Buscar

questoes de farmacognosia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Segundo SIMÕES et al. (2000), Quinonas são compostos orgânicos que podem ser considerados como produtos da oxidação de fenóis. Sua principal característica é a presença de dois grupos carbonílicos que formam um sistema conjugado com pelo menos duas ligações duplas entre átomos de carbono (C=C).
Desde a antiguidade, plantas contendo quinonas têm sido usadas por suas atividades biológicas ou como fonte de corantes naturais. 
A atividade laxante é a responsável pela utilização terapêutica da maioria dos vegetais que contém antraquinonas, sendo as substâncias ativas, no caso, os derivados hidroxiantracênicos.
Assinale abaixo a opção que apresenta drogas vegetais mais importantes contendo antraquinonas responsáveis por suas utilizações terapêuticas:
· A.
Sene; Cáscara-Sagrada; Ruibarbo
· B.
Eucalipto; Estrofanto; Ginseng
· C.
Calêndula; Babosa; Espinheira-Santa
· D.
Hamamelis; Cardo-Santo; Tomilho
2) A RENISUS (Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS) tem a finalidade subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva, relacionada à regulamentação, cultivo/manejo, produção, comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos. Nesse contexto, é de fundamental importância o conhecimento do profissional farmacêutico sobre as espécies de plantas medicinais e seus efeitos farmacológicos. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo, considerando verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta, com a sequência de cima para baixo:
( ) O tanino é substância que apresenta capacidade de formar complexos reversíveis ou irreversíveis com proteínas.
( ) A calêndula é utilizada em afecções dermatológicas e com finalidade cicatrizante, essa atividade é devido à presença de alcaloides nas flores da planta.
( ) Extrato à base de antraquinonas é utilizado como laxante e um dos mecanismos de ação está relacionado à estimulação direta da contração da musculatura lisa do intestino, aumentando a motilidade intestinal.
( ) As plantas contendo saponinas possuem atividade anti-inflamatória, antitumoral e antioxidante.
· A.
V, F, F, F;
· B.
F, V, V, V;
· C.
V, F, V, F;
· D.
V, F, V, V;
· E.
F, V, F, F.
3)Considerando que, em um estudo realizado com extratos hidroalcoólicos de diferentes vegetais, que apresentavam no mínimo 2% de taninos totais, tenha-se observado ação farmacológica importante para o tratamento de gastrite, úlcera e também para o combate ao Helicobacter pylori, julgue os itens a seguir, relativos às propriedades químicas e farmacodinâmicas dos taninos. Os taninos podem ser utilizados, de forma terapêutica, como antídoto em casos de intoxicação com metais pesados ou alcaloides.
· C.Certo
· E.Errado
4) Os taninos correspondem a um grande grupo de substâncias naturais, complexas, de natureza fenólica, hidrossolúveis, que possuem peso molecular compreendido entre 500 e 3000 Dalton e que, além das reações clássicas dos fenóis, apresentam a propriedade de precipitar alcaloides, gelatina e outras proteínas (formam complexos insolúveis em água com esses compostos). De acordo com suas características, os taninos recebem uma classificação. As alternativas abaixo apresentam a forma como os taninos podem ser classificados, EXCETO
· Taninos Hidrolisáveis.
· Taninos condensados.
· Pseudo-taninos.
· Taninos cardiotônicos.

Continue navegando

Outros materiais