Buscar

ESTUDO DIRIGIDO - PROCARIONTES X EUCARIONTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido entre Procariontes e Eucariontes
Explique as diferenças quanto:
Estrutura celular
Apesar da similaridade, organismos procariotos e eucariotos mantem diferenças fundamentais em nível celular. Os procariotos são unicelulares e mais simples em sua organização, embora possam ocorrer associados a grupos (formando colônias). Procariotos incluem as bactérias e as arqueas. Já os eucariotos são mais complexos e incluem não somente plantas pluricelulares, animais e fungos, mas também protozoários e alguns organismos unicelulares, como leveduras e algas verdes.
Além disso, uma das principais diferenças entre os dois tipos de organismos temos a presença de um núcleo definido pela membrana celular nos eucariotos. 
Ambas as membranas citoplasmáticas são formadas por uma bicamada lipídica, no entanto, nos eucariotos há a presença de esteróis, algo raro nas camadas de organismos procariotos. 
Com relação ao citoplasma, procariotos não apresentam citoesqueleto, enquanto eucariotos apresentam citoesqueleto constituído. Procariotos apresentas flagelos simples para motilidade enquanto eucariotos apresentam flagelos complexos. Enquanto procariotos apresentam poucas organelas (ou nenhuma), eucariotos apresentam lisossomos, complexo de Golgi, reticulo endoplasmático, mitocôndria e cloroplastos. Quanto a parede celular, as estruturas dos procariotos apresentam glicopeptídeos, lipídeos e proteínas, já nos eucariotos, quando presente, contem quitina ou celulose. 
DNA
A informação genética de organismos procarióticos apresenta-se, geralmente, em uma ou mais moléculas circulares de DNA. As bactérias são conhecidas por possuírem um único cromossomo. O arranjo de genes, dentro desse cromossomo, difere muito do arranjo em um cromossomo de células eucarióticas. Os procariotos ainda apresentam estruturas chamadas de plasmídeos, que são Elementos extra-cromossomais com capacidade de replicação autônoma constituídos por uma molécula de DNA fita dupla circular.
Já nas células eucarióticas, o DNA nuclear é dividido em dois ou mais um desses cromossomos. Cada um desses cromossomos é formado por uma molécula de DNA linear que, exceto durante a divisão celular, está confinada dentro do núcleo. Essas moléculas de DNA estão associadas a proteínas, chamadas de histonas, formando os nucleossomos, componentes da cromatina. O DNA não é encontrado apenas no núcleo, mas também na mitocôndria das células de animais, plantas e fungos e no cloroplasto das plantas. Essa é uma das evidências que sugere a evolução dessas organelas a partir de bactérias que sofreram endocitose por células ancestrais. O DNA dessas organelas contém genes que codificam proteínas específicas para o funcionamento da própria organela.
Como não apresentam núcleo definido, o material genético dos procariotos se encontra obrigatoriamente no citoplasma. Em adição, as células procariontes não se dividem por mitose, e seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação que leva à formação de cromossomos visíveis ao microscópio óptico, durante a divisão celular.
RNA
O RNA transcrito em eucariotos passa por uma série de alterações antes de serem completamente formados. Nos eucariontes, o início da transcrição é mais complexo em função da maior complexidade da molécula de DNA dupla fita. O trasncrito primário (RNA inicial) sofre uma série de modificações relacionadas a aquisição de revestimento (cap) na extremidade 5’ e de cauda poli-A na extremidade 3’, além da remoção de introns (splicing). 
Nos organismos procariotos existe apenas uma RNA polimerase de atuação, enquanto que em organismos eucariotos, três tipos distintos de RNA polimerase são encontrada: RNA polimerase I (RNAr), RNA polimerase II (pré-mRNAs); e RNA polimerase III (RNAt e RNAr).
Em organismos procariotos encontramos varios ORF (open reading frame) em um mesmo RNA mensageiro, com sobreposição de janelas. Ou seja, ao finalizar uma tradução, pode-se iniciar rapidamente a próxima (tradução acoplada).

Continue navegando