculdades privadas e outro em universidades públicas e no SISU mesmo tendo uma graduação você poderá concorrer a vagas, já no PROUNI é somente para primeira graduação.
 Escolhi esses três políticas públicas pro já ter sido beneficiada pelo PROUNI, são modalidades ofertadas para ingresso no ensino superior e de todas as opções são no meu ponto de vista são muito importantes devido a grande dificuldade que muitos enfrentam para conseguir cursar o ensino superior, pois é com esses programas que estudantes de baixa renda tem a oportunidade de mudar suas vidas.
Página 1

Mais conteúdos dessa disciplina