Buscar

CASO CLÍNICO FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST
CURSO DE FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA
PRÁTICA ASSISTIDA DE FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA
 PROFESSORA: EDINALVA MORAES DE ANDRADE
ESTUDO DE CASO CLÍNICO
HDA.: Genitora primípara, (G1, P1, A0), informa que a gravidez não foi planejada, porém aceita. Iniciou pré-natal no 2º mês gestacional, realizando 07 consultas e 03 ultrassonografias, fez uso de ácido fólico por prescrição médica.
A mesma evoluiu com hipertensão gestacional com acompanhamento médico e medicamentoso e controle da pressão arterial. Durante a gravidez foi vítima de conflitos emocionais, porém sem físicos.
Parto à termo, via baixa, bebê não chorou, cianótico, APGAR 1º minuto (1) e 5º minuto (3); pós-nascimento apresentou parada cardiorrespiratória sendo reanimada e encaminhada para UTI neonatal, necessitando de ventilação mecânica invasiva, permanecendo por 10 dias; após desmame da mesma, perdurou 05 dias na UTI e foi transferida para enfermaria, mantendo-se internada por mais 06 dias.
Durante a avaliação clínica com neuropediatra e realizado exames complementares foi diagnosticado paralisia cerebral e encaminhado para acompanhamento interdisciplinar. Atualmente encontra-se com 03 anos de idade.
EXAME FÍSICO:
EM SUPINO: apresenta hipertonia global, com coluna cervical rotacional para direita, responde aos estímulos audiovisuais, padrão flexor dos MMSS e extensor de MMII, quando estimulado para alcançar objetos não consegue ter função nos membros. Apresenta retração muscular do tríceps sural e tendão de Aquiles bilateralmente, pés equinovaros.
EM PRONO: faz ligeira extensão cervical, mantendo-se por alguns segundos, MMSS e MMII com mesmo padrão da posição supina
 PUXADO PARA SENTAR sem controle cervical, com padrão patológico dos MMSS e MMII persistente.
SENTADO: sem controle cefálico, tronco semifletido, escoliose torácica à direita, mantendo-se também com padrão patológico dos MMSS e MMII.
EM PÉ: coluna cervical em flexão persistindo com padrão patológico dos membros e pés equinovaros. Não consegue descarregar peso corporal nos MMII (quando estimulado a apoiar a planta dos pés no solo) apresentando reação negativa de apoio. Ao testar os reflexos também apresenta a persistência dos reflexos primitivos.
Analisando o caso clínico supra citado responda as seguintes questões que se seguem:
1. Descreva e classifique topograficamente esse quadro da criança com paralisia cerebral (1,0 ponto)
2. Qual idade motora desta criança relacionando com o DNPMN? (1,0 ponto)
3. Cite os reflexos primitivos e descreva 05 deles com riqueza de detalhes (3,0 pontos) 
4. Descreva o tratamento fisioterapêutico conforme o caso clínico detalhadamente, com técnicas e seus objetivos (5,0 pontos).
PROFESSORA: EDINALVA	CASO CLÍNICO	07JUN2021

Continue navegando