Buscar

Avaliação 1 - Projeto de Fábrica e Manutenção Industrial (EPR16)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Projeto de Fábrica e Manutenção Industrial (EPR16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:670907) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28659500
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Systematic Layout Planning (SLP) é um método baseado na definição de uma relação de adjacência para cada par de instalações. O nível de adjacência é definido com base em parâmetros quantitativos e qualitativos que influenciam de algum modo o sistema de produção. Considerando a legenda de grau de importância de adjacência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Classificação A - A proximidade entre os setores é sem importância.
	 b)
	Classificação U - A proximidade entre os setores é especialmente importante.
	 c)
	Classificação B - A proximidade entre os setores é absolutamente necessária.
	 d)
	Classificação X - A proximidade entre os setores é indesejável.
	2.
	A construção de um empreendimento é determinante quando se fala sobre instalações industriais. Uma construção pode ser conduzida de forma terceirizada, e que para tanto, diferentes modalidades de contrato regulam esse tipo de operação. Destaca-se aqui o contrato a preço fixo global. Considerando as características dessa modalidade de contrato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esse tipo de contrato permite o controle sobre o planejamento e desembolso de pagamentos, pois o pagamento pode estar atrelado ao cumprimento de prazos e vinculado a este por parcelas fixas.
(    ) Essa modalidade de contrato promove o aumento dos riscos e responsabilidades para a contratada no que diz respeito ao acerto de um custo mais elevado do que o previsto para a execução da obra.
(    ) Trata-se de um tipo de contrato onde a contratante remunera a contratada considerando as horas trabalhadas, baseando-se em valores previamente estabelecidos.
(    ) Nessa modalidade de contrato, a contratante reembolsa a contratada de todos os custos, adicionando ainda os custos adicionais que correspondem a um valor fixo ou percentual dos custos diretos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	Alguns autores classificam os layouts como sendo baseados no fluxo ou baseados na funcionalidade. Os layouts baseados na funcionalidade são comumente empregados em diferentes tipos de empreendimentos. Considerando as características dos layouts baseados na funcionalidade, analise as afirmativas a seguir:
I- Marketing, segurança, acessibilidade e visibilidade são exemplos de funcionalidade para esse tipo de arranjo.
II- O layout de arranjo físico do produto estático muito usado na construção naval é um arranjo de funcionalidade.
III- O layout de arranjo físico celular é um arranjo de funcionalidade muito usado na construção de aeronaves.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	4.
	Os diferentes tipos de layout apresentam vantagens características bem específicas, que contribuem para a melhoria das operações das organizações. Há uma série de situações nas quais indica-se o uso de layout funcional. No que diz respeito às situações onde deve-se utilizar esse tipo de layout, analise as sentenças a seguir:
I- Indica-se o uso de layout funcional em cenários que envolvam operações de conformação do material que utilizam apenas ferramentas manuais ou máquinas simples.
II- Indica-se o uso de layout funcional em operações que envolvam demanda estável e grandes quantidades de peças em processamento.
III- Indica-se o uso de layout funcional em operações que empreguem máquinas de difícil movimentação ou apresentem grande variedade de produtos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	5.
	As métricas de interação são frequentemente utilizadas para avaliação da qualidade de um projeto layout de fábrica. O objetivo das métricas de interação é fornecer dados e informações úteis para a melhoria do arranjo físico da área de produção ou transporte de itens essenciais. Sobre métricas de distância e as formas de calcular a distância entre os centros das instalações industriais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Retilínea: é um cálculo simples para aplicá-lo em situações práticas diretamente. É utilizada em casos em que existe apenas um trajeto direto possível entre dois pontos.
(    ) Tchebychev: é muito usada em situações de dependência da maior distância para o tempo gasto do produto ou máquina chegar ao centro de uma instalação, saindo de um ponto qualquer.
(    ) Distância lateral: é uma métrica subjetiva, pois impossibilita a definição da distância total percorrida pelo item durante o processo de fabricação.
(    ) Adjacência: indica apenas se as unidades de fabricação ou etapas de produção são ou não sequenciais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	O tipo de layout pode ser baseado no fluxo produtivo ou em sua funcionalidade. Dentre os layouts baseados no fluxo produtivo, destaca-se o layout de grupo. Considerando as características desse tipo de layout, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tipo de layout no qual uma família de componentes é fabricada por máquinas agrupadas de forma celular.
	 b)
	Layout que se caracteriza pelo agrupamento de máquinas que executam tarefas ou operações similares em diferentes departamentos.
	 c)
	Layout celular é indicado para situações nas quais o produto processado é volumoso e não pode ser facilmente deslocado.
	 d)
	Tipo de layout indicado quando um produto ou um conjunto de produtos muito semelhantes são fabricados em grandes volumes, com máquinas e estações de trabalho arranjadas segundo uma linha de produção ou montagem.
	7.
	Estudamos as especificações de processos industriais para a manufatura de determinado produto. A escolha do processo de produção a ser utilizado depende de um grande número de diferentes fatores, como capacidade de produção, a qualidade dos produtos, os fatores econômicos, ambientais e as questões de segurança. Sobre os roteiros de processo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Abordam a ordem e etapas da operação industrial, listam os tipos de máquinas e locais de trabalho a serem utilizados para fabricar o produto.
	 b)
	É o rol de todas as operações na manufatura, as ferramentas e equipamentos utilizados, além de todas as etapas das operações industriais.
	 c)
	Apresentam informações e instruções detalhadas e específicas do funcionamento das máquinas utilizadas na operação, como parâmetros de operação a uma determinada capacidade produtiva.
	 d)
	Ilustram a ordem de montagem de peças e componentes manufaturados, que formam o produto final do processo.
	8.
	O planejamento e arranjo físico de recursos de produção em instalações são de fundamental importância para o bom desempenho da operação, e deve ser realizado com acurácia, visando minimizar os impactos de problemas típicos de projeto de layout e instalações. Sobre os problemas típicos de Projeto de Layout e Instalações, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Fluxo de materiais e pessoas.
	 b)
	A sequência de operações de um processo de produção (sequência de operações).
	 c)
	Estocagem de materiais, peças em processamento e produtos finalizados (armazenamento).
	 d)
	O papel da organização dentro da rede de operações na qual está inserida.
	9.
	Os diferentes tipos de layout apresentam vantagens características bem específicas, que contribuem para a melhoria das operações das organizações. Considerando o layoutbaseado na produção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nos layouts baseados na produção, um conjunto de produtos semelhantes são fabricados em grandes volumes, com o uso de máquinas e estações de trabalho que são arranjadas em linha.
(    ) Layouts baseados na produção são observados na construção de grandes navios e aeronaves, onde os recursos de produção deslocam-se pelo produto.
(    ) Layouts baseados na produção são considerados layouts baseados na funcionalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	10.
	O Systematic Layout Planning (SLP) é um método de determinação de layout industrial bastante utilizado em diversos segmentos industriais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O Gráfico de Relações (diagrama de relacionamento) é utilizado para determinar o valor de adjacência para um dado par de instalações.
II- Somente o fator quantitativo "fluxo de movimentação" deve ser considerado para determinação do valor de adjacência para um dado par de instalações.
III- O método SLP é baseado na definição de uma relação de adjacência para cada par de instalações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário
Disciplina:
 
