Buscar

feminismo materia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL 
DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR
 CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS À DISTÂNCIA
ALUNA: GABRIELA GALLI
Movimentos sócias, democracia e ação coletiva
POLO: VILA FLORES
MATÉRIA: VIOLÊNCIA DE GÊNERO, DESIGUALDADE SALARIAL E MAIS: POR QUE O DIA DA IGUALDADE DA MULHER É TÃO IMPORTANTE.
Site : Gauchazh.clicrbs
A matéria se encontra na seção “Dona” do site da Gaúcha ZH, onde trata apenas de notícias referentes a mulheres e ao feminismo, a matéria retrata a desigualdade de gêneros, mas acredito que mais do que repetir inúmeras vezes o que já sabemos, que é a questão do imenso abismo de diferenças entre homens e mulheres era promover o engajamento para o movimento social que fez com que as mulheres chegassem até o momento presente onde podem opinar e até mesmo escrever esta matéria que estou apresentando, o feminismo. É gigante a quantidade de mulheres e homens que não entendem o objetivo e de onde se originou, muitas vezes agem com ignorância tirando toda a importância de um movimento que levou anos pra ser construído e luta até hoje pela igualdade.
A luta das mulheres por direitos iguais já avançou muito. Mas basta acompanhar noticiários para lembrar dos (muitos) casos de violência de gênero que ainda se multiplicam. Ou analisar os resultados de pesquisas sobre participação econômica, por exemplo, para vemos que ainda há um longo caminho pela frente. (SITE GAUCHAZH)
É necessário fundamentação científica em toda e qualquer matéria que esteja relacionada com o sexo feminino e suas lutas diárias, o que presenciamos no dia a dia é alarmante, a matéria trata sobre a questão do assédio sexual, muitos protestos já foram feitos mas tem quem diga que é bobagem, ser feminista hoje em dia virou piada principalmente por existirem muitos meios de comunicação que banalizam esse movimento tão importante.
O feminismo é um movimento social que, segundo os historiadores, surgiu após a Revolução Francesa e que se fortaleceu na Inglaterra, durante o século XIX, e depois nos Estados Unidos, no começo do século XX. Esse movimento luta pela igualdade de condições entre homens e mulheres, no sentido de que ambos tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. (SITE BRASILESCOLA)
É importante pontuar que feminismo não é o oposto de machismo, pois o machismo é uma construção social que promove e justifica atos de agressão e opressão contra as mulheres. Já o feminismo, conforme mencionamos,é o movimento social que luta contra as manifestações do machismo na sociedade. Assim, o objetivo final do feminismo é construir uma sociedade que ofereça igualdade de condições entre os dois gêneros.(SITE BRASILESCOLA)
Acima temos duas citações que expressam a importância da fundamentação científica, pois é possível entender que apenas falar sobre a desigualdade ou os problemas que afetam as mulheres não vai chamar a atenção da maneira como deveria, muitas vezes o feminismo é tratado apenas como “odiar o sexo oposto”, pois falta conteúdo, falta conhecimento pra população sobre a origem do movimento. O feminismo na época da Revolução Francesa começou com a crítica de uma mulher para com o governo a mesma acabou na guilhotina, e se hoje as mulheres tem direito e voz foi graças às mesmas que lutaram na época em que nos era negado tudo. A empresa jornalística poderia mostrar as lutas de antigamente que nos levaram até aqui.
“Para reforçar a importância do Dia Internacional da Igualdade da Mulher, nesta quarta-feira (26), selecionamos cinco fatos que mostram o abismo entre homens e mulheres - entre inserção no mercado de trabalho, julgamentos na maternidade ou divisão de tarefas domésticas.” (SITE GAUCHAZH)
O que realmente é importante para o dia da Igualdade da Mulher é explicar para as pessoas o que resultou nessa diferença entre os gêneros, com um pouco de Sociologia, Filosofia e História, seria mais fácil de entender, apresentar dados mostrando que as mulheres continuam sendo consideradas menos importantes que os homens não vai nos trazer uma mudança significativa, dados do IBGE não mostram a história por trás, a verdadeira realidade. O grande esforço do movimento feminista no caso brasileiro é para lutar contra a violência e para que o governo crie políticas públicas que combatam isso e que promovam o bem-estar das mulheres na sociedade.
REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SITE GAUCHAZH: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2020/08/violencia-de-genero-desigualdade-salarial-e-mais-por-que-o-dia-da-igualdade-da-mulher-e-tao-importante-ckeadrj4400250147u16sci6h.html , acessado em 25.05.2021, às 09:30.
SITE BRASILESCOLA: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-feminismo.htm , acessado em 25.05.2021, às 09:50.

Continue navegando