Buscar

Plano de aula de Língua portuguesa Eja 6 e 7º ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professora: Aline Aparecida da Silva 
Plano Aula : EJA –Tema Fábulas 
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura. 
Séries: 6º ou 7 º ano do EJA
Tempo de duração: 4 horas aulas 
Metodologia: 
Leitura do texto; Interpretação do texto; Discussão dos tópicos; Turma organizada em grupo. 
 Objetivos: - Promover momento de leitura e escrita em sala de aula; - Possibilitar a troca de informações entre os alunos; - Desenvolver a percepção das várias versões de textos; - Trabalhar com a oralidade dos alunos; 
Introdução :
Apresentação do projeto ao aluno. E para começar, questionar se o aluno sabe o que é uma fábula? Certamente, já deve ter lido ou ouvido histórias que podem ser chamadas de fábula. Então, saiba que é o mundo dessas histórias interessantes e divertidas, que iremos conhecer no decorrer de aproximada- mente três semanas, por meio de atividades desafiadoras. Ao final de nossa caminhada, você saberá tanto sobre elas que vai ser capaz de inventar a sua própria fábula e, junto com os colegas de sua classe, irá criar um livro de fábulas para apresentar aos alunos da escola. Agora vamos partir para o nosso primeiro desafio? Compreender o sentido das mensagens orais e escritas de que é? Destinatário direto ou indireto; Refletir sobre a língua oral, seu uso e adequação; Expor oralmente com desenvoltura; Construir sentimentos, experiências e ideias a partir da leitura; Desenvolver através de fábulas momentos de descontração e criatividade na produção de textos escritos modificando o narrador da história. Avaliação: Participação individual; Interação com o grupo; Exercício de fixação; Escrita de uma fábula texto; 
Recursos Necessários: Quadro-giz; Folha branca; Fábulas impressas; Professor leitor da fábula; Diálogo para explicações e organização das ideias; Auxílio do professor na construção dos textos; 
1º Momento: 
Primeiras informações gerais a respeito do gênero textual fábula.; Identificar as características da fábula, conhecendo três importantes fabulistas. São eles: Isopo, Jean de La Fontaine e Monteiro Lobato; Ler o texto e procure separar as informações de cada fabulista e das respectivas fábulas; Contar ou ler uma fábula aos alunos.
2º Momento: 
Interpretação e entendimento oral da fábula: O sapo e o boi .Ele é uma fábula. As fábulas são narrativas que apresentam narrativas curtas em que se atribuem fala e comportamentos humanos a animais ou coisas inanimadas. As atitudes dessas personagens servem como exemplo de comportamentos humanos que o autor deseja criticar. As fábulas carregam sempre uma lição de ordem moral; realizar, no caderno, atividades de interpretação e compreensão. 
3º Momento: 
Propor a reprodução coletiva da fábula contada mudando a visão da história e passando para a primeira pessoa.; Fazer interferência no quadro chamando a atenção para a escrita das palavras, pontuação, sequência de ideias, dentre outros elementos imprescindíveis na construção de textos; Registro da fábula adaptada no caderno. 
4º Momento: 
Propor a criação individual de fábulas; Apresentar diversas possibilidades para a escolha; Ou mesmo deixar a livre escolha individual do aluno; A primeira produção. Escrevendo minha própria fábula Agora você é o autor. Crie a sua própria fábula em uma folha avulsa, com base nas características que você já conhece do gênero e entregue-a para seu/sua professor/professora. 
5º Momento: 
Estas produções poderão ser realizadas em folhas avulsas para que haja um posterior reajuste por parte o professor ;Caso os alunos não consigam terminar esta atividade poderão realizá-la no próxima aula (recolher as folhas); Na próxima após efetuada correções e observações do professor retomar a atividade; Avaliar o trabalho de pesquisa para nota.

Outros materiais