Projeto de Fábrica e Manutenção Industrial (EPR16)
 
Avaliação:
 
Avaliação I 
-
 
Individual Semipresencial ( Cod.:670907) ( peso.:1,50)
 
Prova:
 
28659500
 
Nota da Prova:
 
10,00
 
 
 
Legenda:
 
 
Resposta Certa
 
 
Sua Resposta Errada
 
 
1.
 
O Systematic Layout Planning (SLP) é u
m método baseado na definição de uma relação de 
adjacência para cada par de instalações. O nível de adjacência é definido com base em parâmetros 
quantitativos e qualitativos que influenciam de algum modo o sistema de produção. Considerando 
a legenda de gra
u de importância de adjacência, assinale a alternativa CORRETA:
 
 
a)
 
Classificação A 
-
 
A proximidade entre os setores é sem importância.
 
 
b)
 
Classificação U 
-
 
A proximidade entre os setores é especialmente importante.
 
 
c)
 
Classificação B 
-
 
A proximidade entre os setores é absolutamente necessária.
 
 
d)
 
Classificação X 
-
 
A proximidade entre os setores é indesejável.
 
 
2.
 
A construção de um empreendimento é de
terminante quando se fala sobre instalações industriais. 
Uma construção pode ser conduzida de forma terceirizada, e que para tanto, diferentes 
modalidades de contrato regulam esse tipo de operação. Destaca
-
se aqui o contrato a preço fixo 
global. Consideran
do as características dessa modalidade de contrato, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
 
(
 
) Esse tipo de contrato permite o controle sobre o planejamento e desembolso de pagamentos, 
pois o pagamento pode estar atrelado ao cu
mprimento de prazos e vinculado a este por parcelas 
fixas.
 
(
 
) Essa modalidade de contrato promove o aumento dos riscos e responsabilidades para a 
contratada no que diz respeito ao acerto de um custo mais elevado do que o previsto para a 
execução da obr
a.
 
(
 
) Trata
-
se de um tipo de contrato onde a contratante remunera a contratada considerando as 
horas trabalhadas, baseando
-
se em valores previamente estabelecidos.
 
(
 
) Nessa modalidade de contrato, a contratante reembolsa a contratada de todos os cu
stos, 
adicionando ainda os custos adicionais que correspondem a um valor fixo ou percentual dos 
custos diretos.
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
 
a)
 
V 
-
 
F 
-
 
V 
-
 
F.
 
 
b)
 
V 
-
 
V 
-
 
F 
-
 
F.
 
 
c)
 
V 
-
 
F 
-
 
F 
-
 
V.
 
 
d)
 
V 
-
 
V 
-
 
F 
-
 
V.
 
 
3.
 
Alguns autores classificam os layouts como sendo baseados no fluxo ou baseados na 
funcionalidade. Os layouts ba
seados na funcionalidade são comumente empregados em diferentes 
tipos de empreendimentos. Considerando as características dos layouts baseados na 
funcionalidade, analise as afirmativas a seguir:
 
 
I
-
 
Marketing, segurança, acessibilidade e visibilidade são e
xemplos de funcionalidade para esse 
tipo de arranjo.

Outros materiais