Buscar

Avaliando o aprendizado

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Manuela foi ao bar com seus pais. Lá chegando presenciou seu pai discutindo com o garçom. No momento nada manifestou, ficou apenas observando seu pai e o garçom falando de forma alterada. Posteriormente, quando Manuela estava na sala de aula começou a discutir com um colega. Coisa que nunca aconteceu, Manuela sempre foi uma menina doce, meiga e nunca havia discutindo com ninguém. 1. Quando Manuela estava no bar ocorreu o fenômeno da aprendizagem. Que modelo de aprendizagem ocorreu?
		
	
	Como mudança na motivação interna
	
	Como mudança de hábito
	 
	Como mudança no estado interno
	
	Como mudança de comportamento
	
	Como tentativa-e-erro
	Respondido em 11/05/2021 13:34:56
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Simone é uma professora que busca interferir o mínimo possível no processo de aprendizagem dos seus alunos, porque entende que seu papel é trazer à consciência deles o que já conhecem dos conceitos trabalhados em sala de aula, utilizando estratégias para ajudá-los a acessar as informações e organizar os conhecimentos, já que são capazes de aprender por si próprios. Assinale a opção que apresenta a teoria da aprendizagem que melhor define a prática pedagógica da professora Simone.
		
	
	construtivismo
	
	sociointeracionismo
	
	behaviorismo
	
	conectivismo
	 
	inatismo
	Respondido em 11/05/2021 13:36:49
	
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Analise as afirmativas abaixo sobre algumas das correntes da psicologia da aprendizagem e assinale a alternativa correta: I- As teorias conexionistas, a exemplo do behaviorismo, tratam a aprendizagem como uma questão de conexões entre estímulos(E) e respostas(R). Comportamentos (respostas) são eliciados por estímulos (condições que levam aos comportamentos). II- As teorias cognitivistas Tratam da análise de como o indivíduo conhece, ou seja, percebe, processa a informação, compreende e dá significados. III- A cognição não se refere a um conjunto de habilidades cerebrais /mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. IV- As correntes humanistas da aprendizagem não rechaçam os comportamentos nem as cognições, porém REDUZEM o papel do intelecto. O indivíduo não é só intelecto. A aprendizagem envolve intelecto, corpo e sentimentos de maneira inseparável.
		
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	 
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
	Respondido em 11/05/2021 13:38:58
	
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre o desenvolvimento do estudo da aprendizagem, percebe-se que vários autores foram responsáveis por refletir como os conteúdos são obtidos e aplicados posteriormente a diferentes contextos. Thorndike dizia que quando se recompensa um animal ou pessoa, automaticamente existirá satisfação do organismo e fortalecimento de conexões entre situação e resposta. A tendência é que esta resposta volte a acontecer. A primeira nomenclatura que Thorndike apresentou quanto a esta reação foi:
		
	
	Recompensa
	
	Reforço Negativo
	
	Reforço positivo
	 
	Lei do Efeito
	
	Lei negativa
	Respondido em 11/05/2021 13:41:39
	
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em um famoso estudo Watson e Rosalie Rayner mostraram como determinados medos poderiam ser condicionados. No experimento, era apresentado um rato branco a um bebê de 11 meses e, quando ele estendia a mão para tocá-lo, batiam com um martelo em uma chapa de aço logo atrás da sua cabeça. Depois de sete repetições, de ver o rato e ouvir o ruído, Albert começava a chorar com a simples visão do rato. Identifique nesse experimento o que é o Estímulo não Condicionado, a Resposta não Condicionada, o Estímulo Condicionado e a Resposta Condicionada:
		
	
	Rato, Medo, Ruído alto, Resposta de susto inerente ao medo.
	
	Ruído alto, Rato, Medo, Resposta de susto inerente ao medo.
	
	Resposta de susto inerente ao medo, Rato, Medo, Ruído alto.
	
	Ruído alto, Resposta de susto inerente ao medo, Medo, Rato.
	 
	Ruído alto, Resposta de susto inerente ao medo, Rato, Medo.

Continue navegando