Buscar

Atividade Avaliativa - sociedades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa
 
Maria e Alice constituíram a sociedade Doce Alegria Comércio de Alimentos Ltda., com o objetivo de comercializar doces para festas. As sócias assinaram o contrato social e logo começaram a adquirir matéria-prima em nome da sociedade. Contudo, dado o acúmulo dos pedidos e a grande produção, as sócias não se preocuparam em providenciar o registro dos atos constitutivos na Junta Comercial, priorizando o seu tempo integralmente na produção dos doces. Posteriormente, a sociedade passou por um período de dificuldades financeiras com a diminuição dos pedidos e deixou de pagar as obrigações assumidas com alguns fornecedores, em especial a Algodão Doce Depósito e Comércio de Alimentos Ltda, que, tentando reaver seu prejuízo, ingressou com ação de cobrança contra a Doce Alegria Comércio de Alimentos Ltda. Em sede de defesa, alegou-se a inexistência da sociedade Doce Alegria Comércio de Alimentos Ltda, dado que não foi efetivado o registro do contrato social na Junta Comercial.
 
Discorra sobre as questões abaixo, utilizando doutrina e indicando os respectivos fundamentos legais:
 
· Como advogado da sociedade Algodão Doce, qual deve ser a tese jurídica adotada para refutar o argumento de defesa?
· Qual o patrimônio que a Algodão Doce Depósito e Comércio de Alimentos Ltda. poderá acionar de modo a reaver o seu crédito?
--- Respondi ambas perguntas no texto abaixo ---
O argumento da defesa não para em pé, pois quando está a sociedade está irregular os credores podem acessar os bens dos devedores para que as dividas sejam quitadas. Portanto, a tese de defesa da sociedade Algodão Doce deve pedir o acesso ao bens das pessoas físicas envolvidas, neste caso é a Maria e a Alice. 
Para estar amparado na lei de recuperação e falência é necessário que a sociedade esteja regularizada, mas a sociedade Doce Alegria não tem registro e por isso está irregular. O artigo 973 do código civil fala que “a pessoa que legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, responderá pelas obrigações contraídas”. Neste caso, a responsabilidade recairá sobre os bens pessoais da Maria e da Alice. Segundo Ulhoa
Segundo Coelho: 
Assim como ocorre com o empresário individual, a sociedade empresária deve ser registrada na Junta Comercial. O seu ato constitutivo (contrato social ou estatuto) é que será objeto de registro. O registro deve ser anterior ao início das atividades sociais. (COELHO, 2011, p. 151).
Portanto, no caso analisado não existe pessoa jurídica porque não houve registro na junta comercial, ou seja, as pessoas físicas deverão responder com seus próprios patrimônios. Ou seja, a fornecedora Algodão Doce irá reaver seu crédito através do patrimônio pessoal de Maria e Alice.
Referências: 
Coelho, Fábio Ulhoa Manual de direito comercial : direito de empresa. 23. ed. – São Paulo : Saraiva, 2014.

Outros materiais