Buscar

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA (11)

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	A Lei nº 12.527 de 2011, que regula o direito à informação produzida em órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, afirma que o cidadão tem o direito fundamental de acesso à informação, definida como dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. O sigilo, ou seja, a restrição temporária de acesso público, é garantido à informação cuja preservação do conhecimento geral é imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Fora dessa exceção, as demais informações de interesse público e sem classificação sigilosa têm a publicidade como preceito geral. Elas, portanto, devem ser divulgadas:
		
	
	quando há disponibilidade de tecnologias da informação.
	
	nos órgãos em que já existe controle social da administração.
	
	exclusivamente pelos departamentos de comunicação dos órgãos públicos.
	 
	por iniciativa do órgão público e independentemente de solicitações.
	
	mediante solicitação de pessoa física ou jurídica interessada.
	Respondido em 23/05/2021 12:03:37
	
Explicação: Os órgãos públicos devem adotar uma postura de transparência ativa, divulgando informações em seus canais de comunicação para toda sociedade, independente de solicitação, isso faz parte de uma postura de transparência ativa.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	As rádios comunitárias são definidas por Peruzzo (1998, p. 252, 253) como tendo por "finalidade primordial de servir à comunidade", podendo "contribuir efetivamente para o desenvolvimento social e a construção da cidadania". Cite a questão que exemplifica esta definição.
		
	
	As rádios comunitárias servem de modelo de gestão tanto para o meio privado como o meio público
	 
	As rádios comunitárias podem e devem ser instrumento de divulgação das atividade e reivindicações populares auxiliando as comunidades a ter voz ativa na sociedade
	
	As rádios comunitárias ~soa ferramentas importantes de mobilização dos partidos políticos
	
	As rádios comunitárias devem dar visibilidade somente aos gestores públicos como instrumento de divulgação de suas ações
	
	Toda rádio comunitária é representante do governo
	Respondido em 23/05/2021 12:04:26
	
Explicação:
Uma dos  principais   objetivos de uma  rádio comunitária é  justamente essa: fortalecer os  vínculos  comuitários para que seus  interesses comuns sejam  resguardados e assegurados.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Como elementos garantidos, há os chamados remédios constitucionais, que são os meios colocados à disposição da população para evitar atos abusivos e prejudiciais aos direitos coletivos e individuais. Assinale a alternativa que NÃO REPRESENTA um desses elementos.
		
	 
	Mandado de Consignação
	
	Habeas Corpus
	
	Mandado de Injunção
	
	ação popular
	Respondido em 23/05/2021 12:05:33
	
Explicação:
Temos  aqui os  dispositivos  legais e jurídicos que asseguram os direitos e deveres dos  usuários das comunicações comunitárias. A exceção é o mandato de  consignação. 
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Três grandes temas ajudam a definir e compreender o funcionamneto de uma rádio comunitária. Marque a opção que contêm esses itens
		
	
	Tecnologia/Diversidade/Pouca interação
	
	Diversidade/Exclusão /Participação limitada
	
	Reprodução/Tecnologia/Pensamento único
	
	Tecnologia/Preconceito/Participação
	 
	Diversidade/Inclusão /Participação
	Respondido em 23/05/2021 12:06:07
	
Explicação: Para a Associação mundial de rádios comunitárias Diversidade/Inclusão /Participação são decisivas para compreender esse tipo de rádio.
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Sobre rádios comunitárias, aponte a alternativa incorreta:
		
	
	Na web, não existem limitações para a quantidade de emissoras e nem regulamentação.
	 
	Não precisam ter sede na comunidade onde prestam o serviço, desde que veiculem informação de interesse público.
	
	Não podem inserir propaganda comercial, a não ser sob a forma de apoio cultural.
	
	Não precisam se prender aos padrões das emissoras comerciais no que se refere a formatos de programas, linguagem e estilo musical.
	
	São concessão de serviço público, como as demais emissoras.
	Respondido em 23/05/2021 12:06:35
	
Explicação:
As  rádios  comunitárias precisam  ter sede  na comunidade a qual presta servições comunicacionais. É isso que justifica o adjetivo:  comunitária.
 
 
 
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Os canais gratuitos de TVs, se institucionalizaram em decorrência das negociações ocorridas entre várias forças que controlam os meios de comunicação de massa no Brasil entre elas o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Assim, é correto afirmar que tais forças, são:
		
	
	a população da própria comunidade, pois quer ter sua representatividade.
	
	somente o governo, em decorrência de ser ele o avalista para nomeação deste possibilidade.
	 
	o Governo e empresas de comunicação, parlamentares e entidades da sociedade civil.
	
	entidades e associações sem fins lucrativos, pois dependem deste tipo de meio.
	
	as empresas de comunicação, pois são elas que apresentam o poder de nomeação
	Respondido em 23/05/2021 12:07:48
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	A Lei 8.977 de 1995, regulamentada pelo Decreto-Lei 2.206 de 1997, estabelece a obrigatoriedade das operadoras de TV a Cabo disponibilizar seis canais de utilização gratuita, no sentido dos canais de acesso público. Pelo Artigo 23 são três canais, compreendendo como: (A) legislativos, destinados ao Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembléias Legislativas/Câmaras de Vereadores. (B) um canal universitário, para uso partilhado das universidades sediadas na área de prestação do serviço. (C) um educativo-cultural, reservado para uso dos órgãos que tratam de educação e cultura do governo federal, governos estaduais e municipais e um comunitário, aberto para utilização livre por entidades não governamentais e sem fins lucrativos. (D) um educativo-cultural e um comunitário, aberto para utilização livre por entidades não governamentais e sem fins lucrativos, pois os mesmos apresentam a mesma finalidade. (E) um canal universitário e educativo-cultural, reservado para uso dos órgãos que tratam de educação e cultura do governo federal, governos estaduais e municipais e um comunitário, aberto para utilização livre por entidades não governamentais e com fins lucrativos. Esta correto afirmar:
		
	
	As questões A, B e D estão corretas
	
	As questões B, D, e E estão corretas.
	 
	As questões A,B, e C estão corretas,
	
	As questões A, C e estão corretas,
	
	As questões A , B e E estão corretas
	Respondido em 23/05/2021 12:07:58
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Vimos ao longo do curso a importância das Rádios Comunitárias para garantia do direto à expressão dos membros de uma dada comunidade. Sobre este tipo de emissora é correto afirmar
		
	 
	 transmitem uma programação de interesse social vinculada à realidade local;
	
	 se for para garantir que as pessoas se interessem por trabalhar nelas, podem ter fins lucrativos.
	
	 Podem ultrapassar os limites da comunidade se houver interesse comercial envolvido.
	
	 Permitem participação ativa, embora sempre monitorada e limitada das pessoas residentes na localidade e de representantes de movimentos sociais
	
	 Devem sempre transmitir uma programação voltada para o entretenimento já que as pessoas de comunidades carentes já vivem com muitos problemas.
	Respondido em 23/05/2021 12:08:05
	
Explicação:
As  rádios  comunitárias  contribuem de forma decisiva para se ampliar a democratização dos meios de produção e circulação de informações, assim como  contribui para  formar junto à comunidade em que está inserida um forte e amplo conceito de cidadania.

Continue navegando